22.8.08

NOSSO FUTURO SEM FILMES E MÚSICAS

Foi na segunda metade dos anos 1980 que aconteceu a explosão do videocassete, havia uma video locadora em cada esquina, levou um tempo mas surgiram os filmes piratas na mesma onda,então vieram as fitas com travas anti cópias, uma boa ideia mas até eu descobri que podia copiar filmes sem usar as saídas de audio e video que eram barradas pelo sistema da fita anti cópia, quando os dvds chegaram as proporções da pirataria atingiram a estratosfera, existem os dvds anti cópias mas o que fazer no caso dos filmes que tem suas imagens e sons capturados ainda dentro de um cinema? colocar cameras de segurança dentro da sala apontadas para o público? é uma ideia ,depois de assistir matrix reloaded nos cinemas fui pra casa e minha irmã apareceu com um dvd pirata do filme e eu não a deixei usar meu dvd player, ela foi assistir o filme no computador e de repente um barulho de papel alumínio sendo mastigado saiu do pc e o filme travou, não quis ser ejetado e no desespero minha irmã puxou o fio da tomada, boa parte dos dvds piratas são de péssima qualidade, mas não entre nessa história de que comprar dvd pirata é ajudar o crime, isso é só meia verdade, tem gente que faz uma cópia em casa e vende nas ruas como modo de sustento, não para comprar armas ou drogas necessariamente, mas por conta da pirataria que futuro vamos ter? os cinemas vão fechar as portas por falta de público e as locadoras também , os artistas não irão mais lançar cds porque as músicas caem na rede e são baixadas de graça, lançar um cd custa caro e se não houver retorno é só prejuízo, os artistas terão que sobreviver apenas dos shows que irão fazer em turnes de preço bem elevado, hollywood será uma das últimas empresas afetadas, fazer um filme custa muito mais do que fazer um cd, ninguém vai ver o filme nos cinemas porque poderão comprar o dvd pirata, e com o dvd pirata em mãos pra que comprar o dvd original meses depois? quando fazer filmes deixar de render dinheiro o jeito é parar de uma vez, pode-se colocar os filmes diretos na rede, mas basta que um único pagante faça uma cópia para que ela seja distribuída de graça por todos em seguida, sem cinema ,sem filmes ,sem músicas pra ouvir, ninguém vai ficar fazendo essas coisas pra você de graça, pode-se encontrar dvds originais por aí custando r$ 9.90! , eu faço questão de uma bela caixinha com luva e outros mimos, tenho 950 dvds e são todos originais , sou milionário? de modo algum , mas um dvd pirata de 1 real pode estragar seu dvd player obrigando você a comprar outro aparelho, não vai te matar comprar filmes originais, eles valem o dinheiro investido, piratas que descubram um novo modo de ganhar dinheiro , com lixo reciclável talvez, afinal até o brad pitt precisa alimentar os filhos :)

7 comentários:

Sidinei Rocha (prof EA/UFRGS) disse...

Estou contigo, não compro DVD, nem CD pirata porque curto o conjunto (caixa, capa, etc).
No entanto penso também que grande parte dos lucros de filmes e CDs ficam com estudios e gravadoras milhonarios. e mais no Brasil o acesso a cinema e CDs ainda é elitista, e os produtos piratas se tornam a via de acesso do publico mais pobre, por vezes excluido, a estes "bens culturais".

Roland disse...

Cara, não concordo com nenhum dos lados. Acho um absurdo o preço cobrado pelos originais, tanto DVDs quanto CDs. Outro absurdo é essa pirataria porca e burra, que faz esses produtos de baixa qualidade e vai pra dentro do cinema gravar um filme. Cada lado tem seus argumentos e explicações. O mundo está numa fase de adaptação à tecnologia digital e as empresas precisam encontrar um modo de ganhar dinheiro sem direitos autorais. É fato, fazer uma copia hoje é muito mais simples do que era antigamente e já existem diversas empresas e artistas que estão se adequando a isso... o futuro é esse... gostem ou não.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi sid
eu concordo que o dvd pirata pode atingir partes da população q os originais e os cinemas não podem, não sei exatamente como é a situação no meio da amazonia mas no centro de sampa só dá piratas, só compra quem é bobo eu acho
rsrs

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi rafa
bem vindo
quando eu comprava fitas vhs originais elas estavam custando 80 reais, esse preço limitava minha coleção na época, quando chegaram os dvds eles estavam a 40 reais e o preço de um lançamento hoje em dia continua 40 reias!?! , mas as vezes encontro tesouros nas lojas americanas ou em bancas de jornal ,eles são originais e custam de 9.90 a 29.90, ou voce espera um pouco ate um lançamento baixar de preço ou garimpa por filmes classicos nas lojas, é assim que tenho me virado com os originais

Sidinei Rocha (prof EA/UFRGS) disse...

Também acho que quem compra DVD pirata gosta de ser enganado, seja pela péssima qualidade do filme, seja pelo risco de estragar o aparelho.
No entanto, quando o pirata se torna um meio mais barato de acesso ao filme que a entrada do cinema, grande parte das pessoas aceita "fazer esta troca". Nao sei os preços em SP, mas em Porto Alegre os DVDs piratas chegam a ser a metade do preço de uma entrada para o cinema.
Eu acho uma situação bem complicada de ser resolvida pois ha um grande mercado consumidor.
Abço

Anônimo disse...

A geração de hoje já nasceu sem lojas de CDs é com Internet com banda larga de 10Mbits ou mais provavelmente nem sabe o que e um vídeo locadora. No Torrent e possível baixar um filme completo com mais de 3.5 GB em 5 minutos.
Desculpe mais e o fim das videolocadoras assim como aconteceu com as lojas de CDs. Os donos demoraram a esboçar uma reação E não acompanharão a mudança do mercado. provavelmente hoje em dia não tem mais como reverter esta situação. Até os piratas chegaram ao fim.

Anônimo disse...

N eu Acho Que Vcs estam mt enganados eu compro sim dvd pirada e acho bom melhor que pagar 20 reais por um cd eu acho que vcs são tudo Ootarioos de n comprarem cd dvd Piradaaa EU APOIO OS Vendedores de cd dvd pq eles n tão robando nem nada quem qué compra quem n qué n compra n é obrigado quem n qué compra vai na locadora ninguem é obrigado a compra então eu APOIO OS VENDEDORES DE CD DVD 3 POR 10 COMPREM!!!