12.12.08

POR QUE O SUPERMAN NÃO É GAY?

Quando parei de colecionar os gibis da MARVEL haviam cinco super heróis gays nas revistas, entre eles uma lésbica, a maioria deles nas revistas dos X-MEN, e todos estavam vivendo amores impossíveis abre aspas apaixonados por heteros fecha aspas, uma vã tentativa de colocar mais drama nas histórias, não acho que tantos gays adultos hoje em dia se entreguem a esse tipo de paixão, 5 em 5? que estatística é essa? são heteros que estão se achando irresistíveis isso sim, mas por que nenhum deles era um personagem principal tipo o RAGE de QUEER AS FOLK? bom , temos que admitir que nossa sexualidade não interfere na vida cotidiana, ou no "emprego" de super herói, acho legal que eles continuem a serem coadjuvantes, o que uma pessoa faz dentro de seu quarto com outra não deve dizer respeito a nenhuma senhora que pede socorro pelo gatinho na árvore, nos gibis da marvel nascer mutante era sofrer preconceito da sociedade, existem mutantes negros e mutantes gays, mas nunca vi um que fosse as 3 coisas juntas, esse personagem comeria o pão que o diabo amassou nos isteitis dominados por arianos nazistas , protestos de negros que querem ver um super herói negro são justificados, mas cor da pele e preferência sexual são duas coisas distintas, vamos ser sinceros , PRA QUÊ UM SUPER HERÓI GAY? ele dorme com homens e é só, combater vilões e salvar o mundo? ora não é necessário ser gay pra isso, afinal quando foi a última vez que um gibi ficou discutindo a vida sexual do BÁTIMA por páginas a fio?

15 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Só por curiosidade, alguém pode me dizer se aquela paixão do Estrela Polar pelo Homem de Gelo deu em alguma coisa?

Serginho Tavares disse...

boa pergunta... até hoje quero saber no que deu aquilo.
e concordo com o que você disse no post.
ser gay não tem nada a ver com o seu trabalho afinal pra salvar vidas o que se faz na cama fica lá!

Timido disse...

não deu em nada, aliás ele viu o bobby dando uns pega numa mulher e desistiu.

aliás pouco tempo depois mataram o estrela polar que só ressuscitou (sim) dia desses... e ele mal aparece nas histórias hj em dia.

Jeferson Gimenez disse...

Alessandro, fora o Estrela Polar, quem são os outros gays da Marvel que vc se referiu?

Marcelonlinecwb disse...

Acho que ser Gay deveria ser exatamente como ser canhoto, vegetariano, daltônico, alérgico, ou seja, normal!, e um super-herói gay é algo descartável, sem nescessidade.
Meu ponto de vista, é claro...

Anônimo disse...

O que eu teria para comentar sobre o assunto, faria esse post parecer muito com as aulas de psicologia do gênero que eu tive. E acreditem, discutir as "armadilhas" criadas pela heteronormatividade pode ser deveras enfadonho. Mas saibam que o criar super heróis gays em papéis secundários não passa de uma prática muito da safada.

Bem, para terminar eu gostaria de te perguntar, Alessandro, se você não tem uma camiseta com o emblema do Super Homem e se não estaria disposto a tirar uma foto com ela? Mas sem inclinar a cabeça!!!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi timido valeu pelo toque
parei com os gibis antes da ressurreição do colossus, fala sério, até chorei na morte dele, a gente se sente enganado e tal e agora eu soube da GWEN STACY! kero matar alguem lá na marvel por isso

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi jeferson
enquanto eu ainda fazia a coleção contei o estrela polar, a solaris em exilados, os dois gays do x-taticos,o colossus versão ultimate, ah e tem tambem a parceira do soap no justicairo do ennis e a amiga da kitty que cuida dos irmãozinhos

acabo de me lembrar do flash thompson em homem aranha ultimate, eu podia jurar que ele era gay e estava apaixonado pelo peter, recolhi inúmeras pistas sobre isso, foi ficando cada vez mais óbvio mas aí parei com a coleção

o melhor modo de largar um vicio é de uma vez e não aos poucos,nem cheguei a terminar os x-taticos e alias em marvel max que eu amava

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcelo
sei que não foi a intenção de stan lee e jack kirby criar os x-men como se fossem homossexuais mas é impossivel hoje em dia não enxergar a conexão mutante barra gays

por isso não importa quem é o escritor da historia, quando o professor xavier fala a gente tem que ouvir
"nascer mutante é tão normal quanto nascer humano"
"mutantes nascem por que tudo na natureza evolui, aquilo que não evolui se estagna e morre"

e de quebra muitos leitores heteros podem ser educados

"os humanos (heteros) não são maus, eles são é mal informados"
é isso aí professor

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi fabricio
eu tenho uma camisa do sups igual a essa mas é curta demais, seria muito revelador..
nesse exato momento tô usando uma do lanterna verde e é bem comprida mas precisaria estampar uma postagem sobre algum assunto para aparecer no blog
já me viu com a dos thundercats em outubro? é uma foto parecida

Anônimo disse...

Por que o Superman não passa férias em Búzios ?






Importa onde ele passa Férias ?



Seria legal se ele fosse a Búzios.
E legal se ele fosse gay.

Hohohoho

Luciano Torres disse...

Claro q a profissão dos personagens ou sua condição sexual não interfereriam no fato de salvarem o mundo e combaterem os vilões, mas qual o problema se existisse um assim que fosse homosexual, sem os estereótipos convencionais? Na minha opinião seria uma grande vitória contra o preconceito.

Anônimo disse...

Tem um site em que eles listam (entre outras coisas) personagen gays em gibis, separados em: Gay, Lésbicas, Bi e os de orientação incerta.
Mas o Wolverine não aparece na lista? Ok, na minha cabeça ele continua sendo Bi.

Site para quem quiser conferir:
http://www.gayleague.com/gay/characters/index.php

Anônimo disse...

Me explica: Ser super-herói gay não precisa. Ser super-herói não-gay, precisa?

O que eu quero saber, na verdade, é: Que pressuposto está atrás de uma ou de outra afirmação?

Acuso que há uma "discussão evitada" quase sempre que é exatamente essa, ou seja, dos pressupostos que nunca são discutidos...

Há, é possível que se diga, uma "secreta" opinião sobre o que é "normal" e o que não é.

E é aí que tanto hétero quanto homossexuais acabam tendo o MESMO "discurso base": Dentre os primeiros, alguns dizem que os segundos são anormais; Os segundos dizem que não!

Todos, enfim, partem de uma mesma ideia e levam longe uma discussão aquém da necessária. Pois as pessoas são o que são ou, pelo menos, tem o direito de serem o que creem que são.

Dai que haver heróis heterossexuais não significa nada. Igualmente, haver heróis homossexuais (ou pansexuais, assexuais, tanto faz) não significa muito para além do fato de terem (ou não) sexualidades distintas como, aliás, é exatamente o que existe no Mundo.

Assim, Alessandro, a questão de haver necessidade (ou não) não se funda numa questão relevante. Ela simplesmente não importa para quem realmente captou a "importância" de tal informação.

A não importância da sexualidade do herói não passa pela questão da NECESSIDADE (pois esse "vício" esconde, isso, sim, a busca de uma FINALIDADE para tudo; Ridículo!). A não importância passa pela questão de, não importa qual seja a sexualidade do herói, ver naquele ser justamente... um herói "e ponto".

As intenções de se botar um herói gay ou não serve educativamente para um outro nível - menos sofisticado, talvez - de análise. Um grupo de pessoas que está na fase de precisar se ver representado em "papéis positivos" (Ver "Reforço positivo" em Skinner) encontra aí justificativa para demandar heróis, galãs e outra sorte de arquétipos que representem também sua sexualidade, cor, credo, etc.

É isso. Creio que podemos ir além...

Tirrocan disse...

Por algum acaso descobri recentemente que o Super Homem(DC)se exposto a kripitonita rosa (e acreditem ela existe mesmo),ele sai voando livre, leve e soltando a franga por ai, doidinho pra achar quem lhe sossegue o faixo. E ai eu me pergunto como a poderosa DC consegue tal absurdo eu nasci gay, não fui exposto a nada, ninguém vira gay, mesmo para a composição imaginária dos roteiristas na criação dos super seres, penso que deve haver coerência na criação dos mesmos. O Super Homem não é gay, é um frustrado que precisa de um boa desculpa para aliviar seu libido reprimido sexual.