14.1.09

GOSTINHO DE MADRUGADA

omo todo brasileiro normal eu também acompanhava a novela Roque Santeiro em 1985, naquela época a novela das 8 começa mesmo as 8, e quando terminava as 9 eu apagava na frente da tv, não conseguia manter os olhos abertos e dormia, então vieram os horários políticos de 1 hora de duração empurrando a novela para as 9 da noite, de modo algum que eu conseguia ficar acordado e acabei por perder muitos capítulos, ser criança era demais, nossa maior (e talvez única) preocupação no mundo era fazer o dever de casa ou estudar para uma prova, e coisas simples como o horário da madrugada eram mágicos e misteriosos pra mim, enquanto eu era arrastado para o mundo dos sonhos o que acontecia lá fora? horas inteiras sem luz e sem pessoas nas ruas, nada era mais mágico e misterioso do que a madrugada, eu sempre perdia a luta contra o sono quando tentava ficar acordado até mais tarde, mas havia um "click", a música tema que abria o SUPERCINE na rede globo, logo após a novela começava o supercine com aquela chamada meio NOIR e eu só conseguia ficar acordado até o primeiro comercial no máximo, até hoje , quando ouço aquela chamada sinto o gostinho da madrugada de repente, não é a lembrança de um dia ou ano especifico mas sim de uma época como um todo, quando eu era pequeno em frente a tv tarde da noite, aos 26 anos eu fui pela primeira vez a uma boate ( era uma boate gay então foi uma dupla 1ª vez) saindo de lá pela madrugada ,sono não era o problema , contemplei as tais altas horas com outros olhos, quase sem fascinação alguma, mas tenho certeza que o meu eu de 5 anos daria tudo para ver aquilo, enfim deixou de ser mágico só porque eu havia crescido, hoje eu durmo por volta das 9 para acordar entre 6 e 7 horas já atarefado, de terça a domingo, mas mesmo sendo segunda minha única folga eu acordo cedo também. Fato interessante que me levou a lembrar dessa época é o especial do universo este mês no NATIONAL GEOGRAPHIC CHANEL, não quero perder nenhum episódio mas estão passando aos domingos as 10 da noite, quando dá 10 e meia lá estou eu na cama tentando lutar contra o sono, em 2006 conversei com um "amigo" sobre esse lance da magia da madrugada e ele entendeu na hora o que eu quis dizer, legal, acho que mais pessoas podem se identificar comigo, se o seu click não era a chamada do supercine acredite, algum você deveria ter, o preludio para as horas desconhecidas , como se marcasse a chegada de outro universo, e a gente só poderia ficar imaginando o que diabos estava acontecendo lá fora no escuro e no silencio

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Posso me orgulhar em dizer que em meu bairro as madrugadas são incrivelmente silenciosas até hoje, estou afastado do centro da cidade e de qualquer avenida principal, lá longe ainda ouço o apito do trem chegando na estação, quando criança eu sabia que era o meu pai ,que foi maquinista durante sua vida e fazia sempre o horario da madrugada

Marcelo disse...

Legal isso!, bom minha infância foi meio parecida, acabava a novela... cama!, e eu assisti Roque Santeiro inteirinha, não perdia nadinha como bom noveleiro!, mas só ficava acordado se estivesse passando algum filme legal, aí tinha que lutar contra o sono (se ele viesse!) pois naquela época VHS era só pra ricos, então a única oportunidade de assistir algo era na tv, mais especificamente na Globo, mas eu tenho um outro fato que me acontece até hoje, é a síndrome do Fantástico, eu só dou meu fim de semana por encerrado depois que acaba o Fantástico, dá uma certa angústia, sei lá, mas sempre foi assim, desde que eu era pequeno até hoje!
Coisas da vida...

Unknown disse...

Oi Alessandro!

Você precisa contratar outro técnico em iluminação, suas gravações estão muito escuras. Ligue uma luminária para você, melhore essa luz.

Beijo =)

Serginho Tavares disse...

eu sei bem do que você está falando. sinto a mesma coisa. lembro quando vi a sessão coruja [que depois virou corujão] a primeira vez até hoje qunado vejo o corjão tenho essa sensação e nem me pergunte que filme eu vi aquela madrugada mas o gosto da madrugada ainda tem aquele click
e supercine me remete a uma outra época... quando lutava pra tentar ver o filme e os programas de auditório dos outros canais!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcelo
o fato do fantastico ter se tornado um programa ruim não te incomoda?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi paula
a luz não é minha amiga rs, mas no meu pc até que eu vejo bem, diminui, como vc disse , a definição da camera para conseguir colocar 4 minutos em 50 mb, deu certinho , mas será que comprometeu a iluminação?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi serg capis luqui (nome cientifico)

essa tal de sessão coruja é um completo mistério pra mim até hoje, só conheço por nome