20.1.09

O BIG BANG DE 1999- 10 ANOS DEPOIS

Já fazia uns 20 anos que o cinema havia entrado no esquema de faturar cada vez mais a cada ano que passava, depois que TITANIC e ARMAGEDDON arrasaram nos cinemas nos anos anteriores chegamos a um 1999 que ninguém imaginaria que seria tão incrível, BELEZA AMERICANA, O TALENTOSO RIPLEY, À ESPERA DE UM MILAGRE, GAROTA INTERROMPIDA e GAROTOS INCRÍVEIS, estavam repartindo oscars e indicações enquanto 6 filmes lotavam os cinemas no mundo todo: MATRIX, O SEXTO SENTIDO, A MÚMIA, STAR WARS EPISÓDIO 1, A BRUXA DE BLAIR e TOY STORY 2 após a pixar ter convencido a disney a lançar o filme nos cinemas e não direto em video, um TARZAN animado pulava dentro de uma selva em 3 dimensões e a serie SOUTH PARK virou filme recebendo cortes em muitos países, polêmica maior fez o filme DOGMA de Kevin Smith, tivemos mais um James Bond com Pierce Brosnan em O MUNDO NÃO É O BASTANTE, e as comédias mudaram muito desde que AMERICAN PIE lançou um novo conceito, Júlia Roberts ajudou Hugh Grant a se recuperar de seu famoso escândalo em UM LUGAR CHAMADO NOTTING HILL e levou multidões ao cinema para conferir seu segundo encontro com Richard Gere em NOIVA EM FUGA, 1999 foi um ano de faturamento tão absurdo para o cinema que no ano seguinte, nem mesmo com 'as panteras', 'gladiador' , 'clube da luta' e 'x-men', 2000 conseguiu superar esse feito, assim 2000 se tornou o primeiro ano em décadas a ter uma brusca queda de bilheterias nos cinemas, depois de um 2008 satisfatório também podemos esperar um 2009 ameno já que os maiores sucessos do ano anterior só deverão ganhar continuações ano que vem, pena, veja só quantos filmes de 1999 se tornaram verdadeiros clássicos atuais

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

são de 1999 outros filmes que valem uma conferida apesar de não terem feito muito barulho nos cinemas

tudo sobre minha mãe
tres reis
eclipse mortal
meninos não choram
corra lola corra
quero ser john malkovich
nunca fui beijada
regras da vida
meu vizinho mafioso
heróis fora de órbita
vamos nessa
simples como amar

Serginho Tavares disse...

eu adoro três reis... adoro
e de fato esse ano marcou mesmo

Breno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi breno
acho que voce acabou de solucionar um misterio kkkkk

Anônimo disse...

ôoooo, Alê: tudo sobre a minha mãe. Fantástico. Assim como Malena (tornattore arrasando novamente), Matrix com o meu querido (a cena final do I, na minha opinião, mudou alguns conceitos que eu tinha até então), De volta ao paraíso ( você nos deve sua opinião sobre este pré-Brokeback) e outros que não me veem a cabeça neste instante. O final dos anos '90 e inicio dos '00 ainda não reinados por salas com som DTS, THX e outros afins, eram muuuitos melhores. Hoje temos que nos contentar as vezes e somente com o bendito do tecnico de som e seus 20 canais de áudio. Mas enfim, isso também é cinema! Grandes tempos!

Bjs.