28.6.09

TOP 10 - QUANDO O CINEMA E A TV ENGANARAM O PÚBLICO GLS

4ª POSIÇÃO - SERÁ QUE ELE É?
Baseado num mini agradecimento de Tom Hanks no oscar ; esse filme usou de grandes times para levar um temático gay ao primeiro escalão de Hollywood ,podendo ocupar as estantes de "comédias" nas videolocadoras, seria um belo passo para os filmes gays SE esse filme fosse um filme gay, como se tivesse sido feito pelo ponto de vista dos heterocaras temos um personagem que não faz a menor ideia de que é gay, apesar de estar bem velho, mas ao descobrir, ou melhor, ao admitir para si mesmo, muda completamente, de repente desenvolve todo tipo de costume gay estereotipado, como se fosse uma transformação ele deixa de se passar por hetero, e ainda tem o típico beijo entre dois heterocaras no filme com Tom Selleck, seco, duro, sem vontade, como se fossem duas estátuas encontrando os lábios uma da outra, uma enorme chance perdida de levar os temáticos para o público em geral, é um dos mais odiados filmes gays ever (mas apenas do nosso ponto de vista)

3ª POSIÇÃO - A REDE GLOBO E OS SIMPSONS
Desde 1990 a globo bateu o pé e resolveu que "os Simpsons" eram destinados ao público infantil por ser um desenho animado, caprichando nos cortes cada episódio ia ao ar no meio do dia enquanto continuava apenas no horário nobre nos isteites, não demorou para que o episódio em que Homer passa a morar num apê com dois homocaras chegasse na tv aberta e recebesse os devidos cortes, ao mesmo tempo que você pode ver o desenho todo dia no canal da FOX ás 20:00 e se diverte na integra; na globo você perde tanta coisa pois certos cortes acabam prejudicando a história, a globo manteve a piada final que ,graças aos cortes, não fazia sentido algum ao mesmo tempo em que apagou a cena em que Homer recebe um beijo (não é a primeira vez que ele é beijado por um homem na série, aconteceu na segunda temporada também mas como o outro cara não era assumidamente gay a emissora deixou passar (ou não entendeu o ocorrido) ), as vezes a dublagem em português também elimina certos ataques á igreja, se o episódio dos casamentos gays chegou a passar na globo eu não sei, mas gostaria que alguém me contasse como foi

2ª POSIÇÃO - WILL & GRACE
A gente tem que aplaudir os produtores da série, fizeram de tudo para tentar agradar o público GLS ao mesmo tempo que mantiveram o seriado dentro do "padrão aceitável" do público em geral, ou seja, por oito longos anos Will foi mostrado como um gay encalhado , mal arrumava alguém , quando coisas aconteciam com ele na balada tudo o que tínhamos eram relatos e nada mais, em oito anos foram 4 beijos, 2 de brincadeira , 1 do tipo estátua e outro uma bitoca de meio segundo, a serie fez muito no modo de se mostrar os gays ao público hetero mas o público gay vivia insatisfeito, em determinado episódio a própria serie mostrou o tamanho do tormento em que viviam os produtores sob as rígidas regras do estúdio, quando Will foi dar um beijo num namorado alguém passou correndo pelo meio dos dois interrompendo o gesto, forma de protesto disfarçado, já que beijos estavam proibidos a menos que fossem cenas engraçadas por algum motivo

1ª POSIÇÃO - O BRASIL MEDIEVAL
Uma coisa é ser enganado por Hollywood , outra é ser enganado aqui em casa, até mesmo eu ,que não vejo tv aberta há mais de 15 anos, fiquei sabendo que haveria um beijo gay numa novela , tamanha foi sua divulgação por aí, apareceria no último capitulo como se fosse algo especial, ah qualé? é só um beijo! todos os envolvidos já juravam de pés juntos que a cena do beijo havia sido filmada, até os atores disseram isso, mas a gente mal sabia que haveriam mudanças na edição final, bem na última hora, irritando até o diretor, lá em cima, na torre negra da rede globo, entre morcegos e trovões, gárgulas e macacos voadores, estavam o padre Marcelo Rossi, o Papa, o Bispo de Áquila e o Imperador Palpatine fazendo os cortes na novela em nome de jesus, em plena era do youtube por que é que essa cena não vaza na internet agora?? a emissora disse que o horário não era "nobre" o suficiente para a cena, e olha que a novela tratou de outros temas muito mais polêmicos que um simples beijo ,num país onde o futebol só serve para gerar rivalidades e violência entre as pessoas e o carnaval denigre a imagem das mulheres; até o pequeno Uruguai está séculos na nossa frente, lá podemos até nos casar

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

eu não sei se BROKEBACK MOUNTAIN chegou a ser exibido na globo até hoje.
se passou na tela quente devia ser mais de 10 horas da noite.
gostaria que alguém me contasse se houve cortes nas cenas de beijo ou na de "sexo!" logo no inicio do filme, caso ele tenha mesmo sido exibido

HMG disse...

Não, não passou não. E acho que nem vai passar.
Globo se faz de liberal, mas no fundo sinto que tá cada dia mais homofóbica.



Ê Alessandro, nem apareceu no Rapazes pra comemoração de um ano.
Apareça. Vc faz parte desse primeiro ano de vida.

_______FECHADO_______ disse...

Foi exibido sim cara;; E sem cortes...
Passou no sabado depois de Zora Total....
__ Tenhu uma historia legal sobre esse dia...
*** eu e um amigo iamos assistir na minha casa. ai ele comentou com outro amigo e o outro amigo com outro, e assim por diante....
conclusão;;; 8 pessoas na minha casa pra assistir o filme...
Detalhe: Meus pais naum sabiam de mim ate aquele dia... ssrsrsrrs

pença numa bagunça!

Sou novo no blog, mas ja vi o suficiente pra dizer q esse é ""O BLOG""...

abraço Ale...

DouglasFerT disse...

COmo dito n0o comentário a cima, foi exibido sim. No primeiro sábado deste ano, eu estava viajando com uns amigos quando assistimos no SuperCine.

Mas eu não radicalizo em culpar as emissoras. A GLOBO em si não é homofóbica, é comercial.
Tudo bem que ela contribuiria muito se tratasse a homossexualidade com mais dignidade e menos estereótipo. Ela "sofre" pressões de religiosos e grupos "anti-gays" sim, mas é o dinheiro que conta no final das contas. Ela teme perder patrocínio e não agradar anunciantes.

Cenas em que os gays NÃO SÃO ENGANADOS devem partir de canais menores, não do maior. Aos poucos, entrando meio que de uma forma mineira, creio eu, é que o modo de vida gay será apresentado de forma genuína na TV.

Naty disse...

eu assisti broke back na globo.... nao sei se teve cortes pq nunca tinha visto antes!
na parte do post q vc fala sobre o beijo gay da novela, eu me lembrei q teve uma novela (talvez a mesma, talvez outra) em q o casal principal da trama faz sexo na cama do hospital por mais de 10 minutos no ultimo capitulo. Cena desnecessaria e exagerada (ja q o cara tinha acabado de levar um tiro). Eu acho engraçado passarem essa cena (q chegou a me incomodar bastante ate) e ficarem regulando beijos gays.... engraçado.....

Naty disse...

Ah, e outra coisa.... Eu achei seu blog sem querer total.... e adorei! tô acompanhando há um mês, mais ou menos, e não tô mais passando um dia sem ler! E acho o mais engraçado a expressão 'heterocara'! Dou risada toda vez q leio isso!!!!
Parabens!!! Vou passar a comentar mais por aqui (agora q to de ferias)!!!

joão disse...

eu não aceito esse argumento do "a globo tem medo de perder patrocínio". desde QUANDO a globo faz ou deixa de fazer alguma coisa com medo de perder patrocínio?! se empresa X resolve não patrocinar mais, tem dois milhões de outras empresas aí dispostas a sair no tapa (e tolerar beijos gays) pra conseguir anunciar no meio da novela das 8. ainda mais levando em conta a quantidade de audiência que esse último capítulo de 'américa' deu (que certamente tinha muito a ver com o beijo gay, pois a audiencia média da novela era radicalmente menor do que a do ultimo capítulo, assistido em peso pela comunidade gay).

fora que a gente vive numa época em que a parada gay de são paulo é uma das maiores do mundo, com quase 4 milhões de frequentadores. as empresas de publicidade já se ligaram que homofobia não combina com GRANA. tolerar a viadagem significa GANHAR MAIS DINHEIRO, que é só o que importa pra eles.

então não me venham com esse argumento de que não mostram beijos gays por medo de perderem patrocínio. é um raciocínio tosco tipo achar que hoje as empresas continuam ignorando meio ambiente e desenvolvimento sustentável porque essas coisas dão prejuízo. meu cu né