16.8.09

cinema homens e pipoca apresenta


STAR WARS EDIÇÃO ESPECIAL

HÁ MUITO TEMPO ATRÁS ,NUMA GALÁXIA MUITO , MUITO DISTANTE... onde espaço naves fazem barulho ao cruzar o vácuo, onde uma misteriosa energia é usada por seres vivos para fazer o bem e o mal, onde um senado galático controla inúmeros planetas povoados, onde a saga de um único homem mudou o destino de toda a galáxia, onde a filosofia, o budismo, a tragédia e a aventura se unem para nos contar uma história de amor, responsabilidades, esperança, redenção , profecias, paz e morte. No dia 25 de maio de 1977 o mundo foi pego de surpresa.


O DIVISOR DE ÁGUAS

Dois anos antes de star wars Steven Spielberg inaugurou a temporada dos blockbusters com seu mega sucesso 'tubarão', enquanto isso seu amigo George Lucas dava seus últimos retoques numa história que ele vinha bolando há quase dez anos . Era sempre um projeto em andamento para o jovem diretor, uma história bem extensa, depois do sucesso de 'loucuras de verão' Lucas sentiu que seu projeto poderia ser finalmente levado ás telas, mesmo sem saber se algum dia a FOX lhe permitiria contar a história toda em mais filmes ; ele começou a saga pelo meio, em um ponto onde havia muita ação. Nem mesmo a Fox acreditava que star wars faria sucesso e garantiu ao filme umas poucas salas de exibição pelo país, mas através da propaganda boca a boca a procura pelo filme foi aumentando. Era algo novo nas telas, os adultos não entendiam nada mas as crianças se apaixonaram, um conto do tipo cavaleiros e princesas sendo ambientado no espaço, havia de tudo, de ação á comédia por parte dos dróids. Lucas mostrou que ir ao cinema podia ser divertido, nascia o gênero pipoca e também as mega filas que dobravam quarteirões. Nos isteites as pessoas estavam saindo dos cinemas e entrando de novo e durante as décadas seguintes todos os filmes pipocas passaram a atrair um público jovem aos cinemas, hoje eles são o público que mais gera renda á sétima arte.

GEORGE LUCAS ,O VISIONÁRIO

É como se ele tivesse uma bola de cristal, é como se ele soubesse das coisas de antemão. É claro que o jovem diretor nascido na cidade de Modesto ficou tão surpreso quanto a Fox com o sucesso de star wars, mas em seu filme ele sabia exatamente o que queria ver , o problema era que sua visão era impossível de conceber. Fazendo a cabeça funcionar ele e sua equipe tiveram que criar efeitos especiais inéditos na história do cinema. Motivado pelo sucesso de 'loucuras de verão' , que foi indicado para 5 oscars inclusive melhor filme e diretor, ele fez uso de todos os seus recursos para dar vida á sua visão, de miniaturas á desconfortáveis fantasias, fazer o filme não foi fácil, pois tudo tinha que ser inventado do zero de algum modo. Quando Lucas pediu á Fox que lhe desse parte do dinheiro que seria arrecadado em merchandise com o filme; o estúdio lhe deu 100% dos direitos, e de graça!! prova de que não acreditavam mesmo no sucesso de star wars, então vieram os bonecos, livros, e muitas outras coisas, Lucas levantou sua fortuna e hoje é bilionário. Criou empresas de efeitos especiais , algumas como a Pixar se tornaram independentes, também empresas de jogos, brinquedos, aparelhagem de som para cinemas, enfim, mais de 90% dos filmes feitos nos isteites possuem o dedo de Lucas, sejam nos efeitos especiais ou na mixagem de som, seus sistemas de som, como o THX, estão espalhados por todas as salas de cinema do mundo. Ao notar que os efeitos especiais criados por suas empresas atingiram um nível satisfatório ele criou uma nova trilogia de star wars e deixou os antigos filmes exatamente do modo que havia imaginado na época, no episódio 2 deixou de lado os velhos filmes de rolos e usou cameras digitais, mesmo sabendo que não havia muitos cinemas digitais pelo mundo naquele ano, mais uma vez ele visualizou o futuro.

OS PERSONAGENS

Basicamente os filmes da saga giram em torno de Anakin Skywalker, na segunda trilogia seus filhos Luke e Léia ganham mais destaque, mas a saga é mesmo sobre a vida de Anakin. No primeiro filme ele conhece sua futura esposa Padmé ao mesmo tempo em que o senador Palpatine começa a dar inicio ao seu plano de governar a galáxia, nessa primeira metade da saga estão presentes inúmeros cavaleiros Jedi. A quantidade de vilões é enorme, do conde Dookan ao general Grievous, de Asajj Ventress á Darth Maul. Quando a segunda trilogia começa , 19 anos mais tarde, temos uma galaxia devastada e cheia de desordem, Han Solo e seu parceiro Chewbacca surgem para ajudar os filhos de Anakin (agora Darth Vader) na rebelião contra o imperador Palpatine, já os dróids C3PO e R2D2 estão presentes em todos os filmes da saga enquanto vemos Obi Wan Kenobi ir de aprendiz á mestre Jedi.

A SAGA EM ORDEM CRONOLÓGICA

EPISÓDIO 1 - A AMEAÇA FANTASMA

A galáxia está em uma relativa paz , a não ser pela invasão ao planeta Naboo, parte do plano de Palpatine para chegar á chanceler do senado galático. É durante essa crise que Anakin é encontrado em Tatooine e é levado perante o conselho Jedi. Além das maquinações politicas de Palpatine o filme não faz a história avançar muito, descobrimos a origem de muitos personagens mas as cenas de ação são poucas, vale pela corrida de pod racers no meio do filme .Na tentativa de conquistar um público mais jovem Jar Jar Binks foi criado e junto com o ator mirim Jake lloyd quase estraga o filme. Darth Maul é o vilão da vez, conseguiu muitos fãs embora tenha sido tão mal aproveitado em cena por aparecer pouco. O falatório politico do filme, embora necessário, deixou com sono fãs que esperavam por cenas de ação á todo momento.
CURIOSIDADE
Veja a caçadora de recompensas Aurra Sing , famosa nos gibis de SW , aparecer por meio segundo no filme durante a corrida de pods.











EPISÓDIO 2 - ATAQUE DOS CLONES

Tentando fazer uma homenagem ás antigas matinês de sci-fi Lucas batizou o filme com um nome o qual muita gente torceu o nariz, mas estava claro que a tal guerra clônica , mencionada por Léia e Obi Wan no episodio 4 , iria aparecer no filme. Desta vez havia alguma ação no filme, enquanto Anakin e Padmé começam a namorar (nem parecem duas pessoas adultas conversando...) Obi Wan vive uma aventura solo, descobrimos que os stormtroopers são clones do "pai" de Bobba Fett, algo meio estranho de engolir, mas o filme tem ótimas cenas de luta. Vemos Anakin perdendo seu braço (pela primeira vez) numa luta contra Dookan e em seguida Dookan e o mestre Yoda dão um show, no final vemos os clones ao som da marcha imperial do episodio 5 e um frio surge em nossa barriga, mas muita coisa ainda não foi explicada, o filme pouco avançou deixando muitas pontas soltas para o próximo episódio.
CURIOSIDADE
O ator Anthony Daniels (c3po) aparece no filme na cena em que Obi Wan corta a mão de Zam Wessel no bar, minutos antes procure por um x-wing perseguindo uma tie fighter no trânsito de Coruscant.










COMEÇAM AS GUERRAS CLÔNICAS

Logo após o final do episódio 2 começa a serie animada clone wars, nos apresentando a Asajj Ventress, o traço dos personagens pode incomodar um pouco mas os capitulos são muito bem dirigidos, as cenas de luta e de ação são perfeitas, o desenho ganhou até um prêmio Emmy. A melhor cena fica por conta da luta de Anakin e de Ventress em Yavin 4, uma lua que vai servir de base para os rebeldes no episódio 4, dá para perceber quando Anakin toca no lado negro da força ao som de 'duel of the fates' de John Williams, é arrepiante.
No volume 2 Anakin se torna cavaleiro numa cerimônia a qual nem George Lucas havia imaginado antes, logo ele deu total liberdade aos roteiristas do desenho. Após sua consagração a cavaleiro Jedi começa então a serie em CGI 'clone wars', na qual Anakin ganha uma aprendiz, Ahsoka Tano, o episódio piloto passou nos cinemas e foi muito infantil, por sorte os demais episódios na tv estão mais legais, a serie já está gerando lucro em brinquedos e outros badulaques.
Um dia clone wars termina e a história volta ao desenho clones wars volume 2, onde Anakin e Obi Wan vivem uma aventura num planeta distante enquanto o exercito separatista ataca a capital Coruscant. Destaque para a invasão ao planeta enquanto a Jedi Shaaki tii tenta manter Palpatine a salvo de Grievous em cenas alucinantes. No final mestre Windu esmaga o peito de Grievous que passa a tossir em seguida e a aventura acaba há poucos minutos do inicio do episódio 3.

EPISÓDIO 3 - A VINGANÇA DOS SITH

Com tanta coisa para contar o filme tem um aspecto corrido perto do final, mas em sua maior parte anda sem pressa, começando no minuto seguinte ao final do desenho clone wars o filme dá fim ás guerras clônicas e se concentra em Anakin em seguida. R2d2 tem uma mini aventura solo nos primeiros minutos de filme e Anakin passa para o lado negro da força sem muita cerimônia. Apenas pelo tamanho da barriga de Padmé é que podemos ver o tempo passar, desse modo a coisa parece meio confusa no quesito 'tempo' quando Padmé não está presente, afinal em todo filme de star wars o tempo não passa em meses em um único episódio. Em seus minutos finais o filme lembra bem o episódio 4 na tentativa de fechar um circulo, mas com tantas pontas soltas, que os fãs não perdoariam, o final passa correndo.
CURIOSIDADES
A cena da morte de Shaaki tii , logo após o sequestro de Palpatine, foi cortada do filme. É possível ver George Lucas e o produtor Rick McCallum na cena da ópera. Logo após a aterrisagem forçada de Anakin em Coruscant, quando Obi Wan diz "mais uma feliz aterrisagem", veja na cena seguinte a millenium falcon no canto esquerdo inferior da tela.












EPISÓDIO 4 - UMA NOVA ESPERANÇA

VERSÃO ORIGINAL : Voltamos á galáxia de star wars 19 anos mais tarde, Luke ainda mora com os tios em Tatooine e Léia é a senadora do planeta Alderaan. É claro que tudo acontece nesse episódio, os rebeldes tem sua primeira vitória significativa contra o império e Luke é o herói do filme. Léia mostra seu girl power acabando com a imagem das princesas de contos e Han Solo é o personagem mais carismático do fime, sem maiores explicações o filme não perde tempo nos contando sobre o passado de cada um, é entrar na história logo de cara ou ficar perdido, com um começo meio e fim bem definidos o filme funciona bem sozinho.
EDIÇÃO ESPECIAL: O filme ganhou merecidos efeitos digitais e um Jabba meio tosco. Não querendo apresentar Han como um cara que mata á sangue frio ; Lucas mudou a cena da morte de Greedo, fazendo o alien atirar primeiro em Han (que se desvia de um modo bobo) e depois leva um tiro.
VERSÃO EM DVD: O boneco digital de Jabba é refeito, e a cena da morte de Greedo (que não havia agradado aos fãs) é refeita, agora Greedo e Han atiram ao mesmo tempo, ficou pior...












EPISÓDIO 5 - O IMPÉRIO CONTRA ATACA
VERSÃO ORIGINAL: Mais adulto e mais sério que o filme anterior, o episódio 5 é também um dos mais movimentados e divertidos fazendo jus ao 'wars' no titulo. Darth Vader ganha mais tempo em cena e é dele a mais marcante cena de todas. Também somos "apresentados" ao mestre Yoda e descobrimos mais coisas a respeito da força.
EDIÇÃO ESPECIAL: As cenas em Bespin ganharam uma profundidade digital que deixaram a cidade mais ampla, diferente da cidade de aspecto claustrofóbico da versão original, onde os prédios mal tinham janelas
VERSÃO EM DVD: As cenas da batalha de Hoth ficaram mais realistas quando foram apagados certos contornos pretos das naves que voam sobre a neve branca.












E COM VOCÊS ... EWOKS

Amados e odiados ao mesmo tempo, feitos para conquistar as crianças. Esses bichinhos chatinhos da lua florestal de Endor ganharam um filme chamado 'caravana da coragem' que é muito legal, mas que acabou gerando uma continuação (a batalha de Endor) que merece cair no esquecimento. Antes dos filmes podemos ver o ewok Wicket numa versão mais jovem na serie de tv 'ewoks', muito bem animada e com boas histórias, pena que foi redublada estragando o dvd.


EPISÓDIO 6 - O RETORNO DE JEDI
VERSÃO ORIGINAL: Mais uma vez um filme meio corrido no final, sem conhecer a segunda trilogia fica estranho saber que Léia e Luke são irmãos assim do nada, o filme se arrasta um pouco quando os Ewoks estão em cena, meio sombrio, meio trágico, meio infantil. Anakin se volta contra seu mestre para salvar o filho e morre em seguida, desse modo cumpre a profecia mencionada no episódio1 , ele era mesmo o escollhido, mas quem é que poderia imaginar que nesse meio tempo ele iria se juntar aos Sith, devastar a galáxia e quase levar á extinção os Jedi?
EDIÇÃO ESPECIAL: No final estendido aparecem muitos outros planetas comemorando a queda do imperador
VERSÃO EM DVD: Finalmente consertaram os contornos do Rancor e aumentaram a duração da festa no final, apresentando o planeta Naboo e colocando o fantasma do ator Hayden Christensen na cena final para ligar as duas trilogias aos olhos da nova geração.












A GALÁXIA DE STAR WARS
Você nunca encontrará dois planetas iguais em star wars, eles existem em tudo quanto é tipo de clima que se pode imaginar, enciclopédias dos filmes vão além e nos passam informações sobre o tamanho do planeta, número de luas e seus habitantes. Coruscant é a capital da república galática, fica quase no centro da galáxia, a maioria dos planetas que fazem parte do senado galatico ficam por perto de Coruscant, outros ficam além do chamado 'anel externo', por lá há muitos planetas governados por uma familia de gangsters chamados Hutts, onde a escravidão existe e o dinheiro da república não é usado. São nesses planetas mais afastados do núcleo galático que os rebeldes montam suas bases secretas e também onde os separatistas se escondem do exercito clone.

PRODUTOS OFICIAIS
Pense em qualquer coisa que se pode vender e você vai ver que existe uma versão com o nome 'star wars'. Brinquedos, roupas, mochilas, doces, álbuns, material escolar, sacos de dormir, bóias de piscinas, móveis, pratos e canecas, cartões de natal, cortinas, etc. Tenho certeza de que até hoje a Fox se arrepende de ter dado de graça á George Lucas os direitos sobre o merchandise dos filmes. Atualmente todo filme ,candidato a blockbuster, tem seus produtos garantidos nas lojas antes da estréia nos cinemas. Com star wars o cinema descobriu que podia lucrar com algo mais além de apenas vender ingressos.

O UNIVERSO EXPANDIDO
Qualquer material com o nome de SW ,que não sejam os filmes ,faz parte do universo expandido da saga. Boa parte dele recebe o aval de Lucas antes da publicação, afinal a cronologia e os acontecimentos dos filmes não podem ser desrespeitados. Em livros, gibis , video games e desenhos animados a história de SW se estende até a 4 mil anos antes dos filmes para até décadas no futuro após o sexto filme. Da época em que os Jedi lutavam contra um exercito de Sith até o nascimento dos filhos de Han Solo e Léia e até a morte de Chewbacca e o casamento de Luke com Mara Jade. Pode ser impossível acompanhar cada mísero livro ou gibi que é lançado a cada ano, onde cada mísero personagem coadjuvante dos filmes ganha uma super aventura de destaque. As histórias do universo expandido também podem acontecer entre os filmes e até entre alguns minutos dentro dos filmes. É um universo rico e infinito.

O LEGADO
Hoje existe um pouco de star wars em cada filme que é produzido por uma geração que cresceu vendo a saga nos cinemas. A aventura e a ficção ganharam outro rumo, os filmes agora são feitos para atrair crianças e adolescentes, com personagens que podem ser marcantes e com efeitos especiais de cair o queixo, é o cinema pipoca ,que ás vezes pode pecar pela falta de uma boa história, mas eles estão aí, nos cinemas, com cenas surreais que tentam nos fazer, apenas por poucos segundos, acreditar que a nossa realidade é a mesma dos filmes, fazer com que todas as pessoas dentro do cinema se vejam dentro do mesmo sonho, um sonho que a gente tem com os olhos abertos para não perder nenhum detalhe. Eu sei que ao olhar para o pôr do sol você só verá um único sol no horizonte, mas por um minuto, apenas por um minutinho, acredite.

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

postagem dedicada á ALEC GUINNESS, a força estará sempre com ele

@rainervinicius disse...

ótimo post!
=D

Zidane disse...

Cara. A Força definitivamente está com voce. Parabéns pela matéria. Numa galáxia nada distante...

Jonas disse...

Finalmente saiu o post!!!!! o/
Deve ter dado trabalho, mas valeu muito a pena, ta muito bom! Pra mim qualquer coisa sobre SW me da vontade de assistir tudo de novo!!
=D
Acho que vo ir ver os filmes em ordem cronológica dessa vez! ;P
Parabéns pelo post!

Anônimo disse...

Muito legal o seu post. Gosto da série e tem algumas curiosidades q eu não sabia... bem legal msm, parabéns.

Tom

Unknown disse...

Sou velho o suficiente para ter assitido ao filme Star Wars que deu origem à série, na sua estréia, em 77. Na época foi algo tão inovador e empolgante que fiquei uma semana inteira assitindo ao filme no cinema ao lado da minha casa. Hoje me interesso mais por filmes com
pé na realidade, mas guardo com carinho a lembrança de um dos filmes que mais me marcaram na vida. Valeu pelo post.

Marcos Eduardo Nascimento disse...

Mais uma vez, voce surpreende na "edicao especial"!

PARABÉNS!

Jeferson Gimenez disse...

Ale, show de bola com o post....
Sou obrigado a re, re, re, re, ..., rever as trilogias e desenhos....
Que a Força esteja com vc!

Alex disse...

Lembro até hoje do primeiro contato que eu tive com Star Wars. Eu devia ter meus 7 ou 8 anos, quando, durante um intervalo comercial de algum programa humorístico idiota da Record, exibiram um spot com o Darth Maul.
Eu lembro que eu fiquei tão empolgado com o videozinho de 5 segundos, que comprava cada revista a respeito de Star Wars, esperando o dia da estreia. Finalmente fui ao cinema. Lembro perfeitamente que era um sábado, e que, por algum motivo, eu cheguei na metade do filme, pouco antes da cena da corrida de Podracers. Foi amor à primeira vista: as naves, os alienígenas, as explosões, os sabres de luz, o Darth Maul, e especialmente a música. Eu não conseguia parar de ouvir Duel of Fates. Sei que na semana seguinte, fui de novo ao cinema, só pra ver o filme do começo. Quando lançaram em vídeo, aluguei na locadora mais próxima, cheguei em casa e pus no vídeo. Quando o filme acabava, eu rebobinava e assistia novamente desde o início. Só parava quando minha mãe obrigava. Nessa época, comecei a colecionar tudo que dizia respeito a Star Wars, até aquelas figurinhas que vinham nos pacotes de biscoito. Cheguei a convencer meus pais a me comprarem um Nintendo 64, só pra poder jogar Star Wars Racer. Acho que o estrago já estava feito nessa época.
Pouco tempo depois disso, um amigo me emprestou a edição especial em vídeo da trilogia original. Tudo pareceu tão diferente, simples, e cativante. Não sei explicar.
A edição especial em dvd saiu alguns anos depois, 3 dias após o meu aniversário, e como eu ainda estava com dinheiro, foi o que eu comprei, sem pensar duas vezes.
Hoje, com 18 anos na cara, Star Wars ainda é, de longe, meu filme preferido, mesmo com todas as falhas de roteiro, pontas soltas e explosões no vácuo. Ironicamente, A Ameaça Fantasma é o episódio que eu menos gosto hoje em dia... XD De qualquer maneira, não posso falar mal, principalmente depois de tudo o que significou pra mim.
Ainda assim, lembro que eu nunca fui muito com a cara do Jar Jar, mesmo quando eu tinha 7 ou 8 anos.
Sempre gostei mais do Salacious Crumb, no episódio 6, gargalhando sempre que acontecia uma desgraça.
Com relação ao que você escreveu: "Eu sei que ao olhar para o pôr do sol você só verá um único sol no horizonte, mas por um minuto, apenas por um minutinho, acredite."
Essa é provavelmente minha cena preferida de toda a série. Não sei pq, mas me emociono de uma forma muito bizarra sempre que assisto a Binary Sunset. Meu braço se arrepia todo, e parece que eu estou em qualquer outro lugar menos na frente da TV. É como se me dissesse "você está preso aqui, as coisas não são da maneira que você gostaria, e de vez em quando você sente que não está indo a lugar nenhum, mas, de algum forma, logo você vai descobrir que tudo isso é momentâneo e que você foi feito pra algo muito maior". Deve parecer idiota, mas é como eu me sinto; e quem teve a oportunidade de ver essa cena numa tela de cinema realmente teve muita sorte.
Pra completar, Star Wars pra mim é mais do que um filme legal, revolucionário e todos os outros adjetivos que sempre associam à saga. É algo que está presente na minha vida há pelo menos 10 anos, faz parte da minha história e me inspira em alguns momentos difíceis. Apesar de George Lucas muitas vezes ser crucificado por alguns fãs (e eu até entendo o porquê), sou muito grato a ele pelo seu trabalho.
Enfim, é isso.
May the force be with you.
E prometo que vou escrever comentários menores da próxima vez.