11.8.09

O FATOR HARRY POTTER

Muitas vezes tenho conversado com fãs de Harry Potter sobre os filmes e os livros nos últimos anos, sempre debatem a respeito das adaptações para o cinema, sobre cortes do material original e cenas exclusivas dos filmes. Mas hoje pela manhã conversei com um cara que só conhece HP pelos filmes, ele nunca leu nenhum dos livros, acabei por notar algo estranho, um novo ponto de vista. Quando os leitores da saga vão ver os filmes eles percebem algumas lacunas ausentes em relação aos livros, nesse momento nosso cérebro se ocupa em preencher esse vazio por conta da lembrança que temos dos livros. Eu já li cada um dos sete livros duas vezes, na maioria das 'segundas vezes' foi antes de conferir um novo filme com a intenção de refrescar a memória. Mas hoje meu amigo me mostrou que do ponto de vista das pessoas que nunca leram os livros o personagem não está agradando, os filmes não estão passando a mesma sensação que passam aos leitores cujos cérebros preenchem as tais lacunas. Meu amigo está bem revoltado, para ele o bruxo adolescente ainda é o mesmo desde seu primeiro filme, sempre lamentando e chorando pelo que aconteceu em seu passado, e também indo mal na escola. Afinal nos livros Harry já aprendeu vários truques e fez inúmeras provas, os livros , como de costume em comparação aos filmes, estão sempre cheios de detalhes. Enquanto isso os filmes se concentram nas cenas de ação. Meu amigo ficou perdido nesse último filme : como assim Snape é o tal príncipe mestiço? houve um funeral para Dumbledore? estamos todos tão ocupados analisando os filmes do mesmo ponto de vista que nunca paramos para perguntar aos não leitores qual é a impressão que eles estão tendo da saga? tentei salvar o filme do meu amigo preenchendo as lacunas ao relatar os acontecimentos usando o livro, mas salvar o filme em sua totalidade, até os leitores tem que reconhecer, é uma missão mais complicada. São adaptações que desde o primeiro filme estão seguindo outro caminho.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

cadê a 'frente de libertação dos elfos'? não vejo um elfo desde o segundo filme, cadê o dobby? ele tem que aparecer no último filme para... bom você sabe o que vai acontecer com ele...e o tal beijo que virá em seguida por conta do elfo?

B Fab disse...

Pois é, estava conversando isso com um amigo após assistir o "Enigma do Príncipe". Não sou daqueles fãs cricri, mas os cortes estão tão absurdos que a conclusão vai precisar de um trilogia de horas e horas.
Acho o lance das aulas a pior parte, pois além de ser interessante ver o clima da escola, Hogwarts prepara os bruxos, então como Harry vai conseguir fazer as coisas que faz no último livro?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi b fab
seja por qualquer motivo desconhecido o último livro será dividido em dois filmes

seu amigo disse...

Os ultimos filmes vao ter 2:30 de duraçao cada um(foi isso ki o diretor afirmou)tem fotos na internet das gravaçoes
a cena do enterro do dobby ja foi gravada
a cena do casamento tbm, a cena do chale das conchas tbm
eles estao gravando essa semana a cena dos 7 potters
gravaram a cena ki harry mione ron y neville vao pro castelo atraves do quadro ki esta com o irmao do dumb
a cena do senhor lovegood foi gravada tbm
sao varias
o diretor prometeu ki esses dois filmes vao se os mais fieis
mais fieis ate ki a pedra filosofal e a camara secreta
so espero
pq desde o terceiro os filmes vem me decepiconando
depois do prizioneiro de azkaban de bom so teve o 4º e o 6º pq 5º e o 3º foram as maiores decepoiçoes
buabuabuabuabua
hehehehehe
cara teu blog e foda viciei em vc

joão disse...

eu sempre fui da opinião de que os filmes nunca tiveram (nem teriam mesmo como) o propósito de se sustentarem sozinhos; eles são apenas versões selecionadas e filmadas de cenas encontradas nos livros, para que os fãs tenham a oportunidade de ver na tela aquelas imagens, ricas demais pra serem concebidas exclusivamente pela imaginação de cada um

até dando um exemplo: eu nunca tinha conseguido visualizar direito como funcionava o quadribol até ver o 1o filme. menos ainda o físico dos elfos domésticos. e vários outros pequenos detalhes que eu não tinha conseguido imaginar direito só me caiu a ficha vendo nos filmes

neto paes disse...

Bom Alê, eu fiquei bem revoltado com esse último, mais em razão de ter me tornado fã de HP agora, que li toda a coleção de uma vez. Tirando a exclusão da batalha em que muitas coisas acontecem e culminam na morte de Dumbledore, o fato de Snape ser o príncipe mestiço nem de longe tem o impacto que tem no livro, visto que o Harry meio que desenvolve uma relação com o livro do príncipe, no entanto no filme o fato de Snape dizer que ele é o tal príncipe poderia ter sido excluído sem sequer ter sido notado. E quanto a escola, realmente, ficou tudo em segundo plano, tipo o Snape finalmente consegue o cargo que queria e eles não tem nenhuma aula com ele?? E cadê a memória da mãe do Voldemort? Quer dizer, o Dumbledore só diz "ah, esse anel pertenceu a mãe dele"...oi, como assim, ele não era órfão??? E tipo, a toca explodir?? Como assim, pra quê?? Ela explode num minuto e no outro eles estão na escola como se nada tivesse acontecido...só posso crer que vão transferir as ações do último livro que se passam ali, para outros núcleos. Quero só ver como vão amarrar todas as pontas que a J.K. Rowling amarrou no último livro.

neto paes disse...

E tipo, tudo bem que o título original do livro é Harry Potter e o Príncipe Mestiço, mas até o título em português engana quem não leu o livro e assitiu ao filme, a pessoa sai do cinema com a sensação de "como assim, qual era o tal enigma afinal?!"

Não é que eu quisesse uma adaptação literal do livro nas telas, isso seria até impossível, mas sei lá, se formos ver do primeiro até agora, a mudança de diretores foi desconstruindo a trama e criando uma outra insonsa e meio inconsistente em relação a do livro. Ainda bem que eu li os livros e conheço a história verdadeira. Tadinho de quem não leu...