31.8.09

O VILÃO DO FILME - SUJEITO OCULTO

E quem foi que disse que o vilão do filme tem que aparecer em cena? muitos filmes nem sequer o mostram, mas eles estão lá, acredite.

O CLIMA
Terremotos, furacões, tempestades, reconheça, esse planeta nos odeia. Quando o clima ataca os humanos cidades inteiras são devastadas, há milhares de mortos. Não é para menos que filmes que possuem o clima como vilão são chamados de 'filmes catástrofes'.

QUADROS
Ir a um museu para ver pinturas e outras obras de arte pode ser um pesadelo para quem sofre da síndrome de Stendhal. Alucinações, vertigens, falta de ar, tudo provocado por uma demorada exposição ás obras de arte, conheço apenas um único filme que tratou do assunto, mas não explicou por que é que a moça continuava a ir ao museu depois dos ataques.

A MÃE NATUREZA
Ela tem inúmeros motivos para nos odiar. Pode parecer forçado ver as plantas de varias espécies diferentes se comunicando entre si para matar via vento os humanos nas redondezas. Pesadelo que pode ocorrer um dia, mas apenas uma única espécie de vegetal poderá desenvolver esse mecanismo de defesa e muito provavelmente vai matar outros animais junto com a gente.

BIGORNAS
De onde vem as bigornas que caem do céu em nossas cabeças? (caso você seja um desenho animado) ninguém sabe de onde elas vêm ou quem as joga lá de cima. Pianos de cauda também são outro tipo de vilão oculto, por incrível que pareça há sempre alguém içando essas coisas pelo lado de fora da janela de um apê.

A COISA NA MATA
Ninguém sabe como é o tal vilão do filme EVIL DEAD, ele corre atrás do Bruce Campbell pela floresta e a gente nunca o vê, uma porta pode detê-lo, outra não. Uma grande falha do diretor Sam Raimi foi mostrar o demônio certa vez sem necessidade, apenas sua sugestão no primeiro filme era assustadora o suficiente.

VÍRUS E BACTÉRIAS
Todo filme sobre epidemias possui microscópicos vilões, a gente nunca os vê e fica sem saber do que ter medo exatamente, mas podemos ver seus efeitos. Zumbis, macacos mutantes, cadáveres corroídos etc. É interessante notar que depois da infecção via aérea os mocinhos do filme não se importam com sua segurança a ponto de usarem roupas especiais, aparentemente os vírus e as bactérias só contaminam pessoas suficientes para servirem de distração para os heróis.

A LUZ DO DIA
Desde que vampiros passaram a ser mocinhos em certos filmes a luz do sol, antes nossa amiga, se tornou a vilã em algumas produções, pergunte á Kirsten Dunst.

A MORTE
Esqueça o cara de capuz com a foice. Quando um rapaz tem uma premonição de um acidente ele salva os amigos, mas depois a morte surge para pegá-los um a um totalmente invisível. Esse poderia ser o enredo de qualquer um dos 4 filmes da franquia 'premonição', uma vez que todos eles são de uma repetição monótona. Pra mim existe apenas o primeiro filme, uma ideia bem original no meio de tantos filmes de "terror adolescentes vs maníaco pós pânico".

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

já levou uma bigorna na cabeça hoje?

Unknown disse...

hahahaahahahhaha
ainda não!
Alê, qual é o nome do filme da moça do quadro(q vc citou acima)?
fiquei curiosa!

Bizu

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi jessika
o nome do filme é 'sindrome de stendhal', é um filme italiano de 1996