13.8.09

PROPAGANDA

Durante as duas guerras mundiais os isteites fizeram uso do cinema para fins militares, até os personagens da Disney apareceram no front de batalha, havia um ar de patriotismo nos filmes e desenhos. O tio Sam quer vencer a guerra e precisa convencer você a se alistar . O patriotismo acabou se enraizando nos norte americanos até os ossos, até hoje, quando a gente vê um filme onde ele é o tema principal , a gente meio que torce o nariz para isso. Você pode dizer que os norte americanos são orgulhosos demais, fazem o presidente salvar o mundo de um ataque alienígena e tal, mas talvez parte do sentimento seja inveja. Afinal brasileiros só demonstram seu patriotismo em jogos de futebol, se por um lado qualquer semi analfabeto pode se tornar um jogador (exemplo que não deveria ser seguido mas a gente incentiva as crianças mesmo assim) por outro lado poucos são aqueles que sabem de cor o hino nacional, ou talvez conheçam algumas partes por conta dos jogos de futebol que assistem ,como eu disse, o único momento patriótico de muitos brasileiros.

Mas voltando aos isteites. Embora o patriotismo realmente exista fora dos filmes o mesmo não se pode dizer do comportamento do povão. Através de filmes e seriados de TV a gente vê pessoas tolerantes ao extremo, dizem 'não' ao racismo, á homofobia, ás drogas. Faz a gente pensar que o país é o melhor lugar do mundo. Mas é apenas um tipo de boa propaganda local, basta desligar o dvd e ligar a TV em algum noticiário norte americano, pelos filmes o povo vê como as coisas deveriam ser mas não colocam isso em prática na vida real. Ocasionalmente os filmes mostram essa realidade, o racismo, a homofobia, as drogas, e quando isso acontece esses filmes são meio que exagerados no teor violência, mas esses filmes são poucos em comparação aos politicamente corretos. Acho muito estranho ver que os filmes e seriados americanos estão educando corretamente ás pessoas em vários países, mas dentro dos isteites o povo parece não dar a mínima aos filmes metidos a tolerantes. Conversei com um amigo em San Francisco e ele disse que nada é como nos filmes, a realidade é outra , "e esqueça também o que você viu em Baywatch, por aqui ninguém entra no mar, é frio demais".

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

dizem que não existe propaganda ruim,
mas o que o brasil anda fazendo com seu cinema é terrivel,
talvez a gente deva seguir o exemplo dos americanos e pronto,
dificil de entender por que é que nosso cinema está tão cheio de crianças armadas e de tanta violencia urbana,
quando isso é retratado em nossos filmes chamam a coisa de arte,
quando os simpsons apontam essas mesmas coisas sobre o país ,num episódio, o governo brasileiro fica bravo... (!?!)

Caio Cinéfulo disse...

Este mundo que vivemos e bem complicado mesmo...faça o bem e não faça a guerra, até agora não
vi este slogan pegar...

ReViL wesk disse...

Muito Bem seu post achei ótimo!!!!

Concordo com você em tudo que citou,meu primo por exemplo quer ser jogador de basquete profissional mas ele já tem 20 anos e não completou os estudos eu disse a ele que sem estudo não somos nada e ele me citou um exemplo desses de jogadores semi-analfabetos que estão ricos ai fiquei sem argumentos para convencer ele.


O cinma brasileiro também é muito ruim é raro encontrar um filme que vale a pena, pois só mostram tiros drogas, favelas e palavrão e são esses que são indicados ao oscar.
Eles dizem que querem mostrar a realidade, mas já não mostraram ? Com tantos filmes de violencia que tem por ai ainda qurem mostrar mais o que ??? E outra essa realidade não precisa ser mostrada os brasileiros vêem ela todo dia é só virar a esquina. Sinto em dizer isso mas o brasil só tem beleza e eu não me orgulho de viver aqui !!!

Mais uma vez parabéns pelo post ^^