7.8.09

QUANDO O CINEMA FALA E A GENTE NÃO OUVE

Temos esse costume de ver os filmes como entretenimento apenas, mas alguns deles passam certas mensagens, ás vezes você já deve ter visto a si mesmo num filme, no lugar de um personagem que está vivendo uma vida ou passando por situações parecidas com as suas no momento. Decisões certas e erradas são tomadas e você pode sempre aprender algo com isso, apenas não deixe que tal filme acabe como sendo registrado pelo seu cérebro como simples ficção, é possível tirar lições de vida de alguns. De vários episódios de Dawson's creek á uma cena bem reveladora em 'o virgem de 40 anos' eu mudei muita coisa em minha vida por conta de momentos em que me identifiquei com algum personagem, foram lições que eu precisava ouvir e seguir. Ainda me lembro bem do episódio de 'friends' em que uma moça saiu totalmente abalada de um cinema após ver 'sociedade dos poetas mortos' : "perdi duas horas da minha vida e nunca mais vou recuperá-las". OK. Não é lá um bom exemplo porque esse filme é um dos piores que eu já vi, eu realmente o odeio, perdi duas horas de minha vida mas isso faz parte, não dá para evitar de se ver um filme bobo mais de uma vez na vida, mas essa moça aprendeu algo, e eu também, com muitos filmes. Da próxima vez que se identificar com um personagem tente ver isso como uma experiência do tipo "e se..." e aceite o filme como um conselho.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Dê uma repassada na sua lista de filmes que você considera como os que você mais odeia,
talvez haja algum que lhe deu um bom conselho mas você se revoltou,
afinal existem certas verdades sobre nós mesmos que a gente não gosta de ouvir

Guy Franco disse...

Quando um filme não quer me passar nenhuma lição de vida, eu faço um pequeno gesto de agradecimento na saída da sessão.