15.9.09

PALAVRÕES AO ALCANCE DE TODOS

Houve certa vez um antigo episódio dos Simpsons que se passava no futuro, Marge comenta com Homer que um certo canal de tv se tornou um canal de sexo explicito tão descarado e ela nem percebeu a mudança. É claro que não vai demorar muito para que até as novelas cheguem a esse ponto. Mas como é que podemos proteger crianças menores de 10 anos desse tipo de coisa quando o perigo está até nos títulos dos filmes infantis?

Aquilo que deveria se chamar , inocentemente, de 'o patinho feio e eu' se tornou no brasil 'putz, a coisa tá feia', nenhuma criança precisa pensar duas vezes para notar que 'putz' é uma abreviação de outra palavra que não devem dizer , com tantas palavras de interjeição que existem no nosso idioma ,como 'epa' ou 'opa', como é que foram atrás justamente de uma gíria de baixo calão para batizar o filme?

Em nenhum momento eu deixaria um filho, ou sobrinho, pequeno ver esse filme brasileiro. O grupo de crianças do filme , tipo somos os goonies com lombriga, se chama 'os porralokinhas'. E esse é um filme para crianças, 'porra loka' é o cara que teve essa infeliz ideia.

Desde que fiquei sabendo o nome do novo filme de Quentin Tarantino eu pensei que haveria problemas quando o mesmo chegasse ao brasil e , necessariamente , recebesse um titulo nacional, o qual eu imaginava que seria algo com "mortal" ou "fatal" no titulo (coisas assim). Mas não! 'bastardos inglórios' chegou exatamente assim ao brasil, interessante notar que certos filmes recebem um nome estúpido no brasil sem necessidade disso, mas esse filme teve o nome traduzido ao pé da letra sem cerimônias, e lá está o poster bastardo ao alcance das vistas de todas as idades nos cinemas. E eu duvido que o filme esteja usando a palavra 'bastardo' como adjetivo. Hey! é Tarantino.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

não sei quem são as pessoas que batizam os filmes estrangeiros no brasil, mas já percebi que não possuem profissionalismo algum (ou criatividade)

Rubens disse...

Eu já tinha percebido o quanto você é preconceituoso mas com essa postagem se superou! Quanta bobagem!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi rubens
e você acha que odiar palavrões é errado? @#%$&*#@! volte sempre

Rubens disse...

Meu deus como você é obtuso! Pudera, uma bixinha interiorana que vê a vida passar jogando video game e vendo filmes infantilóides não pode entender nada mesmo.
Lógico que não voltarei. NUNCA MAIS!

Leo Carioca disse...

Agora, até saindo um pouquinho do assunto, você me fez lembrar de uma peça de teatro aqui no Rio que se chamava ´O Jantar dos Babacas`. Mas o título foi tão criticado que o diretor foi obrigado a mudar pra ´O Jantar dos Otários`. E olha que a peça nem era infantil! Aí já acho que é exagero, né?
Mas ´Os Porralokinhas`, prum filme infantil, eu realmente acho meio estranho.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi rubens
uau ,você me conhece melhor que ninguém e...
putz! você já foi?