6.11.09

A LISTA MAIS PERIGOSA DO PLANETA DAS LISTAS

"Dez filmes para se ver antes de morrer"? "cem filmes para se ver antes de morrer"? e que tal mil e um?. "Os cem melhores filmes de todos os tempos"? ou seriam apenas dez? em qualquer lista desse tipo a gente só vê os filmes favoritos do criador da mesma, ou então ele inclui algum 'cidadão Kane' da vida apenas para dizer que está falando sério. Mas quais são os filmes que se deve mesmo ver antes de morrer? ou seja, a ideia aqui é ter uma verdadeira experiência sobre o cinema antes de morrer, ver filmes que resumem toda a sétima arte por algum motivo: criando um gênero novo, um estilo novo, um novo conceito que acabou sendo seguido por vários outros filmes depois dele, então seria bobagem fazer uma lista com 1001 filmes certo? Sem contar com filmes de peso como 'o poderoso chefão', 'cidadão Kane' ou 'dançando na chuva' eu reduzi essa lista a 13 filmes, pode-se ver vários gêneros num só filme e juntos eles podem esclarecer a um leigo o que é o cinema, como é o cinema, o que faz do cinema O cinema e não é preciso ver 1001 filmes, ou mesmo 100, para se descobrir a raiz da sétima arte. Desse modo todos os filmes abaixo geraram, e ainda estão gerando , clones e mais clones.

CASABLANCA
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Pelo roteiro, cenas e diálogos marcantes tornaram o filme inesquecível, seu final anti hollywoodiano é uma amostra do amadurecimento do cinema, são as atuações dos atores seu maior atrativo, deixando a fantasia de lado 'Casablanca' coloca um pé na vida real sacrificando o já famoso 'final feliz' típico dos filmes e isso acabou funcionando esplendidamente. Veja também: como era verde meu vale.

STAR WARS
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Pela história , e também pelos efeitos especiais que deram inicio a uma era, o filme mostrou que o cinema podia ser divertido, com personagens carismáticos, uma aventura espacial e muita ação, era dinâmico demais para a época, tudo era novo e isso deixava o público maluco, nascia o cinema pipoca. Veja também: jurassic park.

MATRIX
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Pelo roteiro. Uma bem vinda mistura de ficção com filosofia como não se via há anos. Efeitos especiais inovadores á parte o filme é puro roteiro cabeça existencialista, poderia ser um filme único já que as duas continuações se concentraram mais na ação do que no texto. Veja também : o planeta dos macacos.

A TRILOGIA DO ANEL
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Pelo visual e história. Reunindo filmes de guerra, drama e efeitos digitais novos; os três filmes são o ápice do gênero fantasia, um pacote completo. Derrubando uma das últimas barreiras do impossível. Veja também: Harry Potter e o cálice de fogo.

MARY POPPINS
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Pelo visual e roteiro. O casamento perfeito entre atores e efeitos especiais num musical atemporal, como musical o filme se prende a outros antes dele, como filme ele é totalmente original, muita coisa foi criada do zero em sua produção. Veja também: uma cilada para Roger Rabbit.

PULP FICTION
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Por sua edição inovadora, um novo modo de se contar uma história , em capítulos individuais que possuem um começo, meio e fim e se cruzam com outros, é a mesma história só que do ponto de vista de cada um dos personagens, revelando até mesmo os finais de cada um antes do final do próprio filme. Veja também: jogos, trapaças e dois canos fumegantes.

CLEÓPATRA
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Exemplar de uma época em que se gastava enormes quantias de dinheiro para impressionar as plateias. Figurinos impecáveis e cenários gigantescos, milhares e milhares de figurantes. São poucos os diretores, nos dias de hoje, que topariam pegar no pesado e fazer algo assim. Veja também: Ben Hur.

E.T. O EXTRA TERRESTRE
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
É um filme que não possui um público alvo especifico, pode ser visto por todas as idades, tem comédia , drama, fantasia e é carregado nas costas por um elenco infantil competente. Veja também: a história sem fim.

TOY STORY
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Por ser um marco na história do cinema. De nada iria valer a nova tecnologia do filme se não fosse o roteiro sensível e original . Mesmo agora, em que animações em CGI pipocam a cada mês nos cinemas, o filme continua insuperável. Veja também : Wall-e.

CAÇADORES DA ARCA PERDIDA
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Por conta da aventura, nunca antes um filme mostrou tanta ação ininterrupta, ele até começa com uma mini aventura antes da história principal ser apresentada. Diverte em vários sentidos enquanto prende sua atenção com seu roteiro e seu personagem principal. Veja também: piratas do caribe 2 o baú da morte.

PSICOSE
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Porque abre mão de monstros e afins para te assustar com a simples maldade por parte das pessoas comuns. Um horror que pode , tipo, acontecer com qualquer um, basta estar no lugar errado e na hora errada. O inicio do casamento entre uma cena de horror e uma trilha sonora tudo a ver, ambos juntos, para meter medo. Veja também : pânico.

... E O VENTO LEVOU
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
É o épico que reúne de tudo um pouco, nunca antes se gastou tanto na propaganda de um filme, se tornou conhecido no mundo todo, o uso da cor marcou época e lhe rendeu um oscar. Gerou um padrão a se seguir e um estilo para se copiar. Na aurora do cinema ele foi um big bang. Veja também : Titanic.

A BELA E A FERA
POR QUE DEVO VER ESSE FILME?
Não é apenas uma simples animação. O filme remete aos antigos musicais do cinema, é bem teatral, a personagem principal se move como as atrizes dos filmes da década de 30. Foi feito para ter esse aspecto cinema-nostálgico e isso lhe rendeu uma indicação ao oscar de melhor filme. O filme conseguiu tapar todos os furos do antigo conto infantil impecavelmente. Veja também: branca de neve e os sete anões.

9 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

sim, todos os filmes são americanos e afins, mas fazer o quê? em sua terra natal o cinema era considerado por seus criadores como sendo uma moda passageira, foi nos isteites que ele se consolidou pra valer

Seven disse...

Sabe q A Bela e a Fera sai p os cinemas novamente ano que vem, né?
Só que em versão #D, juntamente com Toy Story 1, 2 e 3, tb em 3D.

Unknown disse...

Não preciso mais ver filmes então, já assisti a seus 13 exemplares da lista. =P

..::voy::.. disse...

talvez esta tenha sido sua obra prima!
parafraseando tarantino, de tdos os posts q li do blog, esse foi sem duvidas, milhas e milhas disparado, o melhor! lendo ele, fiquei arrepiado!
simples, objetivo! adorei!
e concordo em genero, numero e grau!
claro q acrescentaria alguns outros no "veja tambpem", mas...

parabéns!

abraços
voy

Carlos Saraiva disse...

Alessandro, meu rapaz, você gosta de viver perigosamente.Gostei da lista, mas como todo mundo,discordo de uma ou duas das suas indicações.Mas lista é assim mesmo. E acho que você deveria se "desamericanizar" um pouco.Que tal fazer uma lista dos 10 filmes "off-Hollywood" imperdíveis antes de passar desta para melhor?

Vih disse...

Estudo jornalismo e um professor meu fala sempre que pode a seguinte frase: "Fazer uma lista dos melhores 'alguma coisa' é complicado. Sempre tem alguém pra sugerir que algo ficou pra fora da lista. Mas isso é a ideia de um TOP. Pra sobrarem 10, muitos outros ficarão de fora. Quero ver esse povo que sempre reclama fazer uma lista no seu lugar."

Por isso, acho válida a sua ideia da lista e expondo os motivos pelo qual tais e tais filmes devem ser vistos ;)

Parabéns Alê

Anônimo disse...

e o vento levou me decepcionou muito, scarlett é mó chata e não tem carisma nenhum, além do mais o casal não tem quimica. A melhor coisa do filme é a empregada.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anonimo
o que me irrita em 'e o vento levou' é ver na parte dois que a moça não aprendeu quase nada ao passar por dificuldades, volta a ficar mimada

Anônimo disse...

Gostei bastante da lista... bem plausível! Mas faria mais uma recomendação: Annie Hall. O filme foi a primeira comédia romântica, estilo mais do que passado nos dia de hoje, mas com uma história incrível e roteiro digno de Oscar. Personagens complexos numa história muito bem construída.