13.11.09

TOP 10 - FILMES DE 2009 QUE VOCÊ JÁ DEVIA TER CONFERIDO

10ª POSIÇÃO - MONSTROS VS ALIENÍGENAS
Não é apenas uma animação ,com uma idéia bem original, que agrada as crianças, o filme foi feito para adultos também, está cheio de referências a famosos filmes de ficção. Para captar todas as homenagens que o filme faz você precisa ter mais de 40 anos ou simplesmente ser fã da coisa.

9ª POSIÇÃO - NOVE, A SALVAÇÃO
O filme produzido por Tim Burton é outra animação que não é 100% dedicada ao público infantil, um prato cheio para fãs de ficção científica, cenas de ação em meio a ruínas de cidades devastadas e o extermínio completo da raça humana dão um clima sombrio ao filme, que ainda consegue colocar um pouco de espiritismo e uma mensagem anti cristã (bem vinda) no enredo.

8ª POSIÇÃO - A ERA DO GELO 3
Seguindo os passos da franquia 'shrek' o filme vai aos poucos dando cada vez menos destaque para personagens antigos conforme uma tonelada de caras novas vão surgindo. O filme é todo da doninha maluca e o dentes de sabre Diego e os gambás lutam por espaço na história. Temos o primeiro parto digital numa animação e todo mundo gosta de dinossauros e piadas mais afiadas.

7ª POSIÇÃO - A PROPOSTA
Não existe nada de novo nessa comédia romântica, é completamente previsível. Ryan e Sandra se odeiam e não é nenhum spoiller se eu contar aqui e agora que eles vão acabar o filme juntos apesar do tal ódio que sentem um pelo outro. O filme viajou no tempo, veio da década de 1990 para os dias de hoje, e é esse clima nostálgico que acaba agradando, sem falar de uma Sandra Bullock a qual a gente sentia saudades.

6ª POSIÇÃO - UMA PROVA DE AMOR
Naufragando nos cinemas ianques o filme de Cameron Diaz não é ruim, é apenas um super drama que apareceu na hora errada nos cinemas. A atriz dá um show de interpretação no filme ao viver uma mãe diante da morte iminente da filha. O filme peca pelo final que se estende propositalmente para gerar lágrimas adicionais, mas é lindo.

5ª POSIÇÃO - WATCHMEN
Se um herói de HQ sofre mudanças na sua transição para os cinemas os fãs ficam loucos, mas ao copiar watchmen quadrinho por quadrinho o diretor Zack (gato) Snyder irritou alguns fãs que esperavam por alguma surpresa e apenas viram um HQ filmado. Uma vez que a fórmula dos super caras está meio batida nos cinemas atuais resta ao filme ser apenas um presente para os fãs da obra.

4ª POSIÇÃO - O EXTERMINADOR DO FUTURO - A SALVAÇÃO
Mesmo colocando o personagem John Connor meio que de lado no filme, coisa que os fãs não perdoaram, ele respeita a mitologia criada por James Cameron há mais de vinte anos ao invés de criar algo novo. Esse futuro é o passado da saga e está tudo lá com belas cenas de ação levando a franquia a um novo rumo por conta da bem vinda mudança de ares.

3ª POSIÇÃO - STAR TREK
Você pode não ser fã do material mas pode gostar do filme com seus incríveis efeitos especiais, muito mais dinâmico e movimentado por conta do elenco jovem que qualquer outro filme da franquia. Pela primeira vez deu para sentir um clima de star wars em star trek.

2ª POSIÇÃO - SE BEBER NÃO CASE
Outra comédia nostalgicamente previsível e , por esse motivo , gostosa de ver. O trio principal segura bem as pontas mas o filme derrapa ao colocar Mike Tyson como "ator", situações engraçadas dispensam diálogos engraçados. Parte do sucesso do filme nos cinemas brasileiros , por incrível que pareça, é culpa do engraçadinho titulo em português.

1ª POSIÇÃO - DISTRITO 9
Um filme sobre a natureza humana mostrada de forma nua e crua. Poderia ser sobre qualquer tipo de preconceito nos quais humanos agem como humanos, mas as vitimas da vez são os aliens. Um filme de ficção nunca foi tão original assim , uma produção de baixo custo feita fora dos isteites e sem rostos conhecidos que foge do padrão de Hollywood. Era o filme que precisávamos para salvar um ano com tão poucos blockbusters inteligentes, mas 'distrito 9' , além de cérebro, também tem alma.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

veja também

ele não está tão afim de você
noivas em guerra
gamer
coraline e o mundo secreto
17 outra vez
a verdade nua e crua
arrasta-me para o inferno
inimigos públicos

e fuja de

G.I. joe
dragonball evolution
the spirit
brüno
street fighter a lenda de chun li

José Victor disse...

Ai pode me crucificar, mas achei Haunting in Connecticut (Evocando Espíritos) o melhor filme de terror - se é que podemos mesmo classificar como terror - do ano.
Alessandro, só uma dica, pode ser legal fazer uma enquete entre os visitantes do blog para elegermos o melhores e os piores do ano, incluindo categorias gays. Pode ser legal para maior interatividade, além de ser divertido!
Abraço

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi dadadablog
sugestão anotada!

Carlos Saraiva disse...

Blockbuster inteligente é uma contradição em termos.