23.12.09

ELES ESTÃO LÁ

Um roteirista se senta numa mesa e começa a escrever um filme. Pessoas procuram por locações ao redor do mundo. Atores fazem testes. Efeitos especiais são produzidos numa sala com computadores. Diretores fazem brincadeiras no set. Atores aprontam no set. Erros de gravação. Locações em desertos escaldantes. Cenários construídos em estúdios fechados. O compositor diante de uma orquestra ensaiando a trilha musical. A premiere do filme com direito a tapete vermelho.
E você só vê o filme quando compra ou aluga um dvd? e nada mais?
Uma das melhores coisas que a era do dvd criou foi o material extra lá no disco 2. Quando o filme está ainda no papel alguém pega uma camera e começa a filmar o material extra que irá para o dvd do filme uns 2 ou 3 anos mais tarde. Nunca antes tivemos nas mãos tanta informação sobre o modo como os filmes são feitos. Até o mais curto e simplório making of vale a pena ser visto. Atores e diretores como eles são na vida real, o modo como certas cenas foram feitas e a criação de feitos especiais, cenas cortadas ou estendidas, nada mais fica largado no chão da sala de edição. Se você gostou de um filme vale a pena gastar mais algumas horas para ver o material extra. Alguns chegam a ter de 10 a 12 horas de duração mas valem a pena. Na janela de comentários selecionei alguns filmes cujos extras são uma verdadeira viagem na produção de um filme, curiosidades divertidas, surpresas no set, detalhes técnicos do filme e muito mais. Se você é do tipo que vê apenas o filme e depois coloca o dvd de lado não sabe o que está perdendo.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

o senhor dos anéis a sociedade do anel- dvd duplo
box trilogia indiana jones disco 4 - os extras da produção
transformers a vingança dos derrotados - disco 2 - blu-ray
star wars a ameaça fantasma - dvd duplo
monstros s.a. - dvd duplo
o homem de ferro - dvd duplo
box alien quadrilogia - disco 9 - extras
o incrivel hulk - dvd duplo
mary poppins - dvd duplo - aniversario de 40 anos
moulin rouge - dvd duplo
box cleópatra - edição especial 3 discos
box star wars episodios 4,5 e 6 - disco 4 - bônus
o homem aranha 2 - dvd duplo
e.t. o extraterrestre - dvd duplo

DouglasFerT disse...

A suprema qualidade de imagem do DVD para o VHS é uma qualidade que não pode ser ignorada. Mas são os extras mesmo que trouxeram um diferencial respeitável para os discos tomarem lugar nas prateleiras.


Agora é a vez do Blue Ray; Mas apenas uma melhor qualidade pode vir por aí.