26.3.10

TOP 10 - FILMES QUE NÃO VALEM A PENA VER NUMA TELA PEQUENA

10ª POSIÇÃO - PROCURANDO NEMO
Ver esse filme na tela grande (espero que volte um dia em Imax 3D wow!) pode ser o mais perto de um mergulho num recife de corais com águas cristalinas que você vai fazer, sem se molhar é claro. Os cenários são de um realismo incrível, algumas cores são exageradas e nada verdadeiras em matéria de plantas aquáticas, embora um oceanógrafo tenha ajudado a equipe do filme, mas no fim isso deixa tudo muito mais bonito.



9ª POSIÇÃO - MATRIX RELOADED
A cena da perseguição na freeway é uma das melhores sequências de ação já feitas. A camera acompanha a moto de Trinity por trás e a gente joga a cabeça para os lados enquanto ela costura seu caminho entre os carros. A impressionante cena do choque entre os caminhões com o efeito ''bullet time'', que mostra Neo chegando voando na última hora, tira o fôlego. Minutos depois vem a briga de Neo contra os Smiths, ele pega uma barra de metal e sai pisoteando os agentes, volta ao chão mas a camera continua rodando com ele, mó vertigem na tela grande.



8ª POSIÇÃO - ID4
A chegada da imensa sombra que cobre cidades inteiras antes da nave extraterrestre surgir marcou época. As cameras estavam todas posicionadas nos melhores lugares para nos passar a ideia do tamanho das naves. E quando a destruição começa o filme fica ainda melhor. É uma pena que Roland Emmerich não conseguiu fazer o mesmo em seu filme seguinte (Godzilla), se as cameras estivessem posicionadas apartir do ângulo de visão das pessoas o monstro ficaria maior e mais assustador.



7ª POSIÇÃO - 2012
Agora Roland Emmerich resolveu pegar pesado na destruição sem se importar com o que isso poderia fazer com o roteiro. Mas tudo bem, o filme é só visual mesmo. Pena que a inédita participação do Brasil num filme catástrofe tenha sido curta e sem graça.



6ª POSIÇÃO - TITANIC
Depois de lindos momentos que demonstram a grandeza do navio James Cameron joga fogo na segunda metade do filme (ou seria água?) e apresenta cenas vertiginosas e realistas enquanto o Titanic afunda e se parte em pedaços. Só não é um filme catástrofe divertido porque pessoas de verdade passaram pelas horríveis situações desse naufrágio, mas cenas panorâmicas com centenas de figurantes em pânico impressionam e muito.




5ª POSIÇÃO - HAPPY FEET
Sem humanizar o rosto dos pinguins o filme ficou com um aspecto de documentário. Geleiras, ondas, icebergs, colônias de aves na planície gelada, tudo é muito real, o suficiente para que a tela grande o faça se sentir na Antártida. Só faltou um super ar condicionado dentro do cinema.




4ª POSIÇÃO - BROKEBACK MOUNTAIN
Lindos montes verdejantes ,uma música bem calmante e nenhum ser humano por perto buzinando do carro. Os primeiros minutos do filme são um relax só. Sensação de vastidão na tela grande.




3ª POSIÇÃO - O TIGRE O E DRAGÃO
Uma floresta de bambus por onde as pessoas parecem voar entre os ramos, bosques, árvores floridas e uma cidade no alto das montanhas, com muita neblina. A maior parte das locações é de lugares reais que, praticamente, servem como personagens coadjuvantes ao filme.




2ª POSIÇÃO - AVATAR
Desta vez as locações são falsas mas ainda assim são belas. E há também o efeito 3D que te coloca lá dentro. Especialmente na cena em que Quaritch fala com seus soldados antes da batalha, a camera se coloca no fundo da sala, atrás dos soldados, o 3D coloca cada nuca masculina na sua frente, é como estar sentado lá, ouvindo o discurso do coronel.




1ª POSIÇÃO - O REI LEÃO
Enquanto uma equipe de desenhistas da Disney visitava zoológicos para estudar o movimento dos animais, uma outra equipe foi até a África fazer um estudo das cores de diversas regiões, isso garantiu ao desenho um baita realismo que deu um show logo em sua abertura. Ver aquelas cenas na tela grande é uma experiência e tanto. Minutos depois acontece a debandada da manada de Gnus que, em seu primeiro segundo, tira o fôlego. São muitas as cenas deste desenho que foram feitas para a tela grande e ele nem precisou ser em 3D para impressionar.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

11ª POSIÇÃO - A ERA DO GELO 2
Vale o ingresso de cinema quando a barreira de gelo se rompe e o dilúvio começa, uma cena tão legal que eu não podia deixar de fora da postagem.

Mas espere aí, onde estão filmes como "Cleópatra" ou "...e o vento levou" nesse top 10?

Acontece que por "problemas técnicos" eu não pude ver esses filmes nos cinemas quando eles estrearam, só posso comentar aqueles que eu vi na tela grande.

Essa postagem foi sugerida por um leitor do blog há 1 milhão de anos atrás, eu nem me lembro mais quem era o pobre diabo que deu a sugestão.

Anônimo disse...

Alessandro,

Você é o cara mesmo! Adorei a lista se fosse fazer uma seria praticamente igual!

PS: Fiquei feliz de O Tigre e o Dragão entrar pra lista apesar da sua péssima experiencia na ultima tentativa de ir ao cinema na sua cidade, adoro aquele post do Balde e Esfregão.

Parabéns pelo Blog!

ABÇ
R.