9.4.10

5 FILMES RUINS OU SERÁ QUE A CULPA É SUA POR NÃO TER CAPTADO A MENSAGEM?

AUSTRÁLIA
Olha, eu captei a mensagem do filme numa boa, era para ser um "...e o vento levou" entre cangurus, como um dos épicos papa oscars da década de 1990, tudo no filme parece ter sido feito para isso, oscars. Tem uma história de amor e superação e aí entra a guerra em seguida dividindo o filme em 3 atos que podem cansar um pouco. Nicole Kidman é a boa fada barra O'Hara barra Elizabeth barra assim caminha a humanidade barra Taylor e Jackman é um crocodilo Butler, ou Rhett Dundee se preferir. Ela saiu de filmes clássicos e ele das comédias dos anos 1980, depois ele amadurece um pouco. É um saco ouvir 'over the rainbow' o tempo todo mas o filme vale pelo visual e efeitos (e pelo canguru Jackman tomando banho), talvez não tenha dado certo por ser tão fácil notar que ele é um filme pré fabricado, tinha cara de fast food em linha de montagem, a coisa não parecia fluir naturalmente.

SUPER HERÓI O FILME
No meio de tantas paródias mediocres de filmes como 'a liga da injustiça' e 'deu a loca em Hollywood' ou 'os espartalhões' alguma coisa boa tinha que surgir disso. Esse filme recebeu mais atenção que os outros de sua época, mais atenção no roteiro, nas piadas e nos efeitos, e é mais "paródia de um filme especifico" que um "acumulado de cenas forçadas de humor americano numa trama sem sentido feita para encaixar cada piada". O carro chefe do filme é o Homem Aranha de Sam Raimi, várias cenas do primeiro filme do aranha são satirizadas aqui, algumas de um modo realmente engraçado, até o filme dos équismem dá às caras, embora deixe o filme lento. Um bando de Frodos sentados no ônibus escolar e uma tia May com problemas de gases se juntam a um super herói que tira sarro dos supercaras dos quadrinhos até no nome do personagem, Rick Riker. Acho que o filme se destaca entre tantas paródias por isso, pelos detalhes, foi feito para os fãs de HQs.

PLANETA TERROR
O plano era fazer uma sessão dupla de cinema, dois filmes pelo preço de um. O filme se chamava Grindhouse, você assistia PLANETA TERROR de Robert Rodriguez e depois À PROVA DE MORTE de Quentin Tarantino, o problema que pintou é que a coisa ficou longa demais, então os filmes foram separados em dois (o segundo ainda não chegou ao Brasil, está 3 anos atrasado) e 'planeta terror' pintou por aqui carregado na violência explicita e com a imagem toda suja como se o rolo de filme estivesse semi destruído, bem, o filme foi feito assim, mas muita gente achou que o problema era do cinema mesmo, até que o rolo "queima" exatamente na hora da cena de sexo No fim das contas a violência do filme pode incomodar até mesmo os fãs de mortal kombat, é desnecessária e forçada demais em certos momentos, como quando os testículos de Quentin Tarantino começam a derreter. Mas os trailers falsos no inicio da sessão valem o filme, um deles agradou tanto que está sendo transformado em um filme de verdade.

EVITA
E muitos cinemas na Argentina foram destruídos quando o filme entrou em cartaz, imagine só, uma santa como Evita sendo interpretada pela polêmica cantora Madonna. No fim das contas novas descobertas históricas provaram que Evita também não era nenhuma santa. Mas o maior problema foi mesmo o fato do filme ser um musical na hora errada. Ainda levaria muito tempo para que Moulin Rouge surgisse e trouxesse de volta aos cinemas os musicais que estavam agonizando há anos. Evita não é um filme tão popular, quanto Moulin Rouge se tornou anos depois, mas se tivesse estreado nos cinemas após o musical de Baz Luhrmann teria chamado mais a atenção, afinal hoje já estamos acostumados com os musicais nos cinemas todo ano. O filme peca apenas no final que não se importou de nos dizer de qual doença a personagem morreu, mas as musicas são legais e Antonio Banderas deu um show.

MARTE ATACA
Um filme carregado de atores famosos que toparam participar da brincadeira de Tim Burton, a comédia é um verdadeiro lixo se você tentar levá-la á sério, na verdade é uma paródia e uma homenagem aos antigos filmes de ficção B e também aos livros e gibis que seguiam esse mesmo estilo. Um dos problemas foi o fato de Tim Burton ter super exagerado em algumas cenas de morte e de humor a ponto de beirar ao ridículo e ao forçado, mas o restante do filme tem alguma classe, principalmente seu visual. O marciano disfarçado de mulher, deslizando pelo chão, e mascando um chiclete, é o meu momento favorito, é um dos poucos momentos em que podemos ver um Tim Burton de filmes como 'Edward' e 'Beetlejuice', se tivesse investido um pouco mais nesse clima quem sabe? Foi muito comparado a 'independence day' que estreou nos cinemas 5 meses antes e por conta disso ficou com cara de paródia daquele filme. Devido ao enorme sucesso de bilheteria de ID4 as pessoas não estavam a fim de ver uma paródia do filme assim tão cedo, se Burton tivesse talvez esperado só um pouquinho mais para lançar o filme poderia ter escapado dessa injusta comparação.

10 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Entre erros e acertos
entre a defesa e a acusação

desses 5 filmes apenas 'Austrália' não faz parte da minha coleção,
a soma de todos os erros e defeitos gerou um resultado grande demais para suportar ver o filme uma segunda vez

Anselmo disse...

Desses cinco só vi Super Heroi O Filme algumas partes e Marte ataca vejo sempre, não que ache muita graça, mas tem um clima que consegue me prender. Aquela musica que mata os marcianos já foi toque do meu celular por uma semana, ninguém aguentou mais que isso, nem eu.

Anônimo disse...

Tirando os dois primeiros, adoro os demais.

Abç
R.

Anônimo disse...

Eu até gosto de Austrália, apesar de não estar no meu top-100...e a cena do banho é um espetáculo...rs

wendedel disse...

daria pra fazer uma lista dessas SÓ com os filmes de shaymalan que vieram após o sexto sentido, pq todo mundo espera encaixá-lo em uma categoria e ele, muito sabiamente, não quer ser encaixotado por hollywood. eu particularmente adoro tudo o que ele fez até agora

Carlos Saraiva disse...

Baz Lurham pode até ser um Vincent Minelli "moderno" , mas depois do desastroso Australia, ele não é um George Cukor "moderno".
marte ataca é uma paródia dos filmes B de marcianos dos anos 50. Como poucos adolescentes da época do filme viram ou conheciam, além da concorrência do fraquíssimo ID4, caiu no esquecimento.
Quantoa Evita, eu fiz o que o nome do filme alertava. Evitei assistir.madonna é muito ruim como atriz. e mesmo assim, ela insistiu.

Anônimo disse...

Marte Ataca é muito bom! Injusto estar na lista.

Anônimo disse...

Esss saão ruins mesmo... Vamos ser cinseros aki, akele Guerra ao terror naum presta nem um pouco tbm.. só serve para encher o balão dos americanos... --'

Anônimo disse...

Creio que você não captou a mensagem de "Planeta Terror".
O filme é uma paródia/homenagem aos filmes trash da década de 80.
Tarantino e Rodriguez resolveram pegar todos os clichês desse gênero e colocar nos filme. Todas aquelas cenas exageradas, imagem tosca e o rolo de filme queimando fazem parte desses clichês.
O filme é originalmente comédia e não é para o gosto de todos, pois as piadas não são óbvias.
Creio que "apenas" os amantes de trash compreenderam a real proposta do filme.

Samantha

Anônimo disse...

é ele não entendeu o PLANETA TERROR! Deixa eu explicar o Quentim queria fazer um filme trash (filme ruim) e conseguiu é a pior perca de tempo da história do cinema!!! O Quentim tem disso ele conseque fazer os mais belos filmes ruins do cinema !! quanto pior melhor a crítica acha!!! FALA SÉRIO!!!