25.4.10

LEVANDO PARA O LADO PESSOAL

Ontem eu li 9 criticas de filmes. Notei um padrão e me aprofundei no assunto. Descobri que muitas criticas feitas por críticos de cinema, começam assim:

"Eu não gosto desse diretor mas desta vez..."
"Eu nunca gostei do trabalho desse ator mas nesse filme..."
"Fiquei decepcionado com (ator/atriz/diretor) que em outros filmes fazia bonito, mas agora..."

Será que os críticos não poderiam ser mais parecidos com juízes de futebol? (que supostamente são neutros) Você olha para qualquer tipo de filme e analisa coisas como a direção, a fotografia e os efeitos, e até as atuações, mas sempre deixando de lado a simpatia, ou a falta dela, que você sente por um diretor ou ator. Eu notei que os críticos têm os seus favoritos , os quais eles elogiam barra defendem até nos piores momentos, e também tem os seus odiados, os quais eles massacram a cada filme (até mesmo em bons filmes). Será que esse tipo de coisa não deveria ser guardada para si próprio ao invés de colocarem isso no papel?
Também parei para pensar se não existe um tipo de máfia nesse negócio, lá em Hollywood onde os ingênuos são comidos no café da manhã, a coisa pode ser séria. Como na politica, por mais honesto que você seja, um mafioso pode aparecer na sua frente e fazer ameaças, ou te encher de presentes.
"Fale mal de 'guerra ao terror' e nós lhe daremos ingressos para ver "avatar".
Supondo que aqui no Brasil os críticos não sofram ameaças , ou são comprados por distribuidoras de filmes, eles poderiam simplesmente guardar seu amor e seu ódio por um ator barra diretor barra atriz na gaveta e falar do filme pelo filme?
Levando em conta que todo mundo tem seus altos e baixos.
"Eu não gosto de Steven Spielberg em HOOK mas o adoro em TUBARÃO e não posso falar mal de um ator como pessoa por não conhecê-lo pessoalmente (normalmente você se irrita com o personagem e acha que o ator é parecido com ele na vida real).
Acho que por esse motivo eu nunca serviria para ser um critico de cinema, prefiro ficar com meus comentários do tipo "na cena do banho ele tirou toda a roupa e deu para ver tudo!" do que dizer "...em um papel amorfo que não tem nada a ver com o ator, sem simpatia e sem encanto, numa cena sem sentido".

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

A gente se vê por aí.
Hoje vou trabalhar quase que o dia todo e depois vou dar uma volta de bicicleta pela cidade para me mexer um pouco.
Amanhã vou acordar bem cedo e correr atrás do meu blu-ray de AVATAR que já está reservado para mim e após o almoço vou ver ALICE em IMAX,
então só voltarei ao blog na noite de segunda, hoje não farei mais postagens, o céu está azul,vou lá pra fora ver passarinhos.

Anônimo disse...

Nunca dou sorte... Amanhã eu vou trabalhar só vou ver Alice na Terça, qdo vou encontrar meu comentarista cinematografico favorito?

Abç
R.

Diego Hatake disse...

Mas não existe crítica imparcial. Primeira coisa que se aprende numa faculdade de jornalismo: imparcialidade não existe. Devemos ser, mas mesmo não querendo, tomamos algum partido.

Serginho Tavares disse...

por isto eu prefiro não ler críticas de filmes e se faço isso não dou muito crédito a eles
passei anos vendo as criticas do rubens ewald filho no jornal hoje numa época que não existia interatividade que criei ojeriza

Anônimo disse...

Eu por exemplo não sou de ler criticas, prefiro ver o filme e fazer minha própria critica... ke realmente confio... Com certeza vc esta certo nesse post sobre os criticos agirem como juizes de futeboL, rs.. gostey'