13.4.10

A RECEITA DE COMO SE FAZER UMA "PARTE 2"

FAÇA TUDO NOVO
Dê uma volta de 180º graus e faça um filme quase que completamente diferente do original, você corre o risco de não agradar aos fãs mas desde que mantenha a essência do filme anterior eles vão aprovar as mudanças. Exemplos: aliens o resgate, x-men 2, rambo 2, o exterminador do futuro 2, mad max 2, de volta para o futuro 2, o predador 2.

TRAGA NOVOS PERSONAGENS
Aumentar o elenco é legal, mas deve-se ter cuidado, novos personagens podem eclipsar os antigos ou se tornarem completamente desnecessários à trama. Exemplos: piratas do caribe 2, shrek 2, a era do gelo 2, austin powers 2, o homem aranha 2.

PEGUE O PERSONAGEM MAIS POPULAR DO FILME ANTERIOR E LHE DÊ MAIS ESPAÇO
Dê ao público o que o público mais quer, um dos personagens se destacou mais que os outros, então faça do cara o herói do filme seguinte. Exemplos: x-men 2, o império contra ataca, o retorno da múmia.

DEIXE A FRANQUIA MAIS ADULTA
Os fãs cresceram e agora pedem por filmes mais maduros. Exagere na violência e nas cenas fortes para que a sequência seja levada á sério. Exemplos: a ira de Khan, Indiana Jones e o templo da perdição, o incrível Hulk.

FAÇA MAIS DO MESMO
Às vezes dá certo, mas muito raramente, tudo aquilo que deu certo no primeiro filme pode fazer o segundo dar certo também, embora o deixe meio previsível. Exemplos: esqueceram de mim 2, duro de matar 2, doze homens e outro segredo.

MAS TUDO ISSO PODE DAR ERRADO
Criar algo novo: Eles acabaram com toda a magia do primeiro Highlander e deram todas as explicações extraterrestres sobre os imortais em seu planeta prisão (a Terra).
Novas caras: Aumentar o elenco de Matrix não ajudou muito, por que diabos Mônica Bellucci queria tanto beijar o Neo afinal? vários personagens novos, mas quase que sem nenhuma profundidade.
O personagem mais popular: Deixar Tom Cruise dominar "missão impossível 2" não foi uma boa ideia, dar mais espaço para Jeff Goldblum e transformar "jurassic park 2" num mero filme de aventura também foi bobagem.
Filme mais maduro: De que adianta fazer Anakin Skywalker massacrar uma aldeia inteira de Tusken raiders (inclusive crianças) se Hayden Christensen sequer sabe atuar numa cena de choro em "star wars 2" ?
Mais do mesmo: A lista é enorme: velozes e furiosos 2, homens de preto 2, triplo x 2, tomb raider 2, a hora do pesadelo 2, rocky 2 ...

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Há muito tempo atrás alguém disse que se pode confiar totalmente em James Cameron para se fazer uma sequência decente,
tudo bem que até agora o cara não nos decepcionou uma única vez nesse quesito,
mas "avatar 2" não me parece ser realmente necessário, digo, se os humanos voltarem a pandora, os na'vi serão extintos de vez

Estampado disse...

Adorei essa postagem.
Vale para todo tipo de mídia: livro, seiado, série, documentário, etc.
Adorei memso!
Abração

lucas disse...

digam o que quiserem do cameron mas ele é o mestre da parte II

hum, continuação legal é mad max 2
fala sério, melhor que o primeiro de certeza

e ginger snaps 2 que mantém o nivel

e tenho pavor de continuações desnecessarias da disney, tipo mulan 2, sereia 2, corcunda 2, mogli 2...que diabos, histórias fechadinhas, só criança pra cair nessas mesmo...ou algum vale a pena?

nenhum outro vem a mente :P

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi lucas

'o retorno de jafar' e 'bernardo e bianca na terra dos cangurus' são sequências da disney que se salvam

cinderela 3 é vomitavel, fuja

ps: já viu "aladdin 4 - jafar precisa de óculos" em 'uma familia da pesada'?
é hilário

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi estampado

talvez um dia eu faça um post como esse sobre livros, mas precisam ser livros que já foram adaptados para o cinema, afinal aqui é o CHP

Anônimo disse...

Na parte de tornar a franquia mais adulta você poderia citar PRINCIPALMENTE Harry Potter. O filme se torna mais sombrio a cada continuação, isso também porque seus fãs amadureceram com a história...