19.5.10

5 MOTIVOS PARA VOCÊ ABANDONAR A TV ABERTA

1- AS NOVELAS ESTÃO OFENDENDO SEU INTELECTO
Agora é obrigatório tirar as camisas dos atores, falar "italo-baiano" e mostrar temas polêmicos sem se aprofundar neles de verdade. Patrocinadores dão às caras nos capítulos descaradamente, peça para usar o telefone e alguém lhe dirá "faz um 21". Com centenas de capítulos diários cada novela passa a maior parte do tempo sem apresentar nada novo, você pode perder alguns capítulos sem perder grandes mudanças na trama. A trama principal pode mudar durante os meses de exibição juntamente com o personagem principal, se o público estiver gostando mais de um personagem do que de outro a novela muda seu foco.


2- OS CANAIS APELAM PARA O RIDÍCULO NA LUTA PELO IBOPE
É fácil, Faustão chama Leonardo para se apresentar no domingão, depois de cantar uma única música ele é entrevistado, Faustão o faz lembrar de seu falecido irmão Leandro e o cantor chora, o ibope sobe. Eu juro que já vi esse recurso sendo usado 3 vezes após a morte do cantor.
Já Gugu Liberato prefere contratar "paranormais profissionais" para se comunicarem com celebridades mortas. Inúmeras vezes eles apareceram com recados e até cartas escritas pelos integrantes dos Mamonas Assassinas para suas famílias.
Essa guerra que os canais abertos travam entre si pelo ibope é tão importante para eles que muitos nem sequer notam que estão fazendo papéis de idiotas em rede nacional.


3- NENHUM CANAL BRASILEIRO É COMO A FOX
Se o programa não dá audiência a Fox o elimina em dois tempos, sem dó e sem choro. Já a globo, por exemplo, prefere empurrar seus programas e novelas, que tiveram péssimas estreias, pela garganta das pessoas até que elas comecem a gostar da coisa. A maioria dos Big Brothers começa mal, aí surgem as chamadas do programa a cada 5 minutos nos intervalos comerciais até que você passa a acompanhar a coisa depois de tanta super exposição, novelas passam por isso também. Pouca coisa é realmente cancelada após algumas semanas de baixas audiências.


4- NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA
Me lembro de ler em algum lugar há muito tempo atrás : "Sílvio Santos volta de suas férias nos isteites com muitas ideias para novos programas". Ora, ele praticamente faz versões brasileiras de programas estrangeiros de sucesso. Muita coisa é tirada de canais de tv a cabo e, supostamente, se acredita que esses programas sejam desconhecidos da maioria das pessoas, afinal todo mundo tem tv aberta em casa, o cabo ainda não chegou para todos, então ninguém vai notar nada. De 'american idol' ao seriado 'Dirt', de 'who wants to be a millionaire' a 'survivor', a maioria dessas versões acabam sendo bem inferiores às originais. Ah sim e alguns canais abertos ainda fazem versões de programas de sucesso de outros canais abertos, dizem "está passando em um canal diferente, logo ninguém vai notar".


5- SERIADOS ESTRANGEIROS SÓ SERVEM PARA TAPAR BURACOS NA PROGRAMAÇÃO E AINDA SÃO RETALHADOS
Eu ainda me lembro de quando a globo resolveu exibir Dawson's creek nas tardes de sábado, por pouco a serie não recebeu o nome de "coisa de cinema". Mas como poderiam mostrar uma serie tão adulta nesse horário? Falando de sexo e de conflitos familiares e até de homossexualidade? Simples, cortando tudo aquilo que é feio. Os canais abertos não apenas cortam os filmes para se encaixarem em seus horários como também fatiam series de tv. Episódios duplos são fundidos, outros nem sequer são exibidos. Depois de 4 ou 5 sábados Dawson's creek já estava em sua segunda temporada. O mesmo acontece com os Simpsons desde que chegaram ao canal em 1991, já que é um desenho animado deve ser exibido durante o dia, temas adultos (e beijos gays) são cortados, às vezes comprometendo a história. A globo quer que os Simpsons sejam infantis e edita cada episódio para garantir isso. Também não espere que os episódios de uma serie sigam a ordem cronológica.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Esses , é claro, foram alguns dos motivos que me fizeram abandonar a tv aberta em 1996.
Pela primeira vez na vida eu estava sem tv.
Meses depois assinamos o cabo e eu nunca mais voltei à tv aberta.
Mas esses problemas continuam por lá?
me diga você.

mas o que mais me irrita é ver que esses canais tem o poder de educar as pessoas e mudar seu
modo de pensar. Tem muita gente hipnoticamente assistindo mas eles perdem tempo mostrando porcarias.
nada de programas educativos, nada de ensinar ao povo a respeito dos gays por exemplo,
digo gays de verdade e não os tais palhaços que estão aí para fazer os heteros rirem.

Bruno disse...

1- parei de assistir novelas faz tempo. e olhs que eu era um noveleiro de primeira, sempre adorei. mas perdeu-se o foco totalmente. não sou idiota, não assisto mais.

2- odeio com todas minhas forças o programa do Faustão e do Gugu. são o que há de pior no Brasil (o programa) até o fato do Faustão estar secando é usado como audiência. aliás, essa foto dele é antiga... ele tá emagrecendo horrores (e caindo horrores)

3- se na TV aberta fosse igual fechada, teria mais briga em se fazer coisas boas. agora nem ligam se é merda ou não. vai ficar no ar mesmo, o bolso vai tá cheio de grana mesmo.

4- rs, me lembro da mesma história: "Silvio Santos volta dos EUA com idéia de novos programas" kkkkk, palhaçada!

5- não tem como assistir série, principalmente no SBT. ridiculos!

Gato, ainda é assim, se não tiver pior!
A Globo deveria entender que Simpsons não é pra criança!

Anônimo disse...

tá dificil comentar no Blog ¬¬" ta dando erra na hora de postar

Arthur Beaverhousen disse...

Sobre isso de copias nacionais o Tio $ilvio só esta fazendo o que foi ensinado durante o curso de verão nos EUA. Sempre tem séries e programas da Europa, Canadá e do oriente que são (re)feitos do 'modo americano'.

Agora na Globo tem gay em toda parte, 'Malhação', no futuro remake de 'tititi' (dois gays e dois fingindo ser gay) na estreiante 'Passione' e na segunda metade do ano o Mauricio Mattar vai viver um policial gay numa série do canal. Mas de que adianta ir enfiando gay em qualquer fresta se depois no final ou eles viram hetero ou viram um trio (dois caras e uma guria), como aconteceu na ultima novela das 21h00, porque bigamia deve ser menos pior do que homossexualidade, não é?!

Ztav disse...

Fiquei sabendo que no último BBB, colocaram u gay emo, um gay drag queen e um homofóbico bombado.
E o homofóbico bombado ganhou o programa.

Tenso.

Carlos Rodrigues disse...

Aqui em casa e Tv a cabo mais que diz que alguem assiste
as vezes quando saio do Computador para ir a cozinha passo pela sala antes e minha familia so assiste a maldita TV globe chega me dar nojo as novelas são sempre a mesma coisa nunca muda a unica coisa que eu sei que a globo muda é os desenhos de manha que antigamente eu começava a acompanhar o spiderman e ja eles cortavam e colocavam um desenho ridiculo da disney no lugar ...Sbt nem se fala aquilo muda os horarios da programaçao tanto quanto aparece propaganda de telesena no ar é uma coisa ridicula ..larguei a TV aberta a muito tempo por seu percentual de querer achar que somos ums caipiras (Retardados) mostrando aquilo que ela mostra..

Pjeyson disse...

Assino embaixo desse post, o que fazem com a tv aberta brasileira é fora do sério, ridiculo! Ao invés de usarem o poder da tv para educar, usam para alienar.

varzo disse...

só vejo TV aberta quando estou com marido e isso quase custa nossa relação, risos. Tudo por amor, e tudo mesmo, ninguém merece. Não que a TV a cabo seja muito melhor, já se foi a época em que dava para acompanhar vários seriados e se perdesse um podíamos ver todos de novo no domingo. Agora estou na fase de ver todo arquivo x novamente...