19.7.10

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Problemas? sim muitos. O estúdio do Mickey Mouse simplesmente pediu para que Tim Burton se segurasse, sombrio e violento? nem pensar. Aqui e ali você encontra a marca do diretor (encontrou a árvore do filme "a lenda do cavaleiro sem cabeça" logo no inicio?) mas depois a coisa se perde em efeitos e personagens digitais que estão lá para dar ao filme um toque visual de se encher os olhos. A história, quase infantil demais, se perde num clímax tipo "mamãe quero o anel do Gollum" e um epílogo se arrasta encerrando o filme. Mas o que foi que levou milhões de pessoas ao cinema para ver esse filme? isso é fácil de responder: Burton + Depp + 3D.


TIM BURTON EM TODO LUGAR MENOS NA TRAMA

Os efeitos 3D são posteriores ao filme que foi feito em 2D mesmo, Johnny Depp não nos presenteou com nenhum personagem carismático, está completamente escondido em baixo de muita maquiagem e Tim Burton não fez outra coisa além de dirigir um filme cujo roteiro foi escrito pela mesma mulher que escreveu "a bela e a fera", "Mulan" e "o rei leão", então, o que poderia sair errado saiu errado? Sim, a trama é fraca demais. Essa Alice (sem nome, sem foto, sem importância na embalagem do filme ou no poster) lembra o Mark Wahlberg de "o planeta dos macacos" (outro filme de Burton), embora tudo seja novidade para ela no país das maravilhas, uma vez que ela considera sua primeira visita como um fiapo de pesadelo, nada a assusta ou a impressiona, é como o primeiro encontro de Mark com os macacos, tipo "ora, nada mais natural não?". O blu-ray traz 3 curtos making ofs e pelo aviso na embalagem (1 disco) um segundo lançamento, desta vez duplo, pode aparecer algum dia. Dentro você encontra um livrinho com o perfil dos personagens, produtos e um teste boboca, nada a ver com o filme. Lançamento fast food, melhor aguardar por algo melhor.

12 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Alice in Wonderland
ANO: 2010
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 108 min
DIRETOR: Tim Burton (dã)
ELENCO: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Crispin Glover, Alan Rickman, Timothy Spall e, é claro, a Alice Mia Wasikowska

Anônimo disse...

Não tenha dúvida: Alice não mora mais aqui!

Anselmo disse...

Não pude ver nos cinemas, mas fiz meio que uma promessa de só ver o filme em casa se fosse em blu-ray. Então, achei o filme lindo de se ver, assitimos dublado para aproveitar melhor os mínimos detalhes que a alta definição proporciona. Mas no fim foi só isso, muita beleza e pouco conteúdo. Minha intenção era rever legendado mas não deu, é chato demais, demais!
Esse é um dos poucos filmes que eu não consegui ver mais de uma vez por ficar com aquela sensação de tempo perdido. Começamos a sessão com cinco pessoas e no final restaram eu e uma amiga que apesar do som alto (comigo filme é assim) dormiu no sofá, não a culpo.

Vih disse...

Fui ver Alice em IMAX. Acredite ou não, durmi durante o filme. Mesmo com o som alto e tela enorme.

Ciro disse...

Ainda assim não consigo não gostar do filme... É leve, daqueles que daqui uns seis anos vão estar na sessão da tarde. E eu vou querer ver!

Leo Carioca disse...

Eu não vi o filme aina. Mas, acredite se quiser: eu ainda não tinha parcebido que esse era o Johnny Depp!
Realmente a maquiagem dele foi uma máscara.

Rodrigo disse...

A cada dia que passa, gosto mais do filme. Ele é chato e maçante em diversas partes, mas adorei a subtrama.

Alice não quer ser o que querem que ela seja. O filme não é o que todos querem que ele seja (uma filmagem pura e simples do livro "Alice no País das Maravilhas"). Aí fica o embate "essa é Alice?", "não, essa não é Alice" e "sim, eu sou Alice". No final, não adianta querer mudar e esperar que a mudança aconteça porque você quer que ela aconteça. Você vai ter que cortar a cabeça do dragão. Literalmente.

Li essa matéria e lembrei do seu blog, já que você (e eu) gostamos de A História sem Fim. Por onde anda Atreyu, que tem 38 anos hoje: http://www.buzzfeed.com/expresident/atreyu-at-38

neto paes disse...

O dono do blog ainda vive?? Alê, cadê vc????

Anselmo disse...

e por falar em blu: http://bluraynews.com.br/?p=2344

Anônimo disse...

Alessandro?

Tudo bem com vc?

Tanto tempo que não posta.

Abraço

Latinha disse...

Opa! Acho que acostumei com a passada diária por aqui para saber o que anda acontecendo no mundo do cinema.

Espero que tudo esteja bem!

Abração.

Juan Pablo disse...

Ale???
Where are you?
Me sinto em um filme de terror... sem saber o que vai acontecer... aiai...