14.7.10

MEL GIBSON 1956-2010

Um filme que deverá estrear nos cinemas ainda em 2010, um para 2011 e mais três projetos agendados que podem ficar apenas na promessa, quem é que vai contratar Mel Gibson agora? preso por dirigir embriagado, culpando os judeus por todas as guerras que já aconteceram no mundo, espancando a namorada, engravidando a moça sem se casar com ela, diz ser cristão, constroi igrejas mas não paga a conta etc etc etc. Será que estamos perdendo alguma coisa? ele ofende os negros e Whoopi Goldberg o defende, e quanto a Danny Glover? Tem muita coisa estranha na atual situação do ator mas em casos assim, envolvendo celebridades, a verdade pouco importa, o que importa é a imagem da pessoa, e Mel está no fundo do poço agora. Podemos dizer adeus a ele? felizmente ele nos deixou um legado, mas não deixe que o atual sr Gibson estrague os filmes do velho Gibson, tem muita coisa boa em sua filmografia. Reveja cinco momentos memoráveis, pois tudo o que nos resta agora é o passado.


ALTA TENSÃO
Esse filme já ganhou dois "remakes" só em 2010. O rapaz amalucado, metido em encrencas, que acaba envolvendo a ex namorada Goldie Hawn na bagunça. Há muita química entre os dois no filme e Mel exibe sua forma física, uma mistura de ação e comédia gostosa de se assistir.


TRILOGIA MAD MAX
Um homem que perdeu tudo, a esposa e o filho, vaga pela Austrália pós apocalipse indiferente a tudo e a todos. Quase não abre a boca para falar, só quer ficar sozinho e, relutantemente, estica o braço para ajudar alguém em dificuldades. Um dos mais legais anti-heróis do cinema, mas que, infelizmente, não combina com o cinema atual, então não espero muito do remake (ou parte 4).


ETERNAMENTE JOVEM
Um pouco de ficção cientifica prepara o terreno para um filme que une o E.T. à uma história de amor. Roteiros originais ainda estavam na moda no inicio dos anos 1990, em filmes humildes que se preocupavam mais com a história e não com o fator blockbuster.


QUADRILOGIA MÁQUINA MORTÍFERA
Talvez o maior mérito dessa franquia seja o fato de ser um filme família, é quase que uma novela. Mel é o cara que perdeu o amor de sua vida e começa o filme com atitudes suicidas, nos filmes seguintes se apaixona pela família de Danny Glover e aos poucos descobre um novo amor. Glover segue se acostumando com o novo parceiro doidão que o ajuda a entender seus filhos que, a cada filme, estão amadurecendo. "48 horas" pode ser a mãe dos filmes policiais do tipo "um estranho casal", mas foi Máquina Mortífera que fez a coisa virar moda em Hollywood.


CORAÇÃO VALENTE
Que saudade dos épicos papa oscars dos anos 1980 e 1990, eram figurinhas carimbadas em todas as cerimônias. Coração valente foi um dos últimos e Mel levou dois oscars para casa. Meio ficção, meio verídico, uma história de amor, momentos marcantes e um final glorioso. Foi o auge da carreira de Gibson que começou a rolar ladeira abaixo em seguida, mas bem devagar, em filmes pouco chamativos em comparação, uma vez que foi na vida pessoal que ele começou a tropeçar.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

KEVIN COSTNER 1955-1995

Estamos com um réquiem na ponta da língua para Kevin Costner também, mas ele insiste em continuar fazendo filmes, devia trocar de agente, só escolhe produções ruins.

Mas você pode ficar com:

Dança com lobos
Robin hood
Campo dos sonhos
Os intocaveis
JFK a pergunta que não quer se calar
O guarda costas

fuja de "waterworld" e de qualquer outro filme que veio em seguida.

Anônimo disse...

Faltou O ano que vivemos em perigo. Filmão.

Ana

Anônimo disse...

nossa que susto hahaha
quando vi la o titulo e comecei
a ler achei que ele tivesse morrido
mais foi so a carrreira dele que morreu ainda bem haha

Anselmo disse...

definitivamente vagabunda virou profissão de risco.

Latinha disse...

Ainda do Kevin Costner na época do "O guarda costas"... estranho como fica a sensação de que a carreira dele desceu a ladeira depois...

Eu nunca fui muito fã do Mel Gibson, mais uma vez eu acho interessante como a maioria das pessoas ainda acredita que por ser famoso, a pessoa obrigatoriamente é boa, gentil e educada...

Anônimo disse...

Não creio que a carreira dele tenha acabado. Não acredito que ele realmente seja tão culpado. A ex dele é uma víbora, maquiavélica, premeditada. Ela preparou uma bela cama de gato pra ele, mas no fim acredito que ele conseguirá provar que essa vigarista o levou a loucura.
Vi meu primo passar por uma situação bem semelhante, so que não é nenhuma celebridade. Assim como essa tal de Oksana ela aprotou de tal forma a ponto dele perder totalmente o controle e duizer coisas até que não pensava e jamais faria. A raiva leva a gente a querer ofender profundamente que nos está ferindo violentamente. E é obvio que Mel descobriu que essa mulherzinha não valia nada, é uma falsa, discimulada e que queria o dinheiro dele. Com o riompimento da relação e vendo que não conseguiria o que esperava resolveu levá-lo a loucura e a tentar arruinar-lhe a vida.
Mas acredito que no fim quem vai ficar mal é ela. Ele conseguirá se reerguer.
Afinal quem recebe UR10 milhões com o nascimento de uma filha não deixa, de certo modo, de estar vendendo a mesma ao próprio pai. Imoralidade total.