15.8.10

cinema, homens e pipoca apresenta

MARVEL COMICS NO CINEMA

EDIÇÃO ESPECIAL

Graças aos modernos efeitos especiais podemos dizer que estamos na melhor época para se lançar filmes com super heróis. Hoje eles fazem muito mais do que "apenas" voar. A franquia heróis barra cinema já tentou decolar duas vezes e teve sucesso nos anos 1990, houve uma suave pausa (obrigado Joel Schumacher) mas logo em seguida eles voltaram com tudo. Tire sua capa do guarda roupas, eles estão entre nós e a moda ainda vai durar algumas décadas porque, depois de tantas tentativas frustradas, o casamento entre os gibis e o cinema finalmente deu certo.


STAN LEE
Stan "the man' Lee se tornou um dos mais jovens editores de HQs aos 17 anos. Juntamente com o desenhista Jack Kirby criou uma leva inteira de super heróis de sucesso na década de 1960 quando a editora concorrente, a DC COMICS, juntou todos os seus heróis e criou a liga da justiça, era preciso contra atacar. Lee e Kirby investiram no fator humano de seus personagens, qualquer pessoa podia se identificar com eles, quando os uniformes estão pendurados no armário acompanhamos adultos e adolescentes enfrentando problemas reais como o alcoolismo, o racismo e até perdas familiares. Hoje Stan Lee continua a inventar super heróis, eles estão nos quadrinhos, na tv e na internet, também faz participações especiais nas HQs, em filmes baseados em suas criações e em series de tv. Embora não esteja mais trabalhando na editora ele se tornou o rosto da Marvel Comics. Conheça agora algumas de suas criações e também a lista dos super heróis da Marvel que já ganharam uma versão para o cinema, vamos lá? EXCELSIOR!


BLADE, O CAÇADOR DE VAMPIROS
Depois do fracasso de Bátima e Robin Hollywood ficou com um pé atrás na hora de investir em adaptações de HQs. Mas levar um personagem de quadrinhos não tão conhecido do público aos cinemas poderia dar certo, afinal as expectativas seriam baixas. E Blade foi um sucesso, o cara nem sequer tinha sua própria HQ na época. Stephen Dorff rouba a cena quando aparece e as cenas de lutas empolgam bastante. O segundo filme trouxe personagens digitais numa cena de luta só para se exibir, afinal atores poderiam ter feito a cena sem problemas. Já o terceiro filme puxou um pouco para a comédia.


CAPITÃO AMÉRICA
Ele já ganhou dois filmes para a tv com o bonitão Red Brown no papel do herói em 1979. Em 1990 tentou o cinema e se deu mal. Roteiros ruins, uniformes estranhos e uma moto com asinhas no capacete, o novo filme (2011) deverá nos fazer esquecer de tudo isso.


DEMOLIDOR E ELEKTRA
O que mais me incomoda nesse filme é a Elektra 'branca de neve" de Jennifer Garner, o restante é fiel ao gibi e há inúmeras referências aos quadrinhos em todo canto, seja no nome de alguns personagens ou nas participações especiais ao fundo. O filme até conseguiu explicar o poder de eco localização do herói de um modo infinitamente melhor que Sam Raimi explicando o sentido de aranha de Tobey Maguire. Já o filme de Elektra trouxe a mocinha de bom coração de volta decepcionando ainda mais os fãs da ninja assassina.


DR. ESTRANHO
O filme de 1978 era um piloto para uma serie de tv que nunca viu a luz do dia. Nos quadrinhos o cara só aparece atualmente em participações especiais, ele é o maior mago do mundo mas com o passar dos anos a magia deixou de ser um tema atraente para os leitores.


GERAÇÃO X
De todos os grupos de mutantes que fazem parte da escola Xavier o Geração X trazia os mais jovens que poderiam, um dia, entrar para o grupo principal, os X-men. O filme de 1996 era o piloto de uma serie de tv que não foi produzida, trazia personagens novos em meio a outros que foram tirados diretamente dos gibis. O filme tinha um vilão metido a Christopher Lloyd + o máskara que irritava, e também, apesar de haver muitos super poderosos, evitava de mostrar os super poderes dos mutantes por conta do baixo orçamento do filme.


CONAN O BÁRBARO
Um super filme que levou Arnold Schwarzenegger ao estrelato. O gibi é distribuído pela Marvel mas Conan não faz parte do mesmo universo dos heróis criados por Stan Lee. O filme de 1982 mudou muita coisa em relação ao material original. Teve uma continuação em 1984 (o destruidor) que é uma piada e Conan ainda fez uma participação especial no filme de Red Sonja (guerreiros de fogo) que foi de doer.


O HOMEM DE FERRO
Robert Downey Jr + efeitos especiais de ponta, o filme foi feito sob medida para ser um sucesso. Dirigido por um fã que fez um filme para os fãs e para os não iniciados também. Mas os filmes (2008-2010) deixam de lado o drama na maior parte do tempo, a melhor fase do herói nos gibis foi justamente sua luta contra o alcoolismo. Nenhum dos filmes traz o arqui inimigo de Tony Stark como vilão, mas o Mandarim deverá dar às caras num futuro terceiro filme.


O HOMEM ARANHA
O mais popular herói da Marvel ganhou três filmes na década de 1970 e se deu mal. Problemas com o uniforme pijama e com a teia de plástico se juntam à roteiros que fogem dos gibis. Tentou voltar nos anos 1990 sob o comando de James Cameron, a novela do "filme do aranha" durou 20 anos e passou de mão em mão. Acontece que num filme de verdade a gente tem que ver o cara balançando em suas teias entre os prédios e os efeitos especiais ainda precisavam evoluir. Depois que Blade abriu a porta e os X-men fizeram sua estreia a Sony achou que estava na hora. Teias orgânicas e um sentido de aranha matrix não conseguem estragar o filme. A continuação caprichou na aventura e a terceira parte foi bem infantil.


HOWARD O SUPER HERÓI
O pato politicamente incorreto ganhou um filme infantil direcionado para os adultos, entendeu? vamos dizer apenas que a coisa ficou ridícula. Talvez tivesse mais sorte nos dias de hoje com personagens digitais uma vez que o boneco do filme de 1986 é pra lá de grotesco. Um colossal fracasso que não ganhou nem sequer uma versão em dvd, este só foi lançado na Inglaterra.


HOMENS DE PRETO
Outro gibi muito pouco conhecido. O filme segue à risca a HQ mas a Marvel, depois de comprar os direitos, nem se deu ao trabalho de lançar novas publicações. Baseado numa lenda urbana norte americana o filme foi um dos maiores sucessos do ano. Ganhou uma sequência para crianças com Michael Jackson numa pontinha.


O HOMEM COISA
O filme é horrível mas eu o adoro de tão ruim que é. Quando tenta ser um filme de terror fica mais tosco ainda. Bem diferente do personagem dos quadrinhos, a única semelhança está no titulo do filme.


O INCRÍVEL HULK
Eu adorava o seriado de tv com Bill Bixby e Lou Ferrigno. Vi os 4 filmes em vhs ("o incrível...", "o retorno..." com participação especial do Thor, "o julgamento..." com participação especial do Demolidor e "a morte do incrível Hulk), o primeiro deles era o episódio piloto da serie de tv. Já o filme de Ang Lee decepciona, uma trama e uma sub trama familiar que não convencem, cachorros Hulks e um Hulk fofinho. O filme com Edward Norton é bem superior, o ator é fã do seriado de tv e deu pitacos no roteiro. Referências ao gibi e ao seriado podem ser encontradas pelo filme.


O JUSTICEIRO
Eu amo o cara mas seus filmes... O filme com Dolph Lundgren (lindão na época) é violento mas não respeita o gibi nem na roupa do personagem. Thomas Jane é o Justiceiro mais gato no filme mais divertido, com muitas referências ao material original mas com violência fraca, dando mais espaço para o vilão de John Travolta. O terceiro filme é o mais violento de todos, tem a mesma cara do gibi, mas é apático e sem encanto algum.


KULL
Outro bárbaro criado pelo mesmo cara que criou Conan. Xuarza recusou o papel que caiu no colo de Kevin Sorbo, wow eu também quero cair no colo dele. Mas o filme é muito bobinho e nada memorável, digo, se levar em conta que o cara está tão semi nu no filme quanto nas HQs vale uma espiada.


O MOTOQUEIRO FANTASMA
Não sei por que jogaram tantas pedras nesse filme, ele é gostoso de se assistir. Não sei o quanto ele respeita o gibi, o qual eu nunca li, mas a trama é bastante coesa. Peca na hora de mostrar o personagem se deslocando por aí estilo Neo em matrix, arrasando com as ruas da cidade, um exagero. Vale a pena destruir várias avenidas para pegar um ladrão de bolsas? É o herói com o mais fiel uniforme de HQ que eu já vi e faz uma piadinha com o jogo "mortal kombat" num determinado momento.


NICK FURY - AGENTE DA S.H.I.E.L.D.
Outro episódio piloto de uma serie que nunca foi produzida. O filme é bastante simplório e David Hasselhoff é apenas decorativo. O melhor momento do personagem está na saga "Nick Fury vs a Shield". Atualmente Samuel L. Jackson vive o personagem nos filmes da Marvel uma vez que na linha de gibis "ultimate" (onde os heróis ganharam novas e atualizadas origens) Nick é negro e careca.


QUARTETO FANTÁSTICO
O primeiro filme, de 1993, nem sequer chegou a ser lançado mas tem muitas cópias piratas por aí, respeitava o uniforme dos heróis e tinha um Ben Grimm bem reptiloso. O filme de Tim Story tem um baixo orçamento pois um fracasso poderia ser inevitável mas ele foi um sucesso por ser tão simples. O segundo filme também é legal, mas lento, a gente queria ver outro tipo de Galactus em cena. O Surfista por outro lado está perfeito. Gostei de ver Johnny aprontando com Ben como nos gibis mas, embora Julian McMahon seja um gato, esse Dr Destino que passa a maior parte do tempo de rosto descoberto faz o filme se afastar do gibi.


TRANSFORMERS
Dos brinquedos para os gibis e depois para a tv, numa serie animada que pouco estava ligando para a censura da época. Quando ganhou um longa metragem eles mataram o Optimus! O filme veio no momento certo graças aos efeitos especiais de hoje, era um filme de meninos para meninos. Se concentra na relação de Shia LaBeouf com os Autobots num estilo bem anos 1980 tipo menino + criatura estranha. Mas o filme seguinte deixou os robôs um pouco de lado e se concentrou nos humanos, um humor pastelão e Megan Fox desnuda como atrativo. A trama está mais caprichada mas mal apresentada, de modo que a coisa ficou meio confusa.


X-MEN
É lá se foram centenas de uniformes legais que não serviriam em atores de carne e osso. Efeitos especiais modestos num filme no qual pouca gente estava apostando. Em seguida veio o melhor de todos, com mais efeitos e mais ação. E depois chegamos ao terceiro filme estilo festa camp que provou ser apenas um concurso de popularidade matando personagens clássicos. O filme do Wolverine não fica muito atrás, as melhores cenas estão na abertura. Cenas com o Blob e com o Gambit parecem estar no filme só para satisfazer fãs que procuram rostos conhecidos. Tem um mega clímax mas o Canguru Jackman continua não se parecendo com o Wolvi das HQs. Apesar de respeitar a cronologia dos filmes este traz um Dentes de Sabre (gatão) que não tem nada a ver com o capanga bobão de Magneto no filme de 2000.


E O QUE VEM POR AÍ?

THOR (2011)
CAPITÃO AMÉRICA (2011)
X-MEN FIRST CLASS (2011)
TRANSFORMERS 3 (2011)
MOTOQUEIRO FANTASMA 2 (2011)
CONAN (2011)
WOLVERINE 2 (2011)
OS VINGADORES (2012)
O HOMEM DE FERRO 3 (2012)
MAGNETO (2012)
O HOMEM ARANHA (2012)
DEMOLIDOR (2012)
HOMENS DE PRETO 3 (2012)
VENOM (2012)
QUARTETO FANTÁSTICO (2013)

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Ah que saudades dos mais de 5 mil gibis da marvel que eu tinha,
foram quase vinte anos colecionando aquilo,
ocupavam tanto espaço e estavam me custando tanta grana mensalmente que eu parei com tudo e doei a coleção.
Mas ainda me lembro bem do pessoal e das histórias.
Para essa edição especial usei minha memória, o imdb e a wikipédia,
minha enciclopédia Marvel e o livro de André Morelli (super heróis no cinema)

Marcelo Doni disse...

talvez vc goste desse link sobre personagens em quadrinhos com tematica gay

http://www.queerty.com/tag/comic-books/