30.8.10

MARY E MAX - UMA AMIZADE DIFERENTE

Animações digitais são para os covardes, fazer uma animação em stop motion é sempre um desafio bem maior e não há como não chamar isso de arte (poderia ser a 12ª arte?). Se o boneco se despedaçar você vai ter que começar a cena novamente, é um trabalho do cão mas vale a pena. Atualmente o stop motion está se concentrando no público mais velho, usando temas mais fortes e adultos. Em MARY E MAX os bonecos vão do preto ao branco propositalmente, na Austrália existem tons de marrom e em niuiroqui tudo é p&b, detalhes em vermelho estão estrategicamente espalhados pelo filme, um primor visual que também tem uma linda história baseada levemente em fatos reais. Inacreditavelmente ignorado pelo oscar, o filme australiano dá de dez num certo velho e sua casa com balões.

MARY: SEU ÚNICO AMIGO ESTÁ DO OUTRO LADO DO MUNDO.

Mary é uma menina australiana que é o alvo predileto das outras crianças por ser meio diferente, além de ter uma horrenda marca de nascença na testa, "cor de bosta" como lhe dizem e uma mãe alcoólatra e cleptomaníaca. Uma dia ela abre a lista telefônica da cidade de niuiorqui e escolhe um endereço qualquer na tentativa de arrumar um amigo. Ela manda uma carta se apresentando para Max, um senhor solitário que tem síndrome do pânico e sofre ataques quando algo muda sua rotina, ele não sabe como interagir com as pessoas e vive trancado em seu apartamento. Aos poucos os dois vão ficando muito amigos, ele responde as perguntas dela sobre o comportamento dos adultos e a ajuda em seu aprendizado. São vinte anos de correspondência entre eles e a vida de ambos segue por diferentes caminhos não planejados originalmente. Os minutos finais são comoventes pois, depois de duas décadas, eles finalmente irão conhecer um ao outro assim que Mary conseguir viajar para niuiorqui. Assista legendado, Toni Collette e Philip Seymour Hoffman dão um show nas vozes dos personagens.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: Mary and Max
ANO: 2009
PAÍS: Austrália
DURAÇÃO: 92 min
DIRETOR: Adam Elliot
ELENCO: Toni Collette, Philip Seymour Hoffman, Eric Bana

Alanis_Surtada disse...

Eu assistí no ano passado.
É lindo! Realmente vale a pena.
É triste não ter recebido a atenção merecida.
Também fico com este, sem dúvida, se comparado com Up.

varzo disse...

é muito fofo mesmo... e olha que não dei muita coisa no começo, mas sempre é assim né? Os filmes que nos mais surpreendem são aqueles que menos queríamos ver, você deveria fazer um post sobre este tema, o que acha? Fazia tempo que não via um anime tão lindo como este. Estou esperando vir em blu para comprar.

Marcelo Doni disse...

Adorei o filme assisti simplesmente trêz vezes , espetacular uma obra prima mesmo