29.9.10

10 FILMES DE ZUMBIS QUE VOCÊ TEM QUE VER ANTES DE MORRER E SE TORNAR UM DELES

FIDO O MASCOTE (2006)
Estamos numa década de 1960 alternativa. Os mortos voltaram à vida quando a Terra passou por uma estranha nuvem de poeira cósmica e uma guerra entre eles e os vivos teve inicio. Após a guerra um cientista criou um colar que pode controlar os zumbis, fazendo sumir o apetite por carne humana. Aí as pessoas começaram a usar os zumbis como empregados domésticos. O pobre e solitário garoto Timmy se apega ao seu zumbi Fido, vendo nele um ótimo amigo e um pai substituto, uma vez que seu pai verdadeiro não lhe dá muita atenção. Mas quando o colar de Fido falha e ele mata uma idosa Timmy precisa proteger o zumbi, esconder as provas e impedir que ele seja levado embora e exterminado. Comédia de humor negro obrigatória.


A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)
O primeiro filme da mais famosa saga de George Homero. Apresentado pelo ponto de vista do cidadão comum, então não espere por maiores explicações. O inferno está cheio? uma sonda voltou de Vênus com um vírus? a culpa é dos homossexuais? cientistas, e padres, divulgam suas teorias na tv e no rádio enquanto ainda há tempo. A pandemia é inevitável. Foi nesse filme que surgiu a maior parte das regras para zumbis. Se você morrer, vira zumbi, se você for mordido por um zumbi, idem. Para acabar com tudo basta um tiro no cérebro, mas em todos os filmes de Homero os vivos estão sempre ocupados brigando entre si, cada filme é um ataque aos costumes sociais, o herói negro do primeiro filme tem um destino cruel. Ganhou uma parte 2 em 1979 (o despertar dos mortos), uma parte 3 em 1985 (dia dos mortos, onde os zumbis aprenderam a usar armas de fogo) e uma quarta parte em 2005 (terra dos mortos, os vivos estão a beira da extinção). Também um remake de mesmo nome em 1990 e um spin of fraquinho em 2007 (diário dos mortos).


MADRUGADA DOS MORTOS (2004)
É o remake de "despertar dos mortos" mas chegou ao Brasil com outra, e perdida, tradução. O diretor gato Zack Snyder deixou os típicos zumbis de Homero, lentos e rastejantes, de lado e criou uma legião de super zumbis. Eles correm pra caramba, não tem mais esse negócio de tentar passar correndo no meio deles, esses são perigosíssimos. Como no filme original, vemos um grupinho de vivos presos num shopping center enquanto o mundo lá fora vai se enchendo de zumbis. Outra novidade, eles não atacam cães.


EXTERMÍNIO (2002)
Jim acorda no hospital e descobre que Londres foi tomada por um estranho vírus que faz as pessoas ficarem violentas. Tecnicamente não são mortos vivos, mas o efeito é o mesmo, uma epidemia que pode sair do Reino Unido e se espalhar pelo mundo.


RESIDENT EVIL RECOMEÇO (2010)
Ainda está longe da trama dos games mas trouxe os zumbis criados pelo T-vírus de volta ao papel de vilões do filme, e outros mortalmente modificados. Conseguiu se assemelhar mais aos jogos que os filmes anteriores.


ZUMBILÂNDIA (2009)
O melhor filme de zumbis da atualidade. É o primeiro a expor as regras para se sobreviver num mundo infestado de zumbis. Com zumbis do tipo Snyder o filme é uma comédia de humor negro bastante dinâmica, diverte um bocado. Eu o vi nos cinemas duas vezes no mesmo dia.


O RETORNO DOS MORTOS VIVOS (1985)
Essa comédia de terror trash não tem nenhuma ligação com os filmes de George Homero. Os zumbis são criados quando um agente químico vaza de um tambor que caiu de um caminhão militar. O filme é muito engraçado, qualquer coisa morta volta à vida, até pedaços de cadáveres. E eles precisam comer cérebros humanos para fazer parar a dor que sentem, a dor de se estar morto. Nas legendas em português surgiu o clássico MIOLO toda vez que eles dizem "brain". Ainda inédito em dvd, teve duas continuações fraquinhas.


[REC] (2007)
É uma ideia pra lá de original misturar a bruxa de Blair com um filme de zumbis, ponto para a Espanha. É uma pena que a continuação tenha feito a trama perder o rumo unindo zumbis biológicos aos possuídos. Fuja da versão americana.


A MORTE DO DEMÔNIO (EVIL DEAD 1982)
A clássica trilogia de Sam Raimi deve ganhar mais um filme em breve. Uma misteriosa criatura passa a correr pela mata quando alguém lê trechos do livro dos mortos e traz os defuntos de volta à vida. O primeiro filme é quase claustrofóbico, o segundo é psicologicamente perturbador, o terceiro está mais para uma aventura. Destaque para a cena da moça engolindo o olho do zumbi que foi parar em sua boca enquanto ela gritava.


PLANETA TERROR (2007)
Grindhouse, o filme duplo de Quentin Tarantino e de Robert Rodriguez prometia ser imperdível. Mas as pessoas não gostaram da longa duração e ele foi dividido em dois em seguida. No fim das contas o segmento de Tarantino (à prova de morte) acabou se mostrando o mais fraco dos dois. Já "planeta terror" é um filme de zumbis bem violento, e contou com nomes famosos no elenco, em pontinhas! A moça com uma arma no lugar da perna já nasceu cult.

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

o crème de la crème dos zumbis está nas décadas de 1940 a 1970, mas eu resolvi usar filmes mais atuais que estão disponiveis em dvd caso você queira ver algum deles.

André Mans disse...

preciso ver esse do mascote urgente

Ariel disse...

Gostei da sua lista Alessandro, pois adoro filmes de zumbis, mas acho que vc esqueceu de colocar a parte dois de Extermínio, é sensacional, melhor que o primeiro

Leo Carioca disse...

Não sou muito chegado em filmes de zumbi. Mas, pra quem gosta, um que você poderia incluir nessa lista é Demonwarp, lançado no Brasil com o título de Demônio do Espaço.
É super trash e os zumbis são super mal feitos. Mas, pra quem gosta de terror oitenteiro, vale pena conferir.

Elielson disse...

Já tinha ouvido falar no Fido, mas nem dava atenção, depois de tu contares a história fiquei com vontade de ver!

Jefferson Reis disse...

Indico REC.