7.9.10

5 HOMENS QUE SABIAM DEMAIS

ORSON WELLES
Você pode ver "cidadão Kane" hoje e não enxergar nada de tão soberbo no filme. Mas leve em consideração que antes dele os filmes eram diferentes. O filme inaugurou a narrativa não-linear, surgiram os flashbacks, os ângulos de câmera também são novidades, a montagem e a edição das cenas eram inéditas até então. Mas por ser baseado numa história real o filme quase que não foi lançado por conta do "Kane" verdadeiro (William Randolph Hearst), indicado para 9 oscars e vencedor apenas de 1 (roteiro original) o filme, reconhecido como obra prima muitos anos depois, fechou muitas portas para Welles em Hollywood.


GEORGE MÉLIÈS
Os próprios criadores do cinema acreditavam que aquilo seria uma moda passageira, eles filmavam pessoas andando pela rua ou regando o jardim, sim, qualquer dia o público ficaria de saco cheio disso. Mas Méliès achou que o cinema poderia ser usado para contar histórias, inventou os primeiros efeitos especiais e criou o primeiro filme de ficção científica (viagem à lua) em 1902.


GEORGE LUCAS
Star wars estava pronto em sua mente mas não havia como tornar o filme realidade por conta dos limitados efeitos especiais da época, então Lucas e sua equipe tiveram que criar novos efeitos do nada. É claro que o filme também se tornou um marco do cinema e hoje é pai de todos os filmes de ação e aventura. Mas vamos falar da maior mancada da história do cinema aqui, a Fox não acreditava no filme, o estúdio permitiu que Lucas ficasse com 100% dos lucros que o merchandising de star wars produziria, Lucas apostou em action figures e se tornou bilionário em pouco tempo. Por pouco a Fox não cometeu o mesmo erro com "Titanic", outro filme que, para o estúdio, estava fadado ao fracasso.


MICHAEL MOORE
Ele não se conteve quando subiu ao palco para pegar seu oscar de melhor documentário e atacou o presidente americano, foi vaiado até não poder mais. Mas o que é que ele viu de errado no presidente que ninguém mais viu? bem, o restante dos americanos só notou algo de errado anos depois, e todos viram que Moore tinha razão. Seu documentário seguinte foi um sucesso de público, mas não chegou a ser indicado ao oscar. Naquele ano alguns atores mais abusados lamentavam no palco do oscar o fato de "fahrenheit 9/11" não estar entre os indicados e diziam o quanto gostavam do filme.


CHARLIE CHAPLIN
Estamos em 1940 e Chaplin aparece nos cinemas com um filme falado, uma divertida paródia de Adolf Hitler mostrando um ditador mimado, de um fictício país europeu, falando um "alemão" que o próprio Chaplin improvisava a cada segundo. "O grande ditador" tem um pouco de drama e de comédia e um final feliz. A segunda guerra mundial estava acontecendo mas os isteites ainda não haviam entrado nela e por conta disso o filme foi condenado no país. O lance que pegou é que na época pouca gente via o nazismo como uma ameaça, haviam até simpatizantes em Hollywood e Chaplin estava mostrando nas telas um Hitler maluco que queria se tornar o senhor do planeta. Após esse filme Charlie Chaplin foi "convidado" a deixar os estados unidos, o filme teria sido um sucesso se tivesse sido lançado apenas 2 anos mais tarde.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcansável.
para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade.

Victor Hugo

Anônimo disse...

Que tradução horrenda!

No original é:
"L'avenir a plusieurs noms.
Pour les faibles, il se nomme l'impossible; pour les timides, il se nomme l'inconnu; pour les penseurs et pour les vaillants, il se nomme l'idéal."

(O futuro tem nomes diversos
Para os fracos, ele se chama impossível
Para os tímidos, ele se chama desconhecido
para os pensadores e bravos, ele se chama ideal).

Sutis diferenças, não acha?

Olha, inalcançável tá escrito errado!

Anônimo disse...

Que bom que você se lembou do Méliès!
Saiu um DVD com uns curtas dele, fiquei fascinado!

varzo disse...

E por falar em futuro, queria te perguntar como você lida na hora de comprar um blue que já tem em DVD? Geralmente, como no meu caso, só compro filmes que adorei e sei que de alguma forma fizeram parte de algum momento na minha vida. Tem filmes que adorei tanto quanto os que comprei, mas não consigo comprar porque ainda falta algo. Me deixa revoltado ter que ter dois filmes iguais só por conta da dita tecnologia. Até quando vamos permitir que tirem nosso dinheiro de forma descarada? Não acha que quem tem um dvd original deveria poder trocar por um blue do mesmo título?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anônimo

não era esse o poema que eu queria mas foi o primeiro que surgiu na minha frente no google, e eu ainda por cima o copiei e colei aí.
acho que é a primeira vez na vida que vejo essa palavra escrita na minha frente, então nem notei

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anônimo 2

quando comprei o dvd com os curtas do melies eu fiz uma postagem no blog, você viu? os curtas são apresentados por sua neta e o dvd faz parte da coleção cultclassic

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi varzo

a maioria dos meus blues são filmes novos (2009-2010), os antigos filmes eu troco por blues dependendo do material extra ou do audio, mas raramente compro filmes repetidos, nesse caso um amigo meu fica com os dvds, não há a necessidade de trocar a coleção toda, o blu-ray player também reproduz dvds

fique esperto na hora da troca
o blu do "cavaleiro das trevas" é um lixo, o blu de "brokeback mountain" não tem audio HD e por aí vai, alguns dvds simplesmente não podem ser trocados por blu, pelo menos até que os blues ganhem edições especiais imperdíveis