16.9.10

7 FILMES EDUCATIVOS QUE ATÉ QUE SÃO LEGAIS

VIAGEM FANTÁSTICA
James Cameron está nos devendo um remake desse filme há mais de 13 anos. No momento o remake tem data de estreia para 2013 mas o nome do diretor não está confirmado, de fato, o filme nem sequer tem um elenco ainda. A produção de 1966 conta com efeitos especiais incríveis para a época, um grupo de cientistas é miniaturizado e enviado para dentro do corpo de um famoso politico para salvar a vida do cara. Há muitas cenas de ação e de tensão no filme, atravessar o coração não é fácil e a cena no ouvido interno é bem divertida. Acidentalmente você aprende um pouco sobre o corpo humano.


A ERA DO GELO
Quando se fala da era do gelo a maioria das pessoas pensa em mamutes ou em felinos dentes de sabre. Pouca gente já ouviu falar de Macrauchenias ou de Brontotérios. Eu achei muito legal ver a chamada mega fauna no filme, a época, bem posterior ao desaparecimento dos dinossauros, em que os mamíferos começaram a ficar enormes. O filme apresentou às crianças toda uma gama de animais que elas nunca viram antes. Mas quem pisa na bola é o dvd brasileiro, onde se lê na caixa: "20 anos atrás, na era do gelo..."


HAPPY FEET
Há uma bem vinda novidade nessa animação que gerou alguns problemas aos criadores do filme na hora de desenhar os personagens, eles não tem um rosto humano, suas feições não são humanas como em muitas animações envolvendo animais. Os pinguins são pinguins, às vezes uma pinta ou uma penugem que não cai é a única coisa que nos ajuda a saber quem é quem no filme. Além de mostrar um pouco da vida do pinguim imperador e de passar uma mensagem ecológica o filme também fala sobre homossexualidade, vai me dizer que não notou isso?


RAPA NUI
A história do povo que viveu na ilha de Páscoa e que transformou o lugar num deserto depois de cortar todas as árvores para poder transportar enormes estátuas. O filme ensina bastante apesar de fazer isso usando uma história bem fraca, mas perde a oportunidade de passar uma mensagem atemporal.


ALEXANDRE
Com cara de documentário por narrar acontecimentos que bem que poderiam ser mostrados, como a conquista do Egito, e tentando bancar o épico papa oscars com uma Angelina Jolie que vê o futuro no papel de uma mulher esquecida pela História, e pelo filho, depois que Alexandre cresceu. Mas o filme foi muito mais corajoso que muitos épicos antes dele, como o "Tróia" de Brad Pitt meses antes, Alexandre e Heféstion eram apaixonados um pelo outro e o diretor não ia mudar isso para agradar o público conservador, "Hollywood que se exploda" disse ele, e o lance gay acabou contribuindo para o fracasso do filme.


CLEÓPATRA
Ela não liderou nenhum exercito na batalha contra os alienígenas, ela não salvou a vida do presidente americano num ataque terrorista e nem encontrou um ingresso de cinema mágico no portal da fadas. Então o filme passa longas horas mostrando políticos conversando sobre politica, é quase que teatral, atores num cenário e muitos diálogos. Cenas de ação e de suspense? que nada, a vida real não é assim, e o filme merece algum mérito por tentar ser o mais fiel possível à história da última rainha do Egito.



POCAHONTAS
Depois de Aladdin a Disney estava apostando todas as suas fichas nesse filme. Deixando o "rei leão" em segundo plano para cobrir apenas um espaço de tempo até que Pocahontas ficasse pronto. E acabou que o filme da moça não fez tanto sucesso quanto o "tapa buracos" do Simba, mas é o primeiro filme animado da Disney a ser baseado numa história real. Uma mensagem ecológica se une à história que foi fiel à realidade até o final, até a pequena sereia escapou da morte em seu filme mas Pocahontas não deu sorte, nos isteites muitos conhecem sua história, mas pelo mundo afora as crianças torceram o nariz para o final "incompleto". Grandes mudanças só na idade dos personagens, a verdadeira Pocahontas tinha 12 anos e John Smith quase 40.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Fique esperto

existe uma edição de ALEXANDRE em dvd por aí onde se lê na caixa: VERSÃO DO DIRETOR.
Ela não tem nada a ver com o diretor, é uma versão do estúdio tentando correr atrás do prejuízo,
logo, apesar do filme ter a mesma duração, eles cortaram muitas cenas gays

ScorpianVivi disse...

Gente, eu devo ser mto burra ou ingênua mesmo!!! rsrs.. Onde tem homossexualismo em Happy Feet??!!!
Fiquei passada agora!! rsrs..
Me explica por favor, Alessandro!! :)

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi scorpianvivi

não é exatamente homossexualidade e sim uma referência a ela.
o fato do pinguim ter nascido meio diferente dos outros, sua busca por aceitação,o modo como seu sapateado é retratado como um costume mal visto por outros pinguins e também a inevitavel mania dos pais de se acharem os culpados pelo comportamento do filho, em determinado momento Menphis diz que a culpa é dele por ter deixado o ovo cair durante o choco.
você também encontra essas situações pelas quais muitos gays passam em madagascar 2

Luiz Fernando disse...

Concordo com vc Alessandro, sobre Happy feet.
No inicio eu achei ke esse seria o mote do filme, mas acaba sendo ofuscado pela mensagem ecologica.
Fikei ligeiramente decepcionado...