1.10.10

1 FILME PARA DEFINIR 1 DÉCADA

ANOS 1970
"Star wars" fez o público jovem voltar aos cinemas e apresentou um novo modo de se fazer filmes. Até então nem mesmo Hollywood imaginava que fazer filmes poderia ser tão lucrativo do lado de fora das salas de cinemas. Anos antes "Tubarão" inaugurou a mania dos filmes de verão e "Superman" e "Alien" fecharam a década com um gostinho de quero mais.


ANOS 1980
Aí veio a década da aventura, dos adolescentes e da fantasia, seguindo o rastro de star wars. John Hughes, James Cameron e Steven Spielberg se destacaram. Indiana Jones se tornou um dos maiores heróis do cinema e "ET" foi a maior bilheteria da década.


ANOS 1990
O cinema ficou mais frio e violento. Hollywood descobriu a aids, os gays e o cinema independente com Quentin Tarantino e a Miramax. "Pânico" redefiniu o gênero do terror e a animação clássica atingiu seu auge com "o rei leão". "Titanic" foi o ponto alto dos épicos papa Oscars que desapareceram em seguida pois estavam fazendo a entrega dos prêmios parecer injusta. No final da década "o sexto sentido", "matrix", "a bruxa de Blair" e "a múmia" abriram novas portas, embora tenham fechado outras para si mesmos (clones e continuações ruins)


ANOS 00
Agora é com você, qual é o filme que é a cara dos anos 00?


HARRY POTTER 2001-2011
Começou como uma fantasia com crianças, chegou ao auge da aventura no quarto filme e depois ficou sombrio e com furos que deixaram os não-leitores dos livros perdidos. Nos dois últimos filmes aderiu à moda do 3D. O último filme corre o risco de se tornar a maior bilheteria de todos os tempos.


A TRILOGIA DO ANEL
Foram 30 indicações ao Oscar e 17 estatuetas em três anos consecutivos. Gerou uma infinidade de clones nos anos seguintes, curiosamente, clones propositais. Na maioria deles a trama era bem diferente daquela da saga do anel, mas o aspecto dos filmes foi criado de tal modo a nos fazer lembrar dos filmes de Frodo e cia.


O HOMEM ARANHA
Se aproveitando da porta que os équismem abriram a produção deu inicio, oficialmente, à moda dos filmes de super heróis de quadrinhos. A moda atingiu seu auge em 2008 e ainda está no ar, trouxe de volta o Bátima e até o Superman.


PROCURANDO NEMO
A Pixar conseguiu aquilo que na década anterior era algo impensável, colocar nos cinemas 1 longa de animação em CGI por ano. "Procurando Nemo", um dos maiores sucessos do estúdio, juntou a nova tecnologia ao aspecto consagrado dos desenhos feitos a mão. Durante a década outros estúdios começaram a investir em animações em CGI como a Fox e a Dreamworks, e mais tarde a Universal. 2007 foi o ano dos bichinhos digitais, que conseguiram apagar quase que por completo as animações clássicas.


JOGOS MORTAIS
Depois de inúmeros filhotes de "pânico" o terror ganhou um novo gás com os filmes de "tortura erótica", "jogos mortais" gerou muitas cópias e continuações, muitas lançadas diretamente em dvd.


CREPÚSCULO
Ok o filme é uma droga mas deu inicio à vampiromania que nunca foi tão poderosa. Meninas que começaram a década apaixonadas por Harry Potter agora são moças apaixonadas por vampiros. A moda gerou uma infinidade de livros e foi parar até na televisão.


AVATAR
O filme que consagrou o novo 3D, agora com luzes polarizadas. Seus filhotes e clones vão abrir, e possivelmente dominar, a próxima década.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Outros menos importantes

TODO MUNDO EM PÂNICO
Comédia que deu origem às sátiras de filmes que assolam o mundo hoje.

VERSÕES AMERICANAS DE FILMES DE TERROR ORIENTAIS
Veja os originais sempre que puder.

REMAKES DE FILMES DOS ANOS 1980
Estão matando os clássicos

VERSÕES PARA O CINEMA DE SERIADOS DE TV DOS ANOS 1970 E 1980
Raramente respeitando o material original.


Outros marcantes

TRILOGIA JASON BOURNE
Redefiniu os filmes de ação contagiando até James Bond.

MOULIN ROUGE
Trouxe os musicais de volta, hoje estão até na tv.

Becks disse...

eu acho q a gente soh poderia definir os anos 2000 depois q 2010 acabar, e mesmo assim, dps de 2015 porque ai a gente vai ter o distanciamento necessario pra compreender!

eu voto em Up! Altas aventuras, os ultimos 2 anos pelo menos foram dominados por animações em 3d que não necessariamente eram pra crianças!

mas todos os que vc disse tbm tem um grande peso!

Savio Flavio disse...

Difícil essa! acho q ainda n dá para saber devido ao lado afetivo...
eu jamais tiraria da lista filmes como CLOSER; OS SONHADORES; O DIARIO DE BRIDGET JONES; AMERICAN PIE...

mas eu escolheria mesmo CIDADE DE DEUS OU MESMO TROPA DE ELITE, PRINCIPALMENTE O ULTIMO, POR TER DEIXADO UM REGISTRO FORTE NA FILMOGRAFIA NO BRASIL, ACHO Q DIFICILMENTE ESQUECEREMOS ESTES FILMES E MARCA O GRANDE PROBLEMA DE NOSSA ÉPOCA.

DENTRE O QUE VC SELECIONOU FICO COM O SENHOR DOS ANEIS, ACHO Q A PENETRAÇÃO DELE FOI MAIOR DO QUE A DO BRUXO! EMBORA O BRUXINHO DOMINE ATEH HJ...

Elielson disse...

É realmente difícil definir apenas um filme para essa década!

E Alessandro, e não acho que os não-leitores de HP estão perdidos. Aliás, porque estariam, toda a história está ali, com um corte aqui outro lá, mas a história está nos filmes, nada que faça confusão com os não-leitores. Quem não está entendendo, é porque não prestou atenção nos filmes.

Vih disse...

Fico entre Senhor dos Anéis e as animações em CGI, pendendo mais para esta última.