31.10.10

11 FILMES BEM CURTINHOS

FEITIÇO DO TEMPO - DURAÇÃO 24 HORAS
O filme todo dura um único dia, o dia da marmota, que Bill Murray revive sem parar, esse dia se repete quase que 50 vezes ao longo do filme, sim eu contei. Existem muitos outros filmes que também duram apenas 24 horas mas "feitiço do tempo" virou cult e já ganhou até três versões em dvd, duas especiais.


GATINHAS E GATÕES - DURAÇÃO 17 HORAS
Samantha se levanta da cama pela manhã, é o dia de seu 16º aniversário, mas também é o dia do casamento de sua irmã mais velha, e ela nota que toda sua família se esqueceu dela por conta disso. Mas tudo bem, antes do dia terminar, enquanto ainda é seu aniversário, ela está ao lado do cara mais bonitão da escola, dando seu primeiro beijo.


CURTINDO A VIDA ADOIDADO - DURAÇÃO 11 HORAS
Ferris não quer sair da cama, ele está "doente" e não vai à escola hoje. Depois de passar o dia todo passeando pela cidade ele precisa voltar para casa antes que seus pais voltem do trabalho. Esse é um único dia no último ano escolar de Ferris Bueller, imagine os outros 364.


TE PEGO LÁ FORA - DURAÇÃO 8 HORAS
Clássico da sessão da tarde, finalmente saindo em dvd (que pena, não tem a dublagem da época). Jerry fez a besteira de tocar no aluno mais mal encarado e perigoso da escola (para não dizer também "bonitão", é impossível não se lembrar de Heath Ledger). Agora o cara vai acabar com Jerry na saída da escola, às 3 da tarde. Então Jerry passa o filme todo tentando fugir ou ser expulso da escola para se livrar da briga. A contagem acima não leva em consideração o prólogo de "24 horas depois" no final.


UMA NOITE DE AVENTURAS - DURAÇÃO 5 HORAS
Outro filme que precisa ser lançado em dvd urgentemente. A história sem maiores cortes de tempo se passa numa única noite. Elisabeth Shue não vai mais poder sair com seu namorado então ela topa ser a babá de uma menina fanática pelo Thor. Mas sua melhor amiga está com problemas no centro da cidade e a moça resolve ir ajudá-la levando os garotos com ela e é preciso levar todos de volta para casa antes que seus pais retornem, aí então surgem os bandidos.



CLUBE DOS CINCO - DURAÇÃO 97 MINUTOS
John Hughes e Molly Ringwald de novo? desta vez o filme e a trama tem a mesma duração. Cinco alunos problemáticos estão cumprindo detenção na escola e há tempo de sobra para que se tornem bons amigos após uma boa terapia de grupo. É estranho notar que, quando bolei a postagem, tantos filmes adolescentes dos anos 1980 simplesmente tenham surgido do nada.



POR UM FIO - DURAÇÃO 81 MINUTOS
Filme que bebe da mesma fonte da serie "24 horas", tem até o Kiefer no elenco. Foram 81 minutos que o personagem de Colin Farrell nunca mais vai esquecer, outro filme "em tempo real".


CÃES DE ALUGUEL - DURAÇÃO ENTRE 50 MINUTOS E 1 HORA
Acompanhar um filme com um cronometro não é nada agradável, mas pode-se dizer que, sem os flashbacks, "cães de aluguel" quase que perde metade de sua duração total com a soma de todas as cenas que se passam somente no tempo presente. Agora, desafio mesmo é saber quanto tempo dura "pulp fiction", somando a cena mais antiga com a mais nova e descontando as mesmas passagens pelo ponto de vista de outros personagens (isso seria repetição, mas deve-se seguir as versões mais longas), para complicar ainda mais a coisa toda tá fora de ordem, pelas minhas estimativas "pulp fiction" deve ter uns 90 minutos de duração.


O MÁGICO DE OZ - DURAÇÃO 25 MINUTOS
O filme chega aos 17 minutos e Doroty leva uma pancada na cabeça e vai a nocaute, quando ela acorda o filme acaba 2 minutos mais tarde. Um fato interessante, 5 minutos na vida real equivalem a 1 hora em um sonho (você já sonhou com a versão estendida de "o segredo do abismo" e depois acordou e notou que só haviam se passado alguns poucos minutos desde que você foi dormir? é assim mesmo). E como a viagem de Doroty a Oz foi apenas um sonho de uma hora e vinte minutos, logo ela esteve apagada por 5 ou 6 minutos enquanto o tornado contornava a fazenda.


CORRA LOLA CORRA - DURAÇÃO 20 MINUTOS
Outro filme em tempo real, mas os 20 minutos se repetem 3 vezes, até que Lola tome as decisões certas e salve a vida de seu namorado que precisa repor a grana do chefe mafioso. Melhor filme alemão dos anos 1990, também vale a compra do CD.



ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS - DURAÇÃO 9 MINUTOS
Novamente a trama do "foi tudo um sonho". Temos 3 minutos de filme e aí Alice encontra o coelho branco, e mais 1 minuto de filme depois que sua irmã a acorda. Nesse meio tempo Alice sonhou por 71 minutos, que na vida real seriam 5 ou 6 minutos. Isso torna a trama mais plausível, seria difícil acreditar que a irmã de Alice ficou lendo um livro de história por mais de uma hora, em voz alta, antes de perceber que Alice estava dormindo.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

NOTA 1

Existem outros filmes em "tempo real" que poderiam estar nessa lista,
mas são poucos os filmes que se dão ao trabalho de nos falar a hora certa,
ou nos mostrar um relógio, assim fica dificil fazer qualquer conta,
então deixei alguns filmes de fora.

NOTA 2

Postagens desse tipo dão um trabalhão para se fazer,
ás vezes me viro do avesso nesse blog por nada,
seria bem melhor gastar toda essa energia em troca de um bom salário...

Unknown disse...

Olá Alê!!!!!
seu blog está de parabéns, como sempre.
Preciso tirar uma dúvida com vc, sabe qdo sai o DVD de NINE??????
Obrigado!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi jessika

nine foi lançado em blu já faz um bom tempo.o dvd, se não me engano, saiu em julho mas eu ainda não o vi em nenhuma loja. apenas a capinha dele na internet

ViniNogue disse...

A postagem com certeza foi trabalhosa e o resultado foi ótimo! Adoro todos os posts desse blog, são de grande qualidade.

Carlos Saraiva disse...

Tudo bem que o seu respeitável público não gosta dos clássicos, mas cadê "Festim Diabólico", onde um tal de Hitchcock consegue espremer um dia em 2 horas??

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi carlos

na verdade festim diabolico é outro filme em tempo real com 81 minutos, estava na minha lista a principio mas eu já havia falado sobre o filme 4 vezes em 2009, aí eu o troquei por 'por um fio' que nunca apareceu por aqui.

Anônimo disse...

Muito bom esse post, parabéns, muito válido!

Becks disse...

Adorei o post, Corra Lola Corra é exelenteeee!