27.10.10

ESPECIAL DE HALLOWEEN - 40 FILMES DE TERROR OBRIGATÓRIOS (1-4)

1- NOSFERATU - UMA SINFONIA DO HORROR (1922)
Eles mudaram a trama ao máximo para evitar qualquer tipo de atrito com os herdeiros de Bram Stoker, que escreveu "Drácula", mas de nada adiantou. O filme lutou muito para se manter vivo, evitando de cair no limbo e foi redescoberto algum tempo depois. É a mais famosa versão não-oficial de Drácula com um vampiro bem frágil, cujo final te faz perguntar: como é que um vampiro com séculos de idade pôde cometer um erro tão bobo?



2- DRÁCULA (1931)
E entra em cena o ator Bela Lugosi, nasce o Drácula clássico, bem vestido, engomadinho, com capa e seduzindo mulheres. Essa imagem do conde, diferente do personagem do livro, se tornou famosa no mundo todo, até o inicio dos anos 1990 os vampiros não vestiam outra coisa.



3- FRANKENSTEIN (1931)
E surge Boris Karloff, fugindo da trama e do personagem do livro de Mary Shelley. A criatura do dr. Frankenstein ganhou um aspecto que se tornou mundialmente conhecido. Alto, cabeça achatada, testa protuberante, super força, gentil e inocente, pouca inteligência e parafusos no pescoço. No livro o bicho mal recebe uma descrição e é o vilão da história. O filme se parece mais com um conto de fadas moderno. Snif snif, só a menininha aceitou o monstro como ele é, snif.


4- O LOBISOMEM (1941)
Não é o primeiro filme de lobisomens mas foi feito para ser O FILME, um olhar definitivo sobre o monstro e sua maldição, completando o famoso quarteto fantástico (Drácula, Frank, lobisomem, múmia) que reinou absoluto por várias décadas com inúmeros filmes e crossovers entre eles.


5- O MONSTRO DA LAGOA NEGRA (1954)
Aí veio o monstro da lagoa negra, diferente de todos os outros monstros de sua época. Afinal, ele era novidade. Ele é o último de sua espécie, seres anfíbios que viveram numa era anterior aos dinossauros, morando numa lagoa na floresta amazônica. Ele se sente ameaçado pelos humanos que passam pelo local e se apaixona pela moça que faz parte da expedição. Ele tem sua própria mitologia, onde é resistente a tiros, ele tem um fator de cura, e tem olhos que não suportam uma luz mais forte.


6- A MOSCA DA CABEÇA BRANCA (1958)
Por mais animal que seja a maquiagem usada no remake de 1986 é a maquiagem do filme original que mais dá arrepios. Afinal de contas o cara saiu do tele transportador com uma cabeça de mosca, literalmente, e uma mosca, que entrou na máquina junto com ele (sem que ele a visse), ficou com sua cabeça. O final é demais!


7- À MEIA NOITE LEVAREI SUA ALMA (1964)
Zé do caixão dá uma de demônio em forma de gente e tenta se tornar o pai da criança perfeita, mas sua esposa não fica grávida de jeito nenhum, então ele vai atrás de outra mulher. Depois de ser violada a pobre moça jura que vai cometer suicídio e voltar do inferno para se vingar.


8- ESTA NOITE ENCARNAREI NO TEU CADÁVER (1967)
Ainda tentando realizar o sonho da paternidade demoníaca Zé do caixão procura uma nova esposa. Mas os moradores da cidade estão de olho nele, e o cara é caçado. Ele grita que não acredita em deus e a censura proíbe o filme, que só foi liberado depois que a fala foi alterada. Já as cenas sanguinolentas, deixaram passar numa boa.


9- O BEBÊ DE ROSEMARY (1968)
Fazendo a linha do terror sugestivo, nada é mostrado ou comprovado até os minutos finais. Enquanto isso você acompanha a trama pelo ponto de vista da personagem principal que pode estar imaginando coisas ou não. Isso dá ao filme um charme todo especial e um final memorável.



10 - A NOITE DOS MORTOS VIVOS (1968)
O primeiro capitulo da saga dos mortos de George Homero colocou os zumbis no mesmo patamar de outros monstros clássicos, surgiram as regras de zumbis, do modo de contaminação ao modo certo de se matá-los. Mas todos os filmes de zumbis de Homero trazem algum tipo de mensagem, nesse primeiro filme o tema acaba sendo o racismo, basta reparar no destino do herói do filme, que é negro.

5 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Na próxima postagem

os monstros dão lugar aos serial killers

Juan Pablo disse...

Sempre arrasando nos topicos!!!
AMEI!!!

Becks disse...

me deixou com medo soh de ler!!

heheheehe

Arthur Beaverhousen disse...

O cabelo da Mia é copiado até hoje por zilhões de anonimos e celebridades do mundo, foi um marco no ramo da moda e estilo.

Elielson disse...

Opa, chegou no meu ramo: terror e suspense. Nunca gostei de filmes com mosntros e afins. Sou mais do serial killer, fantasmas, etc.