30.10.10

ESPECIAL DE HALLOWEEN - 40 FILMES DE TERROR OBRIGATÓRIOS (3-4)

21- HELLRAISER, RENASCIDO DO INFERNO (1987)
Não tente entender o universo criado por Clive Barker, suas regras e personagens são um tanto bizarros. Tenha apenas em mente que existe um cubo, não toque nele, fim. Mas todo mundo o toca, tentam decifrar seu enigma e abrem uma porta para o inferno (?). Mortos voltam à vida e precisam sugar os vivos para cobrir seus corpos com pele. Os moradores dessa estranha dimensão vieram do quarteirão sadomasoquista de Rodeo Drive, um visual impressionante. No terceiro filme você confere um rapaz bonitão e bom de cama.



22- SEXTA FEIRA 13 (1980)
É como Psicose, mas ao contrário. Jason não aparece nesse filme e sua mãe garante a matança dos adolescentes (spoiler é o escambau). O primeiro filme tem uma trama com começo, meio e fim bem definidos, apresentar o próprio Jason na sequência usando um recurso do tipo "ele esteve vivo todo esse tempo" não é forçar a barra, mas todas as sequências fizeram uso do padrão que surgiu em 1980. As novidades ficam por conta da máscara que surgiu no terceiro filme e da morte de Jason no quarto filme pelas mãos de Corey Feldman, ele só volta no sexto filme e dá inicio á uma serie de ressuscitações (explicadas no nono filme).



23- UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (1981)
O melhor filme de lobisomens já feito por conta da maquiagem, ganhadora do Oscar, do terror pop e das novidades: dor durante a transformação e fantasmas. Manipular a criatura quadrúpede não é fácil, assim o boneco aparece pouco e em rápidas cenas, deixando o filme bem mais assustador com seus uivos e rosnados na escuridão. Fuja das continuações.


24- THE EVIL DEAD, A MORTE DO DEMÔNIO (1982)
Esqueça do Homem Aranha, the evil dead é a melhor trilogia de Sam Raimi, bem, o terceiro filme é mais puxado para a comédia de aventura, mas os dois primeiros são bem assustadores. Fazendo uso do famoso livro Necronomicon, criado por H.P. Lovecraft em um de seus contos (e que muita gente jura que o livro é real), um grupo de adolescentes liberta uma misteriosa criatura na floresta e traz os mortos de volta à vida. As mortes são bem originais e o fato do bicho nunca aparecer é o maior mérito do filme.



25- THE EVIL DEAD 2, UMA NOITE ALUCINANTE (1987)
Agora o bonitão Bruce Campbell está sozinho em casa, segurando boa parte do filme nas costas. Melhor momento, sua mão cria vida e tenta matá-lo. Aos poucos ele vai enlouquecendo, seu sofrimento parece não ter mais fim. O final traz um gancho para a parte 3 (dvd raríssimo, é mais fácil encontrar um gremlin no seu banheiro). Com uma motosserra no lugar da mão direita Ash é um dos action figures mais famosos, a trilogia também já rendeu alguns jogos de video game.



26- BRINQUEDO ASSASSINO (1988)
Chucky já me metia medo em seu "estado natural", que tipo de criança compraria um boneco tão feio? e quando ele foi possuído pelo espírito de um homem mau ficou ainda pior. A movimentação do boneco é um primor numa era pré Gollum, e o clímax do tipo "quantas vezes eu tenho que te matar diabo?" é muito legal, você fica sem saber quando exatamente deve respirar aliviado. A continuação também é legal, depois entra a comédia bobinha.



27- POLTERGEIST (1982)
Dentro e fora das telas pensar em Carol Anne nos dá calafrios, pobre menina. Embora seja uma trilogia o primeiro filme torna as continuações bem inferiores e esquecíveis, pois está cheio de momentos marcantes. Hoje é preciso ser muito corajoso, ou estúpido, para pronunciar a palavra "remake", pois na era do politicamente correto não há espaço para fantasmas indígenas mal encarados (Marlon Brando? Oscar? Alguém?). E esses fantasmas fazem de tudo, até hoje os efeitos impressionam.



28- A HORA DO PESADELO (1984)
Dormir se tornou perigoso, se Freddy te mata no sonho você morre na vida real. Um roteiro pra lá de original que já nasceu completo, Freddy tem um passado, o filme tem suas regras, e as meninas mortas pulam corda e cantam para te avisar do perigo. No número 2 as mortes ficaram mais legais, tem um homocara no filme, o terceiro e o quarto são os mais divertidos. Já o número 7 viajou na maionese. Fuja do remake de 2010.



29- MADRUGADA DOS MORTOS (2004)
É um remake de "despertar dos mortos", a parte 2 da saga de George Homero, apenas veio ao Brasil com outro nome. Temos um bando de pessoas presas num shopping center enquanto o mundo lá fora vai se enchendo de zumbis. Mas como pode esse remake ser melhor que o filme original? Simples, os zumbis do diretor Zack Snyder não são lentos, eles correm, gritam, agitam os braços e pulam como os vivos, e por que não? muitos morreram há pouco tempo, ainda estão em boa forma. Esqueça daquele lance de se correr entre os zumbis lerdos, estes são uma verdadeira multidão enlouquecida. E isso dá ao filme um toque de terror a mais. Novidade, eles não comem cachorros.



30- A HORA DO ESPANTO (1985)
Em matéria de "os goonies encontram os monstros" os garotos perdidos saem ganhando, mas "a hora do espanto" tem muito mais terror, ser um vampiro não é tão divertido como no filme de Joel Schumacher e aqui eles são realmente os vilões. Típico filme do tipo "os adultos não acreditam em mim, então vou ter que fazer tudo sozinho". Stephen Geoffreys ficou famoso com seu "Evil Ed" nesse filme, se tornando um dos garotos de ouro de Hollywood, uma grande promessa. Mas fez muitas escolhas erradas, depois de 5 filmes desistiu, fez mais de 30 filmes eróticos gays nos anos 1990, voltou aos filmes de horror em 2007.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

na próxima postagem

três novos rumos para o terror e...

Japão

Leo Carioca disse...

Bom, vamos passo a passo...
Hellraiser é bem o que você disse: foi criada uma história (pelo menos eu acho, né?) um pouco difícil de se entender, principalmente pelo fato dos vilões não manterem as mesmas intenções ao longo dos filmes que foram feitos.
Em Sexta-Feira 13, quem quiser pode bater o pé, brigar, rosnar, mas não tem como negar que é o maior clássico slasher que existe.
Ainda que o Jason só apareça pessoalmente no 2º filme (e o 1º e o 2º filmes foram os únicos dessa série que conseguiram contar uma história propriamente dita), ele é o vilão de slasher que mais ficou consagrado até os dias de hoje.
O Lobisomem Americano Em Londres é pros filmes de lobisomem a mesma coisa que Sexta-Feira 13 é pros slashers: o maior clássico de todos. Além de ser uma história com personagens com identidade própria, e não só de personagens que entram no filme pra morrer. E eu não diria que ele teve exatamente continuações, mas sim filmecos que tentaram imitar ele, mas com outras histórias, outros personagens e se passando em outras partes do Mundo.
Uma Noite Alucinante 2 foi simplesmente um remake do antecessor, lançado poucos anos antes. Mas muito mais legal, com certeza.
Quanto ao Brinquedo Assassino, os 2 primeiros filmes até que foram legais e realmente assustam em alguns momentos. Mas as continuações que vieram depois, como você disse, viraram uma comédia gore tão boba que a gente tem vontade de nem terminar de ver.
Poltergeist, como eu disse num post do meu blog antigo, foi uma sátira de terror mal interpretada. Mas vale a pena ver pelos efeitos especiais incríveis pro início dos anos 80.
Da Hora do Pesadelo eu posso falar a mesma coisa de Hellraiser: uma história difícil de entender (mas não tão contraditória quanto a Hellraiser), que pra você conseguir captar, tem que ir pegando os pedaços de informações que vão sendo dados ao longo dos filmes. Mas eu confesso que fiquei sem dormir quando vi isso pela 1ª vez nos anos 80.rsrs
E da madrugada dos mortos a única crítica negativa que eu tenho a fazer é que a origem dos zumbis não é explicada. Eles simplesmente aparecem, mordem alguém e quem é mordido se transforma em zumbi também. Só aparece um fanático religioso dizendo que aquilo é um sinal do fim do Mundo.
Bom, os outros filmes que você mencionou eu não vi, então não posso dizer nada. Mas, como você sabe, sou fã de filme de terror.rsrs

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi leo

madrugada dos mortos é um remake de despertar dos mortos, que é a parte 2 da saga de George Homero, desde o primeiro filme a trama é sempre mostrada pelo ponto de vista do cidadão comum, por isso ninguém sabe exatamente como a epidemia começou mas a teoria mais aceita é a de que uma sonda espacial, que voltou do planeta vênus, trouxe um vírus ou algo assim