31.10.10

ESPECIAL DE HALLOWEEN - 40 FILMES DE TERROR OBRIGATÓRIOS (4-4)


31- O RE ANIMATOR (1985)
Não é um filme qualquer de zumbis, do tipo biológicos, virou cult por conta das mais estranhas cenas já feitas. Uma memorável música tema e muito sexo, nada mais desconcertante que uma cabeça decepada tentando fazer sexo oral numa moça presa numa mesa de necrópsia. Destaque para o mocinho do filme, lindão.


32 - O CEMITÉRIO MALDITO (1989)
Stephen King pela última vez na lista, o filme termina um segundo antes do livro mas ambos os finais são legais. O garotinho zumbi com sede de sangue marcou época e a trama gerou paródias até em desenhos animados. Ainda estou para descobrir se a incrível cena em que o cara levanta da cama e bate com a cabeça no criado mudo é real (talvez um acidente) ou faz parte do roteiro. A música tema dos Ramones ainda não perdeu seu brilho.



33- A ESPINHA DO DIABO (2001)
Será que já saiu em dvd? Guillermo del Toro assina esse terror espanhol com crianças que Hollywood ainda não copiou. Temos um orfanato no meio do nada onde as crianças convivem com um míssil no meio do pátio que pode explodir ou não, estamos na guerra civil espanhola e a vida não tá fácil para ninguém. Para piorar há no orfanato um fantasma de um garoto assassinado que quer vingança. O rapaz que toma conta dos meninos, e que faz sexo com uma das professoras, vale o ingresso.


34 - PÂNICO (1996)
Depois de esgotar a antiga fórmula do terror nos anos 1980 Wes Craven reinventou a coisa. Mas o crédito é todo de Kevin Williamson (criador de Dawson's creek) que humanizou os personagens, eles não estão no filme só para morrer, todos tem uma história para contar. O filme com sustos nada óbvios está gerando clones até hoje. O primeiro filme é o único cujo dvd já saiu de catálogo e não é fácil encontrá-lo. Talvez um box seja lançado em breve se aproveitando do lançamento do quarto filme nos cinemas.



35 - A BRUXA DE BLAIR (1999)
Outra reinvenção no gênero e um soco no estômago de Hollywood, filmes feitos em casa explodindo nas bilheterias. No fim das contas bastou uma boa história e uma propaganda via internet que não custou quase nada. Pelo bem ou pelo mal o youtubo surgiu 6 anos depois e há muita coisa boa por lá no estilo bruxa de Blair e muita gente tentando ser descoberta por Hollywood no site.




36- O SEXTO SENTIDO (1999)
Outro filme que trouxe algo novo para o gênero, bem, não tão novo, mas se usado do modo certo... Estou falando do final surpresa, aquele que faz o filme dar um giro de 180 graus e te faz sair do cinema com o queixo no chão. O elenco também arrasou, Bruce você já conhecia (no ano anterior um de seus filmes se tornou a maior bilheteria do ano) e Haley Joel Osment, que não foi escolhido para ser Anakin Skywalker, se tornou um astro da noite para o dia. Indicado para 6 Oscars incluindo melhor filme, um terror no Oscar? isso não acontecia desde 1973!



37 - 30 DIAS DE NOITE (2007)
E agora chegamos ao melhor filme de vampiros já feito. Nada de capa, nada de terno e gravata borboleta, nada de romance. Vampiros comem humanos, então vamos ao que interessa. Os vampiros do filme barra gibi nem sequer estão preocupados com manchas de sangue na roupa ou nas bochechas, eles realmente dão medo, seu visual é assustador, são predadores de humanos e ponto final. Uma vez que Josh Hartnett nem sequer tira a camisa (no seu caso isso é atuar) os vampiros dominam o filme. Cenas claustrofóbicas de primeira qualidade e muita violência. O diretor David Slade usou um pouco desse filme e deu mais ação à saga "crepúsculo" em "eclipse", assustando algumas Twilight girls.



38 - RINGU (1998)
Baseado num livro japonês que faz uso de uma lenda urbana o filme foi o primeiro terror oriental a ganhar uma versão americana, muitos outros o seguiram desde então. A trilogia pode ser encontrada em dvd num box e vai além das versões americanas. A segunda parte continua onde o primeiro filme parou mais acrescenta pouco à trama. Já o terceiro filme se passa antes do primeiro, mostrando como a tal menina foi parar dentro do poço, tem um final perturbador que te faz até passar mal.



39 - [REC]
Um clone da Bruxa de Blair feito na Espanha que consegue ser original por ser um filme de zumbis, e tem um clima de video game em primeira pessoa. Um baixo orçamento, poderia ter sido feito no Brasil, mas como o filme da Bruxa ele depende de uma boa ideia, e o Brasil prefere não apostar em filmes de fantasia (até parece que ninguém aqui está preocupado com o retorno financeiro nas bilheterias, o público adolescente vai ao cinema e quer ver filmes divertidos e não "Dom Pedro (história) e os capitães da areia (livros que a professora nos força a ler) salvam a musa do carnaval (pornochanchada disfarçada)").



40- JOGOS MORTAIS (2004)
Outra revolução no terror, surgem os filmes de tortura erótica. Passando por cima da era do politicamente correto o filme salvou o gênero que até então ainda copiava "pânico" e "o sexto sentido". Ganhou até jogos de video games. Ainda estamos nessa era do terror, mas a próxima revolução pode acontecer a qualquer momento. O monstros podem voltar na próxima década, ou os serial killers, ou algo novo, que você nunca imaginou com as luzes apagadas.

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Boa noite e tenham todos horríveis pesadelos.

eu vou sair agora e esperar pela Grande Abóbora.

Rafael disse...

realmente ...pesadelos.
são esses tipos de filme q fazem eu ficar de olhos abertos a noite inteira

Leo Carioca disse...

Eu não desmereço os filmes de terror atuais, mas acho que eles não superam os dos anos 80.
Na maioria das vezes, sabe por quê? Excesso de efeitos 3D mal feitos.
Você sabe que tem o 3D classe A e o 3D classe Z, né? E os monstros que aparecem nos filmes de terror atuais (aí não tô nem falando especificamente desses que você mencionou aqui) são quase todos desenhos de 3D classe Z. Eu acho que ficava até mais bem feito quando o monstro era um ator fantasiado, como era dos anos 90 pra trás.

ViniNogue disse...

Otima sequência de posts! Deu vontade de passar na locadora e fazer maratona de terror nesse feriado.

Agora, uma sugestão: pq vc não faz um post falando sobre os "snuff movies"?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi vininog

eu não sou muito fã do gênero e acho que isso deixaria muitos leitores do blog impressionados, nauseados e outros 'ados'
o pessoal já morre de vergonha quando o assunto é 'sexo'...

Aécio Sales disse...

Que eu saiba, o Pânico 1 nunca foi lançado aqui no Brasil em dvd...na época a video arte do brasil lançou em vhs pois tinha os direitos sobre o catálogo da DIMENSION FILMS...

Logo em seguida, a PARIS FILMES adquiriu os direitos dos 2 e 3, que eu tenho em minha coleção, e faço pensamento positivo para que ao lançarem o 4, alguém se interesse e o 1 chega às lojas para que eu possa completar a minha coleção.

Elielson disse...

Na verdade, a Imagem Filmes já está "lutando" pelo direitos do primeiro filme, em breve, lançará os três filmes em BD. Na altura desse campeonato, só quero o filme mesmo numa ótima qualidade, pode vir sem extras que eu não tô nem aí!

Jefferson Reis disse...

REC e A Bruxa de Blair.