30.11.10

10 ANIMAÇÕES LEGAIS QUE VOCÊ DEIXOU PASSAR

1- O GIGANTE DE FERRO
Por conta do teor pouco infantil o filme de Brad Bird (os incríveis, ratatouille) não fez muito sucesso, mas foi redescoberto pouco tempo depois e virou cult entre os adultos. A história do robô alienígena gigante, e desmemoriado, que vem parar na Terra no momento em que os americanos estão histéricos por conta do satélite russo Sputnik, tem boas doses de drama e um final tocante. Jennifer Aniston e Vin Diesel estão no elenco de vozes. A ambientação nos anos 1950 é tão perfeita que passa por cima da era do politicamente correto mostrando crianças portando armas em casa.


2- VALSA COM BASHIR
Passou pelo Brasil modestamente, mas conseguiu ser lançado em dvd por aqui, isso por conta da indicação que recebeu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, embora seja uma animação. O visual é impressionante, o making of te deixa de queixo caído. Na trama um homem tenta relembrar seu passado visitando pessoas que fizeram parte dele, mas os flashbacks se misturam à cenas surreais e a coisa fica parecendo um "sonho acordado".


3- PERSEPOLIS
Animação clássica e em preto e branco, baseada numa história real, merecia o Oscar de melhor animação do ano por ser tão superior a Ratatouille que acabou levando a estatueta. Foi exibido em poucos cinemas brasileiros mas ganhou um dvd nacional juntamente com uma versão em português do livro, em quadrinhos, no qual o filme foi baseado.


4- MARY & MAX
Uma das melhores animações de 2009, mas completamente ignorada pelo Oscar. Em stop motion, com bonecos de massinha, levemente baseado numa história real, mostrando uma menina australiana e um homem adulto norte americano que se correspondem por cartas por 20 anos. Outra animação para adultos only. Ganhou um dvd e um blu brasileiro.


5- AS BICICLETAS DE BELLEVILLE
Mais uma animação não-Disney (como todas da lista) que precisou ser descoberta através do dvd porque pouca gente a viu nos cinemas devido ao número pequeno de salas que a exibiu. Recebeu duas indicações ao Oscar e tem um visual único. Conheça a vovó Souza que atravessa o oceano para resgatar seu neto sequestrado, o filme tem poucos diálogos e um final que emociona.


6- CORALINE
Foi exibido no Brasil em cópias 3D, mostrando que animações em stop motion se dão bem melhor nesse formato que animações em CGI. O visual é bem sombrio e a dublagem está ótima, a vilã do filme pode entrar para o hall da fama das vilãs do cinema deixando certas vilãs da Disney no chinelo.


7- QUEER DUCK O FILME
O patinho gay que protagonizava curtas animados feitos especialmente para a internet, isso explica sua animação restrita, ganhou um filme onde faz sátira de muitos filmes famosos e tira um sarro de muitas celebridades, além de explorar o mundo gay nos mínimos detalhes. O mais interessante é que o único homocara envolvido no projeto é o ator que faz a voz do pato, nem por isso o filme é homo-ofensivo, na verdade é super engraçado.


8- TOKYO GODFATHERS
Cada vez que uma animação japonesa vem ao Brasil você tem que comemorar, são muitas aquelas que nunca ganham um dvd nacional, ou, ganham uma tiragem bastante limitada. E se o filme for direcionado para adultos a coisa complica mais ainda. Em Tóquio três mendigos encontram um bebê abandonado no lixo na véspera de natal e decidem encontrar a mãe da criança. Temos um homem de meia idade, uma menina e um travesti, o passado de cada um é revelado no decorrer da trama que tem um desfecho muito legal.


9- O FANTÁSTICO SR RAPOSO
Duas indicações ao Oscar, um dvd, um blu-ray, o filme mais engraçado já feito por George Clooney, com Meryl Streep e Bill Murray no elenco. Já está na hora de você ir atrás desse divertido filme. Era o meu favorito no Oscar deste ano, aí deram a estatueta para UP... (pra mim o filme acabou quando a casa do velho levantou voo, depois disso ficou infantil demais)


10- FERNGULLY
Depois que a Disney "renasceu" outros estúdios começaram a investir pesado em animações com o novo visual "a la pequena sereia". Ferngully, caso você não conheça, pode fazer você se lembrar de "avatar". De fato, avatar, ferngully e Pocahontas parecem filmes irmãos. Na trama temos uma fada que, acidentalmente, faz um humano encolher ao seu tamanho e lhe mostra, do ponto de vista dela, o desmatamento de sua floresta. O rapaz decide ajudar as fadas na luta contra a super escavadeira, "possuída" por um espírito do mal, que pode destruir a árvore onde o povo mora. Robin Williams faz a voz de um morcego doido que fugiu de um laboratório, as canções não empolgam mas o final é bem "Akira". Ganhou uma sequência bem fraca em 1998.

14 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM

TODOS OS CÃES MERECEM O CÉU

Não é um tema fácil, um cão morre, mas ganha uma segunda chance e ajuda uma menina pobre. O final é triste e pode ter contribuído para o fracasso do filme na época. Os criadores tentaram salvar a franquia e fizeram uma continuação cheia de humor, mas bem fraquinha.

Blogger disse...

Tem um que eu gosto muito chamado "Ghost in the Shell". A trama se passa no futuro, onde as pessoas podem ter sua consciência transportada para um corpo mecânico. A ação começa quando surge um hacker desconhecido e não vou contar o resto pra não estragar. Mas é recomendadíssimo. Possui várias sacadas filosóficas sobre o que é ser "humano"...

varzo disse...

uai... cadê ponnyo? castelo animado? A Viagem de Chihiro? Uma Cidade Chamada Pânico? Kaena - A Profecia?

Anônimo disse...

otima postagem alessandro!!!
Você já viu "Túmulo dos Vagalumes" ???
é o meu preferido ao lado de "mEu Vizinho Totoro"

Abraços
Adriano

Leo Carioca disse...

Acho que desses aí o único que eu vi foi O Gigante de Ferro.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi varzo
oi adriano

tokyo godfathers está na lista representando os animes, e também por ter um personagem gay no elenco,a quantidade de animes que não chega ao brasil é absurda, a lista seria longa, você simplesmente deixou passar o filme porque ele nunca veio para cá.
Ponyo esteve nos cinemas (e eu não gostei muito)até hoje espero pelo dvd de 'a princesa mononoke'.

varzo disse...

ah, meu vizinho totoro é LINDO... muito fofo. Alê, quanto ao ponyo, realmente é um desenho não muito convencional, risos. Mas realmente a quantidade de animes fabulosos que deixam de passar aqui ou vender é absurda mesmo. Infelizmente...

Unknown disse...

Eu vi:

- Valsa com Bashir

- Mary e Max

- Coraline

- Queer Duck

- O Fantástico Sr Raposo

50% da sua lista.

Flávio St Jayme disse...

Estou tomando emprestado uns posts do seu blog e publicando no meu, com os devidos créditos, claro.
Abs

Anônimo disse...

Alessandro....

Vc não respondeu se assistiu Túmulo dos Vagalumes e Meu Vizinho Totoro???
Se sim o que achou??

Abraços
Adriano

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi adriano

esse dos vagalumes você tirou do fundo do baú hein?
eu me lembro bem do desenho, bem trágico, mas não o tenho em dvd,se é que algum dia foi lançado.
Totoro também já vi mas não encontro o dvd idem. Nessa lista optei por usar filmes que já foram lançados em dvd no brasil (com certeza)para que os leitores possam vê-los

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi blogger

no brasil o filme se chama O FANTASMA DO FUTURO, ele já apareceu no CHP algumas vezes

Marcelo disse...

O GIGANTE DE FERRO e o FERNGULLY assisti na tv(aliás o Gigante e muiiiiiiiiito bom ) e MARY & MAX
sou apaixonado assisti duas vezes indico também a Casa Monstro
aproveitando Alessando você assistiu o Pinoquio serie animada Japonesa?
parabéns pelo assunto

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi marcelo

eu costumava ver aquele pinoquio japones sim, na tv, mas o canal não exibia os episodios na ordem certa, nunca soube que fim levou aquela trama em que o rato começou a roer o pescoço do boneco para matá-lo enquanto dormia, sinistro...