27.11.10

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

Admita que você ou acompanhava ou dava umas olhadinhas nessa novela mexicana. Criada em 1989 chegou ao Brasil em 1991 com 375 capítulos. Foi reprisada pelo SBT três vezes e ganhou 2 remakes. OHMYGOD era insuportavelmente certinha, sem maiores dramas, bem infantil, era "malhação" com crianças. Mas de vez em quando chocava a todos. Os ataques racistas da personagem Maria Joaquina seriam proibidos nos dias de hoje em qualquer programa infantil. Havia o garotinho negro da turma que era apaixonado por ela e ouvia coisas como "fora daqui negro" e "você vai se casar com a Xita do Tarzan" dentro da sala de aula. A atriz que fazia a professora Helena, Gabriela Rivero, veio ao Brasil e até se encontrou com o presidente Collor em Brasília. A novela foi um verdadeiro campeão de audiência por aqui, uma febre. De crianças à idosos, qualquer um podia acompanhar numa boa suas tramas simplórias e bobinhas que não combinavam em nada com o clima pesado que a novela exibia às vezes.

MOMENTO NAÇÕES UNIDAS
Havia todo tipo de aluno nessa sala de aula. Dos gordinhos aos encrenqueiros, ricos e pobres, inteligentes e burros, um judeu, um negro e um oriental. Era chamada de Escola Mundial mas a gente quase não via outras crianças além daquelas da classe da professora Helena.

MOMENTO MARY POPPINS
Você nunca viu uma professora como a prof Helena. A mulher é a personificação de tudo que é bom e belo e justo no mundo. É até mais paciente com crianças que a Mary Poppins, só não é tão divertida.

MOMENTO ACIMA DO PESO
Lembra do gordinho Jaime Palillo? ou da gordinha Laura? aquela que sempre dizia "isso é tão romântico...", bem, ambos tem algo em comum com a professora Helena, hoje estão todos acima do peso!

MOMENTO MARLEY E EU
Um dos maiores dramas da novela envolvia o garoto encrenqueiro Mario Ayala e seu cachorro Rabito. O moleque estava sempre a um passo de ser expulso da escola e mostrou que tinha um bom coração ao doar Rabito para uma menina paraplégica. Pouca gente notou mas trocaram o cachorro certa vez por um outro meio diferente.


MOMENTO APARTHEID
Maria Joaquina, a garotinha rica e mimada, costumava ser a vilã da novela. Havia o menino Cirilo, negro e pobre, que era apaixonado por ela, cegamente apaixonado, ela o maltratava impiedosamente por ser, bem, negro e pobre. Certa vez dois alunos enganaram Cirilo e lhe deram uma "pomada que o faria ficar branco", assim Maria Joaquina iria gostar dele. Depois que a mãe de Cirilo doou sangue para salvar Maria Joaquina a menina passou a gostar do garoto, mas por um breve período. Uma forte amizade entre os dois só surgiu perto do final da novela, detalhe, o pai de Cirilo havia ganhado uma fortuna na loteria.

MOMENTO OS GATÕES
Na foto acima, Daniel Zapata, Mário Ayala e Paulo Guerra em 2007 (Gabriel Castañon, Mauricío Armando, Abraham Pons).

MOMENTO DE REPENTE 30
A atriz Ludwika Paleta, a Maria Joaquina, que nasceu na Polônia mas se mudou para o México aos 3 anos, fez muitas outras novelas e até atuou ao lado de Gael Garcia Bernal. Já tirou a roupa numa revista, casou, se tornou mãe, se separou depois de 11 anos e já arrumou um namorado. Está fazendo novelas até hoje.

MOMENTO DON'T YOU FORGET ABOUT ME
Parte do elenco se reuniu 15 anos depois, mira el video a continuación:

8 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

alguém pode refrescar minha memória?

carrossel?
que carrossel?
onde?

Anselmo disse...

Num aniversário da Maria Joaquina havia vários brinquedos, entre eles um carrossel de verdade. Não sei se justifica mas...

vídeo da festa:
http://goo.gl/z3bzf
onde todo drama era pouco!

Anônimo disse...

tres jolie!

Juan Pablo disse...

Nossa... que linda lembranca...
Lembro que assisti em espanhol e em portugues...

Anônimo disse...

Hmmmm, vão atirar pedras em mim, mas...
Eu nunca vi essa novela, hehe

Tinha alguma coisa que eu assistia no SBT, mas não sei porque sempre detestei a novela. Na verdade já assisti sim, mas a trama não prendia minha atenção e nem dava bola. Quando surgiam os remakes, então, dava vontade de vomitar.

Carlos Saraiva disse...

Que bom que em 1991 eu já era adulto.

Daniel disse...

infeliz de quem nao viveu essa epoca... linda novela, marcou muito minha vida.

Anônimo disse...

amava essa novelinha!!!!! :), essa atual não tem graça nenhuma.