24.11.10

PARADISE NOW

É bem legal quando isso acontece, eu estava procurando por esse filme já fazia um tempo, aí eu o encontrei e notei que era uma edição especial, uma edição dupla numa bela embalagem. Meses antes quase levei uma simplória edição simples numa caixa de plástico para casa. Essa edição é uma surpresa e tanto, PARADISE NOW não é nenhum blockbuster americano, mas ganhou uma versão dupla com uma luva lindona aberta na lateral. O filme de 2005 foi produzido tanto por Israel quanto pelo território ocupado pela Palestina (o que gerou um certo problema na noite do Oscar), por conta disso chega a ser estranho ver dois personagens palestinos, que vão cometer um ato terrorista em Israel, como mocinhos do filme. Para eles Israel é o império do mal.


MOMENTO TARDE DEMAIS PARA VOLTAR ATRÁS

Said e Khaled são dois amigos que trabalham numa oficina mecânica e sonham com uma vida melhor. Um belo dia (sem que sua cidade seja bombardeada por Israel) pinta uma oportunidade de "trabalho", os rapazes poderão se tornar mártires. Com bombas amarradas ao corpo eles tentarão chegar a Tel Aviv para cometer um ato terrorista. Passando por todo o processo de aprendizado de um homem bomba, gravando um video onde se despedem de suas famílias, fazendo pose para posters que serão espalhados pela cidade e recebendo suas instruções, eles estão certos de que irão, após a morte, direto para o paraíso. Mas, em momentos diferentes, ambos começam a questionar o lance do homem bomba que vai para o paraíso e algo dá errado durante a missão. Cuidado, o final é meio amargo... O disco 2 traz um making of e cenas deletadas.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2005
PAÍS: israel, frança, holanda, alemanha, território ocupado pela palestina
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Hany Abu-Assad
ELENCO: Kais Nashif, Ali Suliman, Ludna Azabal
PRÊMIOS: indicado para o oscar de melhor filme estrangeiro, vencedor do globo de ouro de melhor filme estrangeiro

Carlos Saraiva disse...

O grande "lance" desse filme é a humanização do homem-bomba,que sempre foi satanizado pela mídia.Mostra também o quão tola é a motivação ideológica e religiosa para tais atos.