19.12.10

7 FILMES PROBLEMÁTICOS

Uma das primeiras coisas que ouvi a respeito de DOGMA foi que Alanis Morissette faria o papel de deus, sim, um deus fêmea. Kevin Smith não deixou vazar muita coisa além de uma suposta descendente de jesus que trabalha numa clínica de aborto. Foi o suficiente para que um padre britânico fosse à estreia do filme para protestar na porta do cinema. O filme ele nunca chegou a ver, "não preciso botar a mão no esgoto para saber que é esgoto" disse ele.


Ao mesmo tempo que o filme TUBARÃO esvaziou algumas praias nos isteites (algumas pessoas pegaram trauma do filme, trauma mesmo, tinham medo até de entrar numa banheira) o filme ainda contribuiu para dar ao animal uma má fama. Como se eles existissem apenas para comer os saborosos humanos, o tubarão branco virou um troféu e tanto. Os humanos adoram pescá-lo para poderem dizer "eu matei o maior predador do mar, eu sou demais". Na década de 1990 o tubarão branco entrou para a lista dos animais em risco de extinção.


Se você ficou incomodado com o visual de Rodrigo Santoro em 300, junte-se aos blogueiros iranianos que protestaram contra o filme por ter distorcido a rica cultura dos persas. Eles dizem que o filme retrata os persas como bárbaros desorganizados e primitivos.


Quando 101 DÁLMATAS virou filme ele foi um tremendo sucesso. Naquele ano as crianças norte americanas só queriam um filhote de dálmata de presente de natal. Mas, meses depois, os filhotes já crescidos eram abandonados nas ruas.


Para os argentinos Evita Peron era uma santa. Metade do país se revoltou quando Hollywood disse que Madonna seria Evita num musical para o cinema. O governo deixou que a Casa Rosada (sede da presidência) fosse usada no filme mas quando ele finalmente estreou, alguns cinemas foram destruídos pelo povão. Meses depois surgiram alguns documentos perdidos que mostravam que Evita, de fato, não era nenhuma santa afinal.


Tudo que o filme queria era tirar proveito do sucesso de TUBARÃO, lançado dois anos antes. Mas ORCA A BALEIA ASSASSINA não apenas tem um titulo injusto (na verdade ela é um tipo de golfinho gigante e não uma baleia) como também deu uma má fama ao animal. Felizmente parques aquáticos, e o Free Willy, nas décadas seguintes, ajudaram o bichinho a conquistar nossos corações.


OBJETIVO BURMA é baseado numa história real. Mas enfureceu os britânicos em 1945 quando foi lançado. Isso porque o filme coloca soldados norte americanos como os heróis da trama, derrotando soldados japoneses na selva asiática. O verdadeiro combate aconteceu dois anos antes do filme, ainda estava na lembrança de muita gente, e todos podiam dizer: eram soldados ingleses lutando contra os japoneses. Que história é essa de fazerem um filme com soldados americanos? Hollywood deu uma resposta que dita a moda até hoje: "cinema não é para ensinar história, é para divertir a platéia".

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

O novo troublemaker?

"Menino morde um amigo na escola imitando os vampiros do filme "CREPÚSCULO" (EUA 2009).

Elielson disse...

Tem esse também:

”Menino fica com a cabeça presa em cone de trânsito. Ele queria imitar o chapéu usado em Hogwarts”

Elielson disse...

Tem esse também:

”Menino fica com a cabeça presa em cone de trânsito. Ele queria imitar o chapéu usado em Hogwarts”

Rafael disse...

Gente doida.
Mas, não gosto de orcas e não é por causa do filme, já viu como elas caçam as focas?
ficam um tempão drincando de jogar eles pra cima da água, em vez de mata- las logo. É meio cruel, vi num documentario do animal planet. desde então não vou com a cara delas.