7.12.10

JASÃO E OS ARGONAUTAS

Para encontrar o famoso velocino de ouro Jasão navegou até o fim do mundo, mas o fim do mundo é aqui, no Brasil, e por aqui ele não passou não. Exibido até a exaustão pelo sbt, tarde da noite, nos anos 1980, o filme nunca foi lançado em dvd por aqui (o vhs eu também nunca vi), foi "lançado" apenas em dvd pirata para satisfazer os fãs do filme. Agora a obra chega ao blu-ray, mas não é um blu verde e amarelo, e não há legendas em português. Jasão está, decididamente, proibido de pisar em solo brasileiro.

ATORES REAIS + STOP MOTION, LUTAS EM PERFEITA SINCRONIA


Gregos que se vestem como gregos (e não como super heróis) e deuses que se vestem como deuses (?), a história pode até ser uma salada grega mas o filme de 1963 é superior aos atuais "Tróia (2004)" e "fúria de titãs (2010)", um verdadeiro épico que, por incrível que pareça, não foi nem sequer indicado ao Oscar de efeitos especiais. O maior astro do filme não é o bonitão Todd Armstrong (Jasão) e nem o diretor Don Chaffey e sim Ray Harryhausen, o mestre, o rei do stop motion. Criador dos bonecos mais legais da história do cinema (ok, ao lado de Stan Winston), ele também criou os monstros de "fúria de titãs" em 1981. Animar bonecos com a técnica do stop motion requer muita paciência, e Ray os fazia até respirar. No blu, lançado para comemorar os 90 anos de Ray, há uma faixa de comentários dele e de Peter Jackson. Vários diretores e produtores de efeitos especiais da atualidade contam nos extras como se apaixonaram por cinema graças a Ray Harryhausen e seus monstros.
A história você já conhece. Para recuperar seu reino Jasão vai atrás do velocino de ouro, arruma um barco e uma tripulação cheia de gente famosa, entre elas um Hércules nada atraente (só mesmo Acastus vale uma paquera). Os deuses, gigantes, acompanham a aventura de camarote no Olimpo e a deusa Hera ajuda o herói sempre que pode. O blu traz uma capa com efeitos metálicos, no formato slim e com uma trava na lateral, um luxo só.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: jason and the argonauts
ANO: 1963
PAÍS: reino unido, eua
DURAÇÃO: 104 min
DIRETOR: Don Chaffey
ELENCO: Todd Armstrong, Nancy Kovack, Gary Raymond,Honor Blackman

Leo Carioca disse...

rsrs
No início dos anos 90, esse filme passava quase toda semana no SBT. Mas eu assistia sempre que podia, porque eu gostava.