3.12.10

O CAMINHO PARA A PAZ MUNDIAL

Hoje eu li a seguinte frase:
"Nunca gostei muito de David Fincher, porque ele fez Clube da Luta, um filme moralmente discutível que provocou justamente no Brasil, um assassinato num cinema (onde morreu uma amiga minha)".
Bem, eu lamento pela amiga do cara mas culpar um diretor e um filme?
Me lembro muito bem do ocorrido.
A tv praticamente disse: o filme deixou aquele homem maluco, aí ele sacou uma arma e começou a atirar em todos dentro do cinema.
Ah sim, esqueceram de dizer que o cidadão havia entrado armado na sala, fizeram parecer que a arma havia surgido do nada (culpa do filme também?). Uma vez que o cara entrou num cinema com a intenção de atirar para todos os lados aquilo poderia ter acontecido durante uma sessão de QUALQUER outro filme.
No mesmo ano culparam o filme Matrix pelo tiroteio em Columbine (veja o documentário de Michael Moore). Depois da tragédia resta apenas entrevistar os pais dos assassinos, e o que eles dizem? "a culpa é dos filmes e dos jogos violentos".
Como será que eles dormem à noite sabendo perfeitamente que a culpa é toda deles?
A CULPA É SEMPRE DOS PAIS.
Eu amo filmes violentos, eu amo jogos violentos (sou colecionador de Mortal Kombat desde os anos 1990), mas eu sempre desço da minha bicicleta e a carrego quando atravesso uma trilha de formigas trabalhando, me sentiria mal se matasse alguma.
O cara da frase acima foi ver A REDE SOCIAL (o novo filme de David Fincher) com um pé atrás, gostou um pouco, não condenou o filme.
Às vezes isso acontece, às vezes um filme nos faz lembrar de um dia que queremos esquecer. Eu vi "um morto muito louco 2" após terminar com meu namorado depois de 5 anos juntos, não consegui rir, mas não coloquei o filme na minha lista negra. Sem que eu soubesse um amigo meu havia morrido e estava sendo enterrado enquanto eu estava vendo o remake de Karate kid, às vezes vou me lembrar disso ao ouvir falar do filme, mas é só.
Se algum dia eu, que estou sempre dentro de um cinema, for vitima de algum tipo de atentado, como o de 1999, pode ter certeza de que, enquanto estiver (com sorte) me recuperando no hospital, eu não vou culpar o Harry Potter ou a Megan Fox pelo ocorrido (Megan Fox? tentador).
Não sou como aquelas pessoas que acham que, banir filmes e games, é o caminho para a paz mundial.

7 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Eu pensei certa vez,
eu cometo um assassinato,
consigo fugir ou sou morto,
a policia vai na minha casa fazer uma busca e olha para a minha estante de filmes,
eles vão pegar o dvd de KILL BILL e apontá-lo para as câmeras de tv ou vão pegar O DIÁRIO DA PRINCESA 2 que está ao lado dele?

André Mans disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK
Dizer que o filme causou o assassinato em massa foi foda... eee povinho mequetrefe...

Anônimo disse...

Alessandro,

Morri de rir lendo este post.

Rubens Ewald Filho, né? Autor da maior asneira que li nos últimos tempos?

Não Agüento este cara de ego inflado, cara de boneco de cera e cabelo tapando a careca.

Concordo com você plenamente, pra mim, você é a melhor opinião de cinema.

Se eu fosse acusado, injustamente, de estupro, eles mostrariam minha coleção de pornô ou minha coleção do Truffaut?

Bjo
R.

Blogger disse...

hahahahhahah
Qual é o seu critério para organização de DVDs? Do lado destes deve estar "Mudança de Hábito" 1 e 2!!

Blogger disse...

hahahahhahah
Qual é o seu critério para organização de DVDs? Do lado destes deve estar "Mudança de Hábito" 1 e 2!!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi blogger

meus filmes são organizados por ano de produção, começam em 1898 e vão até 2010, kill bill e diário da princesa são do mesmo ano

Becks disse...

li bastante com seu topico, teve um desses caso na china/japao nao sei ao certo, q um menino matou um monte de gente dps de ver pokemon... mas ai eu acredito q possa ser influencias nefastas do filme!! *sarcasmo*


pessoas mentalmente perturbadas sempre irão existir. nao é o meio q fazem elas se soltarem. é o modo como sao criadas.