9.12.10

WAKING LIFE

Finalmente tenho WAKING LIFE em minha coleção. Um filme para poucos, a menos que você seja um sonhador. Também precisa gostar de filosofia, senão pode esquecer. O filme é uma animação que usa o recurso da rotoscópia, você pega cenas com atores e desenha por cima delas, tirando proveito do movimento natural das pessoas. Como foi feito, com uma técnica mais avançada, em O HOMEM DUPLO (do mesmo diretor de WL) cinco anos depois. Mas WAKING LIFE abusa da criatividade mudando cores e texturas, balançando os cenários e deslocando olhos e bocas. A ideia é fazer o filme se parecer com um sonho liquido. Traz ótimas dicas para você aprender a tomar certas liberdades em sonhos lúcidos mas também conta com o drama dos falsos despertares, tente não ficar paranóico quando sofrer mais de um no mesmo sonho. Há espaço para se debater muitas questões filosóficas no filme, Nietzsche, Aristóteles, deus, o que é a morte, o que é a vida. O filme devia estar em pré produção quando Matrix chegou aos cinemas, não há como não se lembrar da trilogia, se o filme fosse outro todos os personagens de waking life estariam acordando da matrix sem a ajuda de nenhuma pílula.

ETHAN HAWKE E A NAMORADA QUE VÊ A VIDA ATRAVÉS DOS OLHOS DE UMA MULHER IDOSA

A história do filme? não há história alguma, é difícil de se explicar, basicamente temos um rapaz que acorda e descobre que ainda está num sonho ao ver os números no relógio digital flutuando (um lado de nosso cérebro é responsável pelos sonhos, outro pela leitura, por isso é complicado ler algo num sonho), e isso não pára de se repetir, assim ele tenta acordar o tempo todo mas não consegue. Encontra pelo caminho, ou vê, "pessoas dos sonhos" com quem conversa sobre muitos assuntos existencialistas. Ethan Hawke e o diretor Steven Soderbergh aparecem em pontas, o elenco é enorme. A pessoa que classificou o filme na capa do dvd como "livre" não chegou a ver a obra com toda certeza, o filme é apenas chamado de "animação" mas é impossível dizer se é um drama, romance, ficção ou qualquer outra coisa, não se encaixa em gênero algum, "fantasia" talvez? é gostar (porque você É um sonhador) ou odiar (porque você não entendeu patavinas).

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: idem
ANO: 2001
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 101 min
DIRETOR: Richard Linklater (antes do amanhecer,escola de Rock, nação fast food, o homem duplo)
ELENCO: Wiley Wiggins,Adam Goldberg, Ethan Hawke (ponta)

Becks disse...

vc tem ideia q vc solucionou o misterio de pq eu nunca consigo escrever direito em sonhos?!

nem ler direito! parece q tenho dislexia

Anônimo disse...

Nossa, adorei esse filme, mas realmente não é um filme de fácil digestão para mentes mais frágeis... Vi algumas pessoas saindo do cinema no meio da sessão quando passou. Perderam a oportunidade de "sonhar"...