13.1.11

7 SÁTIRAS MUITO BEM BOLADAS

GALAXY QUEST - HERÓIS FORA DE ÓRBITA
O ALVO - STAR TREK
Poderia ser uma simples paródia de star trek mas o filme na verdade faz uma paródia com os atores de star trek, na vida real. Alienígenas assistem ao antigo seriado Galaxy Quest e imaginam que tudo aquilo é real, quando um conquistador intergalático tenta levá-los à extinção eles pedem ajuda aos atores da serie. Tim Allen, Sigourney Weaver e Alan Rickman em suas interpretações mais engraçadas.


SPACEBALLS - S.O.S. TEM UM LOUCO SOLTO NO ESPAÇO
O ALVO - STAR WARS
Mel Brooks procurou George Lucas e disse "quero fazer uma paródia de star wars", Lucas aprovou a ideia e Brooks acabou fazendo um filme que virou cult entre os nerds. Nem mesmo o Alien de Ridley Scott escapou. Mas o filme se concentra mesmo no merchandising gerado pela franquia. Bill Pullman e Rick Moranis, com seu enorme capacete, divertem um bocado. Mate saudades de John Candy.


SUPER HERÓI O FILME
O ALVO - FILMES DE HERÓIS DOS ANOS 2000
Diferente de muitas outras paródias que pintaram na última década esse filme não é uma salada de filmes unidos numa trama sem sentido. Foi criado um herói novo, o Libélula, que acaba seguindo o caminho do Homem Aranha de Sam Raimi (o carro chefe do filme), sem deixar de mencionar o quarteto fantástico, com um Tocha Humana bonitão (a cena com o extintor de incêndio foi muito engraçada) e também os équismem. Com Leslie Nielsen no elenco o filme faz duas homenagens a "corra que a polícia vem aí". Nos créditos finais você confere a melhor parte, um cara fazendo o papel de Tom Cruise durante uma entrevista, diferente daquela péssima aparição em "todo mundo em pânico 4", esse rapaz me fez chorar de rir, tá igualzinho o Tom.


OS VAMPIROS QUE SE MORDAM
O ALVO - A SAGA CREPÚSCULO
Eu não estava muito afim de ver esse filme nos cinemas, dos mesmos criadores de "espartalhões" e de "a liga da injustiça", dois filmes bem ruins de baixo, baixo, baixo custo. "Os vampiros que se mordam" também é um filme de baixo custo, mas, diferente dos demais, investiu de verdade no roteiro. Ok, na verdade ele segue a risca o roteiro de dois filmes já prontos (crepúsculo e lua nova) e foi por isso que desta vez a coisa deu certo, não foi um filme do tipo "uma mini paródia de um filme famoso a cada 5 minutos sem se preocupar em costurar tudo junto numa mesma trama". No filme temos apenas a saga crepúsculo, pena que as melhores piadas estavam todas no trailer, no filme sobraram poucas piadas legais. No cinema haviam muitas fãs da franquia que se divertiram com essa comédia. Recomendada para quem gosta da coisa, e também para quem odeia.


TOP GANG
O ALVO - TOP GUN
Dos criadores de "corra que a polícia vem aí", o filme mantêm "top gun" como o carro chefe do desfile enquanto faz mini paródias de muitos outros filmes famosos sem fugir da trama principal. Na parte dois o alvo foi "Rambo 2", e tal como o primeiro filme fez caças americanos fazerem coisas impossíveis no ar, o segundo humilhou os filmes de ação da época e trouxe um Charlie Sheen musculoso de tirar o fôlego, além de ter trazido Saddam, morto no final do 1º filme, de volta dos mortos para apanhar mais.


TODO MUNDO EM PÂNICO
O ALVO - PÂNICO
Acabou sendo o melhor filme da "trilogia" de 4 filmes. Naquele ano, foi uma ideia pra lá de original, gerou inúmeros clones em seguida. Além de satirizar "pânico" o filme também atacou "o sexto sentido" e "matrix" (que nem é filme de terror). O lance mais legal do filme foi entregar todos os absurdos dos filmes de terror dos anos 1980 e 1990. E "what's uuuuuup" se tornou o jargão de 2000.



APERTEM OS CINTOS... O PILOTO SUMIU
O ALVO - AEROPORTO
É a mãe de todas as paródias atuais, pegou um filme cheio de dramas e acabou com ele. Na parte 2 o avião se tornou uma nave espacial e as piadas sobre desastres continuaram. Ganhou um box em dvd o qual estou caçando feito um doido por aí. Um verdadeiro marco na história das comédias.

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Talvez você só encontre SPACEBALLS numa edição simples onde ele divide o disco com A DAMA DE VERMELHO,eca

recomendo ir atrás do blu-ray