6.1.11

DE REPENTE, NO ÚLTIMO VERÃO

Não era AQUELA edição especial que eu queria mas ainda assim é melhor que nada, vai ver não há nenhuma outra edição desse filme disponível em dvd no Brasil, na dúvida, comprei esse mesmo. Um único disco traz duas versões do filme, tela cheia e widescreen, e a embalagem é do tipo "engana trouxa", na lista das "apresentações especiais" se lê coisas como "menu interativo, seleção de cenas, legendas...", nada que se possa chamar de "apresentações especiais".
Tennessee Williams você já conhece, não? pois deveria, o escritor era abertamente homossexual, ou aquilo que se poderia chamar de "abertamente" na primeira metade do século 20, mas não tocava nesse assunto nas peças que escrevia. Em duas delas: gata em teto de zinco quente e DE REPENTE, NO ÚLTIMO VERÃO, ele tocou no assunto, mas foi de uma maneira tão sutil que deixou muita gente na dúvida, outras pessoas então nem sequer pescaram a informação. Adaptar suas peças para o cinema não era nada fácil, a censura era muito cruel. Em "gata em teto de zinco quente (1958)" a homossexualidade de Paul Newman está bem escondida. Já em DE REPENTE, NO ÚLTIMO VERÃO (1959) , a coisa teve que ser tão amenizada que quase que prejudica o final do filme.


ELIZABETH TAYLOR E O MISTERIOSO PRIMO SEBASTIAN

Antes de mais nada olhe bem para a capa do dvd acima, se pretende comprá-lo, e caso não conheça o filme e nem a peça, evite de olhar a sinopse no verso, ELES CONTAM O FINAL DO FILME NA CAPA DO DVD.
Montgomery Clift (o homocara mais lindo da velha Róliudi) é um cirurgião especialista em lobotomias, ele é contratado pela viúva rica Katharine Hepburn (na pele de uma vilã Disney) para fazer uma lobotomia na sobrinha Elizabeth Taylor, que enlouqueceu de repente, no último verão. Ao conversar com a moça o doutor nota que ela não é louca, ela estava presente quando o amado filho de Hepburn, Sebastian, morreu após sofrer um enfarte, de repente, no último verão. Liz sofreu um choque e está com suas memórias bloqueadas, Clift resolve então bancar o detetive e descobrir o que realmente aconteceu, de repente, no último verão. Duras verdades vem à tona e se descobre que Sebastian não era nenhum santo afinal, como sua mãe vive dizendo. A "homoexplicação" do mistério é uma cena tão delicada (tentando passar por cima da censura da época) que consome os últimos 30 minutos do filme. A verdadeira índole de Sebastian não é apresentada na íntegra e você pode, se não prestar atenção, ficar confuso, pois o filme espera que sua imaginação preencha as lacunas que faltam a partir do pouco que ele revela. Repare no enfermeiro loiro e no irmão de Liza (Gary Raymond) se Clift não faz o seu tipo. Gary é também o cara mais lindo do filme "Jasão e os argonautas".

Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: suddenly, last summer
ANO: 1959
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 114 min
DIRETOR: Joseph L. Mankiewicz (a malvada,Cleópatra)
ELENCO: Elizabeth Taylor, Montgomery Clift, Katharine Hepburn
PRÊMIOS: indicado para 3 Oscars (atriz-Taylor, atriz-Hepburn, direção de arte em preto e branco)