12.1.11

DIGA "SIM" ÀS DROGAS

Já pintou um arco irís de energia? se tem um filme brasileiro que, hoje, pode ser chamado de cult... o problema é que pouca gente vai admitir que amou o filme SUPER XUXA CONTRA O BAIXO ASTRAL em 1988 (ou XUXA VERSUS SATAN como é chamado nos isteites). O filme lembra bastante uma animação Disney, as canções ajudam a trama a avançar e a apresentar os personagens. Também é uma versão descarada de "Labirinto", lançado dois anos antes, a lagarta Xixa e o muro, cujo segredo é uma ilusão de ótica, foram chupados do filme de David Bowie. Personagens carismáticos de espuma e de pelúcia, o clima non sense de fantasia dos anos 1980, onde nada precisa ser cientificamente explicado, Chucha fez um filme para crianças e nunca mais conseguiu repetir o feito. Hoje, quando ela faz um infantil, a coisa beira ao ridículo e nada mais. O filme foi um sucesso de público massacrado sem dó pela critica (novidade?). Ganhou uma única edição em dvd em 2001, que hoje é uma verdadeira raridade.


MOMENTO "AQUI NO MAR"
Chucha salva um boto rosa que lhe ajuda a atravessar um perigoso oceano. Surge Patrícia e Luciano na trilha musical enquanto peixinhos dançam e tocam instrumentos. Um ano antes da Disney lançar a "pequena sereia"!! Um ventilador na cara faz o cabelo de Chucha flutuar, ela não sabe nadar ou não quis se molhar para fazer o filme?

MOMENTO "ELES ESTÃO AQUI"
Chucha, no mundo real, tem uma almofada gigante, com tentáculos, que fala e canta! hã? a moça dorme após a canção e depois "acorda" ouvindo seu cãozinho desaparecido chorando, dentro da tv. Duas mãos grotescas aparecem e a empurram para dentro da tela, Carol Anne!!!!!

MOMENTO "ESTAMOS A VENDA"
Há inúmeros produtos à mostra, um verdadeiro "intervalo comercial" dentro do filme. Mas com certeza a propaganda mais descarada é a dos bichos Lango Lango. Toda uma sequência foi criada para mostrar os brinquedos, monstrinhos que dão socos, ecologicamente corretos, nas embalagens diziam que eles defendiam a natureza.

MOMENTO EMO
Quando o Baixo Astral diz a Chucha que seu cãozinho Xuxo morreu, ela se entrega ao baixo astral e vira uma emo nariguda e descabelada, valeu o filme.

MOMENTO "HÃ"?
Depois que Chucha derrota o Baixo Astral o ocorrido vai parar no jornal "o globo".

MOMENTO CULTURAL
Chucha encontra uma árvore de livros e mostra para as crianças que ler é um ótimo passatempo, a música também é legal.

MOMENTO "EU POSSO VOAR WENDY"
Chucha despenca da árvore, pensa positivo durante a queda e voa com asas de... ah deixa pra lá.

MOMENTO "SOLTANDO A FRANGA"
Os capangas do Baixo Astral, Titica e Morcegão, decidem se tornar bonzinhos e passam para o lado do Alto Astral. No final eles aparecem cantado ao lado de Chucha e das crianças, Morcegão está vestido de ... hã... borboleta?!?! e Titica usa um vestido feito de pirulitos.

MOMENTO "PARA ONDE FORAM TODOS?"
Quando a magia do Alto Astral consome o Baixo Astral, o cara explode. Parece ser o fim do mundo, o filme desaparece, fica sem imagem e sem som, por vários segundos. Eu estava no cinema com minhas irmãs, me lembro muito bem do momento, o público começou a achar que o filme havia terminado, eu pensei: acho que o projetista morreu. Aí alguém viu, no telão, o brilho do cristal na mão da Chucha, que aos poucos foi aumentando, e ela começou a falar, "olha o filme não acabou não".

6 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E por falar nisso

por onde anda o Jonas Torres?

Diego Hatake disse...

Aaaaah esse é um dos meus filmes favoritos. Todas as vezes que era exibido na Sessão da Tarde eu assistia, uma pena que nem consegui comprar o DVD. E pena também que a Xuxa nunca mais conseguiu fazer um filme desse jeito, que... ahn... tivesse um roteiro. Tudo bem que não é um Cidadão Kane, mas pra época era ótimo. Os outros depois eram só um videoclipe de uma hora e meia, com mais artistas aparecendo pra cantar do que ter uma história em si.

Arthur Beaverhousen disse...

Esse foi o primeiro filme dela/com_ela que eu não gostei.
Lembro de sair do cinema não muito feliz, nada tinha me agradado.
Gosto da largatinha, da musica do arco-iris, mas o filme até hoje não me encanta. Difretente de Lua de Cristal, Sonhos de Verão e alguns dela com Os Trapalhões que eu adoro.

Anselmo disse...

Ah muleque! vi esse filme no cinema tbm, na minha opinião é o melhor trabalho dela para crianças, só tenho boas lembranças.
Eu tinha um Lango Lango, era roxo com um único olho, do nariz grandão... Terra-Lango era o nome dele.
Xuxa VS Satan é ótimo.

Anselmo disse...

equeci, olha o Cabana(como eu chamava)aqui! http://goo.gl/I3Iv

Lucas Santos disse...

Cara, é verdade. Esse filme - e o Lua de Cristal - pelo menos tinha um roteiro. Os outros que apareceram depois são muito estranhos. Cara, eu gostava desse filme nos anos noventa, quando passava na Sessão da Tarde. Na verdade, até hoje eu gosto das lembranças que ela me traz. (#correndooriscodeserachincalhadomodeon)