23.1.11

DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDE

Sabe aquele filme no qual Paul Newman tira a camisa? sim, eu tenho todos eles. Um dos meus favoritos é esse, DOCE PÁSSARO DA JUVENTUDE, Chance Wayne é um personagem meio bobo, sonhador e ingênuo, é a atuação de Geraldine Page que se destaca no filme, Paul só precisa tirar a camisa. Mais um filme baseado numa peça de Tennesse Williams pintando no CHP. Um filme bem "moderninho" para o ano de 1962, com palavrões e gente usando drogas, por outro lado, palavras como "aborto" e "garoto de programa" (neste caso, "homão de programa") não são ditas com todas as letras. A trama não tem furos, mas os flashbacks, que explicam tudo, entram sem aviso, atrasando um pouco o ritmo do filme. De fato, os personagens principais sofrem durante o filme todo, faltando poucos minutos para o final o drama ainda está presente, aí você fica na dúvida se o final vai ser feliz ou não.

PAUL QUER SER ATOR

Chance Wayne (Newman) volta para sua cidade natal após ter fracassado em Róliudi (não conseguiu ser ator e teve que bancar o garoto de programa) mas ele traz consigo uma famosa atriz, Alexandra Del Lago (Page), fugitiva dos holofotes e completamente de porre. Ele espera conseguir a ajuda dela, mesmo que tenha que recorrer a chantagem. Desse modo poderá deixar a cidade com sua namorada Heavenly, a moça é filha de um poderoso e corrupto político que é dono de tudo no estado, e Chance está correndo risco de vida ao se envolver com ela. Roubar Heavenly de seu demoníaco pai e convencer Alexandra a lhe dar um trabalho como ator em Róliudi, nada disso vai ser fácil e Chance vê seu sonho morrer aos poucos. A peça ganhou uma nova versão para o cinema em 1989, com Elizabeth Taylor e o gostosão Mark Harmon. Embora seja mais fiel ao material original, que este filme de 1962, a obra não tem o mesmo charme. Cara, é Paul Newman, sem camisa.


Um comentário:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: sweet bird of youth
ANO: 1962
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 120 min
DIRETOR: Richard Brooks (a última vez que vi Paris, gata em teto de zinco quente)
ELENCO: Paul Newman, Geraldine Page, Ed Begley, Rip Torn e Shirley Knight
PRÊMIOS: indicado para 3 Oscars (ator coadjuvante,atriz coadjuvante e melhor atriz) vencedor do Oscar de ator coadjuvante.