23.2.11

DIGA DOUTOR, É MUITO, MUITO GRAVE?

Vou arriscar um palpite, acho que a moda dos filmes pré fabricados, ou movies fast food, começou nos anos 1970. Você já viu alguns por aí, é claro, hoje eles estão em todo lugar, cada pequeno detalhe do filme foi criado para gerar lucro. Às vezes a coisa funciona que é uma beleza, mas vamos falar dos fracassados, pois estes são os...

FILMES QUE DEVERIAM TER MUDADO SUA VIDA,
MAS ALGO DEU ERRADO.


QUEM?
Superman o retorno.
O QUE PROMETIA?
Dirigido pelo cara que "descobriu" o Canguru Jackman, o diretor dos équismen Brian Singer, fanático pelo Sups. A Warner aprovou um gordo orçamento. Seguiram os passos do clássico e foram atrás de um ator desconhecido. Efeitos especiais de última geração (indicados para o Oscar), e também um ator ganhador do Oscar, usaram o tema musical do John Williams e mudaram, levemente, o uniforme. Brinquedos, canecas, tênis, bolas, e muitos outros produtos sem relação alguma com o herói (mão biônica e carrinhos), podiam ser encontrados em várias lojas.
O QUE DEU ERRADO?
Roteiro absurdo, super filho mutante e falta de respeito, tiraram o Marlon Brando da "aposentadoria", digitalmente.



QUEM?
Viagem ao centro da terra.
O QUE PROMETIA?
Bem, era o "cara da múmia", haviam muitos efeitos especiais e acima de tudo, era em 3D! o tal do novo 3D! inaugurou uma nova era. E, era Júlio Verne!
O QUE DEU ERRADO?
Um roteiro com furos, um filme para crianças pequenas, deveria haver uma classificação tipo "sugerido para menores de 10 anos". E o 3D? inacreditavelmente forçado, a todo momento um dos atores esticava o braço e dizia "vamos por ali" ou "vamos por aqui", e o braço saía da tela. Ou seja, o 3D e o roteiro vieram ao mundo ao mesmo tempo. Em dvd, sem o 3D, a coisa acabou beirando ao ridículo definitivamente.


QUEM?
Speed Racer.
O QUE PROMETIA?
Versão cinematografica de um desenho animado que marcou a infância de meio mundo. Teve apenas uma única temporada em 1967, com 52 episódios, reprises dos episódios nas décadas seguintes o transformaram em cult. Dirigido pelos mesmos diretores da trilogia matrix, que são fãs do desenho original. Efeitos especiais inéditos. Milhões de fãs ao redor do mundo, todos crescidos, esperavam por esse filme a vida toda.
O QUE DEU ERRADO?
Eles tentaram fazer um desenho animado com atores (repare nas atuações). Cores fortes que machucam os olhos numa década de 1960 futurista. Apenas a corrida de Casacristo valeu o filme, é o trecho que mais se aproxima do aspecto do desenho animado. O corredor X fez uma plástica, está irreconhecível, e mesmo assim, anda por aí só de máscara...


QUEM?
Batman e Robin.
O QUE PROMETIA?
Tem o Arnold Xuarza no poster, em destaque, em letras grandes, é o maior astro do filme. Tem o cara do "plantão médico" (E.R.), a moça do "pulp fiction", um ídolo adolescente, a patricinha de Beverly Hills e o Smashing pumpkins na trilha musical. Semanas antes da estreia nos cinemas, centenas de produtos já podiam ser encontrados nas lojas. As vendas foram absurdas, elas cobriram o orçamento do filme, ele se pagou antes de estrear! O mesmo não aconteceu com seu desempenho nas bilheterias.
O QUE DEU ERRADO?
Ora, veja o filme e descubra por si mesmo. Eu não vou falar mais nada. Esse filme já pintou no blog tantas vezes que já fui até acusado de ser um fã dessa pérola.


QUEM?
O último grande herói.
O QUE PROMETIA?
Esse filme é a mãe dos pré fabricados. O astro de ação do momento, num filme de ação, ao lado de um garoto (para atrair o público jovem), efeitos especiais, personagens de desenho animado interagindo com atores estilo "Roger Rabbit", AC/DC na trilha musical cujo video clip conta com a presença do astro do filme e uma dose de pó mágico. Esse filme ia mudar sua vida.
O QUE DEU ERRADO?
O filme teve apenas uma única semana para faturar nos cinemas. Sete dias após sua estreia, "Jurassic Park" entrou em cartaz e se tornou a maior bilheteria da história, superando "E.T."
"O último grande herói" acabou sendo exibido em salas vazias. Era um movie fast food feito com tanto empenho que é meio difícil dizer se ele teria sido um sucesso ou não, caso houvesse estreado um mês antes, ou um mês depois, de JP. Hoje, o tal menino do filme pode ser visto atrás do balcão do McDonalds.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Alguns pré fabricados que fizeram sucesso:

armageddon
as panteras detonando
todo poderoso
o dia depois de amanhã
time cop
irmão urso
velozes e furiosos 4
noiva em fuga

Marcelo Doni disse...

armageddon(um dos pucos filmes que sai chorando de dor de cabeça, fui por causa da bela Liv Tyler mas nem valeu ingresso)
as panteras detonando(bom filme)
todo poderoso(gostei muito)
o dia depois de amanhã(Jake Gyllenhaal e o efeito estufa)
noiva em fuga(tem o ator da serie extinta Oz Christopher Meloni e como posso escrever o filme "bonitinho mas ordinário")
Batman e Robin(o mais colorido de todos os fimes mas gostei do resultado)Speed Racer(não assisti mas acredito que na mão de um criativo diretor o personagem pode render um bom filme)Superman o retorno(gostei do ator da cena do avião so que a Lois Lane....)