3.4.11

"ME RECUSO A LER QUALQUER COISA QUANDO NÃO ESTOU NA ESCOLA"

Eu estava na fila do cinema (dã), quando vi 3 adolescentes, 2 manos e 1 mina, deixando a bilheteria, estavam inconformados. Quando passaram por mim, eu ouvi parte da conversa, a garota seguia os dois rapazes que discutiam. Eles não sabiam que o filme era legendado, mudaram de ideia e não compraram ingresso algum. Eles queriam muito ver aquele filme, mas tinha que ser uma cópia dublada ou nada feito. Eu era o último da fila naquele momento, mas segundos depois do ocorrido 4 adolescentes (hunf, domingo no shopping...) entraram na fila. E eu os ouvi falando sobre um filme, o filme que eles queriam ver. Aí, do nada, um deles disse: espero que seja dublado, e uma mocinha "bratz" disse: ah, eu odeio ler.
Então tá, cinema é cinema, biblioteca é biblioteca e escola é escola, onde somos "forçados" a ler coisas. Mas eu não vou dizer que, por conta dessas 7 pessoas, que TODO adolescente é assim. Ou que TODOS em Fortaleza (onde eu estava) são desse jeito, um pessoal anti leitura.
Bem, eu sou do tipo anti dublagem no que diz respeito a filmes, por conta dos danos (tipo perda de volume) que ela pode causar na trilha musical ou nos efeitos sonoros. E também por estar acostumado a ouvir a voz original de alguns atores, em filmes dublados a coisa fica meio estranha, fake.
E tem também o lance das caixas de som. Num cinema mais mambembe a gente perde muitos diálogos por conta de um sistema de som ordinário, nesse caso a legenda até nos ajuda.
É interessante ver esse pessoal revoltado por causa dos filmes legendados, a grande maioria dos filmes em cartaz está legendada. E eu que quase deixei de ver um filme na tela grande porque não encontrei uma única cópia legendada? não, tá, tudo bem, eu até me arrependi no final, valeu mesmo Luciano Huck, mas fugir dos dublados costuma ser muito mais fácil que fugir dos legendados.
Acho que, no mínimo, esse pessoal deveria dar um desconto, é um filme e não um livro, sua professora não está presente na sala (e mesmo que esteja, ela não tem poderes sobre você do lado de fora da escola).

14 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

E que tal unir o útil ao agradável?
Tenho 95 livros que se transformaram em ótimos filmes.

Vasconcelos disse...

Por acaso isso aconteceu no North Shopping?

Se for, não digo mais nada. = )

Juan Pablo disse...

Vc tem que fazer e colocar essa lista desses livros que se transformaram em otimos filmes pra poder ler e ver... rsrsrs
Beijos amigo!!!

Anônimo disse...

Essa guerra entre filmes dublados e legendados é eterna, e qualquer discussão em torno disso é simplesmente infrutífera.

Os filmes deveriam ser disponibilizados legendados e dublados, simples assim. Óbvio que isso se refere a uma utopia, pois o dinheiro fala mais e o que é mais barato sai na frente.

Anônimo disse...

Que coisa, e eu pensando que isso era uma raça em extinção nosso mundo globalizado! Já vi vários sites e discussões de fóruns de ódio a filmes dublados.

Enquanto eu leio livros no original sempre q posso e em todas as línguas que eu posso (inglês, francês, espanhol, italiano) e tento assistir a filmes em inglês sem legenda, esse pessoal ñ quer nem ler nem a legenda em pt do filme? As vezes eu me acho tão diferente...

Elielson disse...

Nós já comentamos sobre o assunto aqui no blog, e continuo com o mesmo pensamento: legendado sempre!
Mas nem sempre foi assim. Quando eu era menor só via dublado, hoje é diferente.

Bob Jones disse...

Ale voce viu tropa de elite 2 dublado ou legendado?
e Dr Rey vc prefere com ou sem a franja?

Unknown disse...

Estou em casa de molho, sou a mais recente "conjuntivada" da cidade de SP. Então, até sobrou tempo para postar comentários. kkkk

Eu tenho verdadeiro preconceito por filme dublado, acho medonho, perdemos ruídos simples, mas importantes no filme. Só abro exceção para algumas animações.

A geração Y, essa do imediatismo, do tudo agora, ágil, sem paciência e sem concentração, precisava passar logo e que venha a geração Z, espero que esta seja mais aculturada, mais nós e menos eu.

Carlos Saraiva disse...

Bem vindos ao Admirável Mundo Novo!

varzo disse...

pode ter certeza que não ocorre só por lá não. Acredito que o consumo maior é pelos dublados e não legendados. Sei que não gosta de pirataria, mas numa loja onde se vende dvd"s pirata, se não for dublado não sai, já que não se pode perceber nos originais porque possuem a opção de escolha. Por falar em realidade, não podemos esquecer do alto índice de analfabetismo em nosso país. E depois falam que o piso salarial de professor, por volta de 1200,00 reais é um absurdo...

Fabiano disse...

Um tempo atrás fui no shopping Tatuapé (SP) e só tinha um filme legendado (Zona Verde).

Pedi esse mesmo (até que é bacana) e a moça do caixa disse assustada:

- Mas moço, esse filme é legendado !!!

eu respondi:

- Por isso mesmo que quero esse.

no tatuapé nego só assiste dublado. bizarro.

PS. adoro ler.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi vasconcelos

foi exatamente neste shopping aí

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi bob jones

nunca vi tropa de elite, nenhum dos dois
não faz o meu genero

Vasconcelos disse...

Creio que seja um reflexo da sociedade que vivemos: como todos sabem, educação nunca foi o forte do Brasil. Essas situações podem ser observadas em todos os estados, como o Fabiano e outros relataram.

Perguntei sobre o shopping pois o North Shopping é considerado um shopping "de periferia". Normalmente quem vai ao cinema de lá não está muito interessado em ler. Não é a toa que é o único shopping de Fortaleza sem uma livraria (havia uma anos atrás, mas faliu...).