1.4.11

O ENIGMA DA PIRÂMIDE

O ENIGMA DA PIRÂMIDE (titulo brasileiro que entrega parte do mistério) ganhou uma nova edição em dvd com uma nova capa, mas sem extra algum! E por que isso? Ora, por conta do filme do Guy Ritchie, basta dar uma olhada nessa nova capa que é do tipo "isso te faz lembrar de algum outro filme?". Acontece que eu ainda não tinha esse filme em minha coleção, e admito que essa capa nova é mais bonita que a anterior, com a lupa e o cachimbo. Mas será que esse filme de 1985 envelheceu mal? Que nada! Hoje a gente olha para ele e diz: Harry Potter! Não dá para não notar as semelhanças. O filme foi escrito por Chris Columbus (outro toque HP), pupilo de Steven Spielberg, que é o produtor executivo dessa aventura. Fugindo totalmente dos livros, mas fazendo uso dos mesmos personagens, vemos o jovem Sherlock Holmes e o jovem Dr Watson nos tempos de escola, professores são coadjuvantes e há uma dose de magia negra no ar, tem até um garoto encrenqueiro, loiro, nessa escola (Malfoy? alguém?) e, é claro, são todos britânicos.


É ELEMENTAR MEU CARO

Narrado pelo Dr. Watson já adulto, o filme nos mostra o "verdadeiro" primeiro encontro entre ele e o detetive Sherlock Holmes numa escola britânica em pleno século 19. Holmes é um aluno nota dez que quer aprender de tudo, mas não sabe ainda o que quer ser quando crescer. Watson está estudando medicina, e quando passa a investigar três estranhos casos de suicídio ao lado de Holmes, teme por seu futuro. Uma vez que Holmes não costuma seguir as regras da escola, ambos podem ser expulsos. A trama de mistério suga você, o filme se transforma num "Indiana Jones e o templo da perdição" quando a tal pirâmide do titulo aparece (os caras na pirâmide cantam uma música bem legal) e há também a famosa cena do estupro: Watson começa a ter alucinações e vê vários docinhos com olhos e perninhas tentando entrar em sua boca. No filme vemos vários bichos animatrônicos e também outros animados por stop motion, mas O ENIGMA DA PIRÂMIDE é um marco na história do cinema: no inicio vemos um personagem digital, 100% criado no computador, é o primeiro personagem digital num filme com atores reais (o vilão de tron não conta), um cavaleiro medieval formado por vitrais, isso em 1985! Só mesmo George Lucas e sua IL&M. É uma pena que não haja um único extra neste dvd...

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: young Sherlock Holmes
ANO: 1985
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 109 min
DIRETOR: Barry Levinson (bom dia vietnã,rain man,sleepers a vingança adormecida,vida bandida)
ELENCO: Nicolas Rowe, Alan Cox, Sophie Ward e Anthony Higgins
PRÊMIOS: indicado para o Oscar de melhores efeitos especiais

Marcus Baby disse...

Amigooooo Alessandro, quanto tempo, heim? Vim aqui especialmente para te convidar (intimar na realidade) a visitar lá meu blog dos bonecos daqui a algumas horas pois tenho uma surpresa boa vindo de um artista que vc gosta muito e eu mais ainda graças a você... Te espero lá, heim?
Abração!

Latinha disse...

Me lembro da primeira vez que esse filme, fiquei alucinado com a história e vi não sei quantas reprises!!!

Muito bacana!

Abração!

Anselmo disse...

eu daria 9, pelo valor sentimental.