10.5.11

O GIGANTE MONSTRO GILA

Aquele aviso na embalagem, "colorizado digitalmente", havia me dado nojo, mas peguei o filme nas mãos e encontrei outro aviso atrás, "bônus, versão original em P&B", ah, agora sim. Eu dei uma olhadinha na versão colorida e me surpreendi com a tal da tecnologia, realmente ficou muito boa, embora ainda haja muito cinza piscando ao fundo. O monstro Gila foi pintado de preto com pintinhas rosas, exatamente como os personagens o descrevem no filme, mas isso tirou um pouco de seu charme. Era a versão original que me interessava mais, embora o filme tenha envelhecido mal. Hoje a gente olha para ele e sente falta de muitas coisas, uma maior interação do monstro com os atores por exemplo (eles nunca se encontram) e um final mais movimentado.


ELE VAI INVADIR A CASA DOS SONHOS DA BARBIE

Na primeira cena vemos um casal de adolescentes namorando no carro, aí o monstro Gila pinta no pedaço e come os dois depois de mandar o carro morro abaixo. Mas a gente só vê a pata do bicho. Mais tarde, outros moradores da pequena cidade desaparecem misteriosamente. Com a ajuda de um jovem mecânico (que não é de se jogar fora) o xerife vai tentar solucionar esse mistério. Enquanto isso, o monstro Gila vira um caminhão e descarrilha um trem. Ok, o que temos aqui é um pobre iguana passeando por entre carrinhos de brinquedo e casas de papel, quando ele pisa num graveto a gente ouve o som de um tronco de árvore se partindo, sim porque a criatura, supostamente, é maior que um ônibus e pesa várias toneladas. O diminuto animal não interage com os humanos, não há efeitos especiais do tipo que unem duas cenas diferentes. Os poucos efeitos do filme são sofríveis, dá para se ver a linha que puxa o caminhão de brinquedo para fora da estrada após ter levado uma patada do monstro Gila, que nem na cena aparece! Quando ele derruba um trem de brinquedo podemos ouvir os gritos das pessoas lá dentro (uma única mulher e mais 2 ou 3 caras). Um mesmo cenário, com dois cômodos, foi usado várias vezes (o bar, a oficina, a casa do mecânico, a delegacia) apenas os móveis são diferentes. Por essas e outras o filme diverte até certo ponto, pois o final, infelizmente, é muito simplório.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: the giant Gila monster
ANO: 1959
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 69 min (dvd brasileiro)
DIRETOR: Ray Kellogg
ELENCO: Don Sullivan, Fred Graham, Lisa Simone e Ken Knox

Elielson disse...

Ah não, esse eu só veria quando sei lá, tivesse num nível máximo de tédio.

Leo Carioca disse...

Você já viu um filme chamado The Cyclops, de 1957? Eu fiz um post sobre ele em Março lá no meu blog.
Esse filme aqui me lembrou muito ele, porque lá também usam lagartos em efeitos especiais exatamente iguais a esses aqui pra fazer parecer que são mostros gigantes.
Curiosamente, eu nunca tinha ouvido falar desse filme aqui. Fiquei curioso pra ver!