27.5.11

TOP 15 - IDENTIDADES TROCADAS

15ª POSIÇÃO - VICTOR OU VICTORIA
Fisicamente Julie Andrews não é um homem muito convincente, mas conquistou outro com seu disfarce. Tudo para conseguir um emprego e deixar de passar fome nas ruas. Filme ousado para 1982, por conta do teor gay, e infinitamente melhor que Yentl, que estreou um ano depois.


14ª POSIÇÃO - CUIDADO COM AS GÊMEAS
Bette Midler e Lily Tomlin estão muito engraçadas nessa comédia. O filme começa num hospital onde dois casais de meninas gêmeas nasceram no mesmo dia. Uma enfermeira se confunde e troca duas irmãs de lugar. Bette e Lily atuam em papéis duplos, uma irmã autoritária e outra inocente, de cada lado. Filme cheio de efeitos especiais que unem as quatro personagens no mesmo espaço.



13ª POSIÇÃO - PROCURA-SE SUSAN DESESPERADAMENTE
Madonna devidamente num canto e na trilha musical, a gente não pode reclamar, o filme é da desmemoriada Rosanna Arquette que é confundida com a misteriosa Susan, interpretada por Madonna. Comédia romântica do tipo "bombom com chocolate".



12ª POSIÇÃO - SEXTA FEIRA MUITO LOUCA
Remake de um filme de 1976 (se eu fosse minha mãe, com Jodie Foster). Com Lindsay Lohan e Jamie Lee Curtis. Um filme de troca de corpos 100% básico do tipo que vai ensinar uma importante lição aos personagens. Mas tem cenas engraçadas by Lee Curtis. É um filme da Disney, bem educadinho e com um final fofo.




11ª POSIÇÃO - O SOL POR TESTEMUNHA
Primeira adaptação do livro de Patricia Highsmith, o talentoso Ripley. O bonitão Alain Delon é contratado para ir atrás de um jovem ricaço e aos poucos vai copiando e roubando sua identidade. O filme tem um final surpresa que deixou a escritora irada.




10ª POSIÇÃO - MULAN
Nunca antes uma heroína da Disney foi tão longe. Mulan é um poema muito conhecido no oriente, uma moça de 18 anos (cujo nome pode ser traduzido para "flor de magnólia") passou 12 anos lutando numa guerra, disfarçada de homem, para poupar a vida do pai idoso e do irmão mais novo que foram convocados. Mulan recebeu titulos reais por sua bravura mas recusou todos e voltou para casa.




9ª POSIÇÃO - DE REPENTE 30
Parece um remake de "quero ser grande", ou, uma nova versão do sexo oposto. Jennifer Garner é uma menina de treze anos que, num belo dia, acorda em seu corpo de 30 anos. Sem ter lembranças desse meio tempo, ela é uma menina crescida, que ainda não se interessa por meninos, ou homens, seu futuro namorado é um idiota mas é lindão. É meio que um filme sobre viagens no tempo, ela passa a conhecer seu futuro (e não gosta de pessoa que se tornou) e decide mudá-lo ao voltar ao passado. É também uma divertida CR, mas não dá maiores explicações sobre o tal do pó mágico que começou toda essa confusão.




8ª POSIÇÃO - 17 OUTRA VEZ
Você vai ter que deixar seu preconceito contra Zéquinha Efron de lado. Sim, eu sei. O filme consegue divertir, é bem "comédia anos 1980 na sessão da tarde". Com um final tocante. O amigo nerd de Efron garante muitas risadas fazendo o filme valer uma espiada.




7ª POSIÇÃO - GAROTA VENENO
Encontrar um filme de Rob Schneider que seja realmente engraçado é uma tarefa difícil. Garota veneno faz bonito. Tem muitas situações hilárias, é pró gay e ainda passa uma mensagem. Exagera em alguns pontos, Rob está afeminado e não feminino, não é exatamente uma mulher no corpo de um homem. O amigo Adam Sandler faz uma ponta desnecessária.




6ª POSIÇÃO - VICE E VERSA
Crássico da sessão da tarde com inúmeras reprises. Pai e filho trocam de corpo e o garotinho Fred Savage arrasa no papel de um adulto. O paizão Judge Reinhold apenas aparenta ser idiota. Não é fácil para ele, no mesmo ano Tom Hanks foi indicado ao Oscar pelo "mesmo" papel em "quero ser grande".




5ª POSIÇÃO - O TALENTOSO RIPLEY
Certa vez, a escritora Patricia Highsmith disse que seu personagem, Ripley, era um tanto tímido em relação ao sexo, tinha tendências homossexuais mas nunca as levou a sério. O livro prefere não entrar em detalhes e o filme de Alain Delon menos ainda, mas o Ripley de Matt Damon é abertamente gay. E se apaixona pelo personagem de Jude Law. Destaque para a cena da banheira que mexeu com você na época.



4ª POSIÇÃO - QUERO SER GRANDE
É claro que esse filme não ia ficar de fora desta lista depois de ter sido mencionado várias vezes. Diferente de muitos de seus clones, o filme é sensível e engraçado na medida certa, sem exageros.





3ª POSIÇÃO - TOOTSIE
Julie Andrews virou homem e Dustin Hoffman mulher. 1982, que ano foi aquele? Ambos devidamente indicados ao Oscar ao mesmo tempo. Mas Dustin merecia ganhar. Ele é um ator falido que se veste de mulher para provar que pode conseguir um bom papel, e ele consegue, se torna um sucesso nacional numa novela e agora não pode mais voltar atrás. E ainda está próximo de ter uma relação "lésbica" com Jessica Lange.




2ª POSIÇÃO - A OUTRA FACE
Transplante de rosto, alteração de voz e muito mais. É meio exagerado mas as cenas de ação estão aí para nos distrair. Nic e Travolta passaram longas semanas juntos construindo os personagens para que nada se perdesse após a troca de identidade, nem suas mulheres notaram a diferença, opa. Os papéis de mocinho e de vilão não mudam, mas dá para se ficar um tanto confuso durante o filme.





1ª POSIÇÃO - GATTACA
E, novamente, temos alguém tentando se passar pelo Jude Law. Sangue, lentes de contato, urina, pele morta, no futuro não basta apenas falsificar uma ID. Ethan Hawke tem que pensar em muitos detalhes para não ser descoberto. O que dá ao filme alguns momentos de tensão. Curiosamente, muita coisa vista neste filme de 1997 já existe nos dias atuais. É também um prato cheio para os amantes de sci-fi.

4 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

VEJA TAMBÉM

quanto mais quente melhor

E PASSE LONGE DE

e se eu fosse você 2

Anônimo disse...

ja deu uma olhada no ranking do After Elton sobre os 50 melhores filmes (gls) de 2011?

http://www.afterelton.com/movies/2010/9/favorite-gay-films?page=0,10

Com toda sua inteligencia e astucia de escorpiano poderia criar uma enquete pra ver o que dá na visão de nós brasileiros.

Ziane disse...

o que quer dizer "uma divertida CR
?"

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Comédia Romântica