10.6.11

PECADO DA CARNE

Esse filme venceu várias etapas até chegar aqui, em minha casa. Primeira, é um filme israelita, eles são raros nos cinemas brasileiros, mas este conseguiu estrear no país em abril do ano passado (apesar de ser um filme de 2009). Segunda, é um temático gay, se me lembro bem esteve em cartaz apenas no shopping Frei Caneca, melhor que nada (a sala estava cheia de idosos, com "brokeback" foi a mesma coisa). E, finalmente, um ano depois, o filme é lançado em dvd nacional (beleza, meu hebraico é uma droga). Essas são etapas complicadas no Brézil, poucos filmes "não-americanos" conseguem superá-las. A caixa do dvd diz que o filme ficou "20 semanas em cartaz nos cinemas brasileiros" (!?!?), não me lembro disso... Em todo caso, EYE WIDE OPEN chegou ao Brézil com o carinhoso titulo "PECADO DA CARNE" - um ingresso para "pecado da carne" - a moça na bilheteria do cinema olha pra você e pensa: "pervertido", até parece que se trata de uma pornochanchada.

JURO QUE NÃO ESTOU ESCONDENDO NENHUM HOMOCARA AÍ DENTRO

Ezri é o garotão que chega em Jerusalém atrás de um namorado que lhe deu um fora. Mas até que ele consiga encontrar um yeshivá (acho que é algum tipo de escola... o filme não diz nada) ele se hospeda num quartinho em cima do açougue de Aaron. Aí o filme fica meio estranho. Aaron e Ezri se tornam amigos inseparáveis. A esposa de Aaron desconfia, os amigos de Aaron desconfiam, a turma do bairro judeu começa até a boicotar o açougue. É claro que há alguma coisa entre eles, mas a gente não vê nada de mais. Até que a tensão sexual entre os dois, aquela que a gente nem vê, explode (pra mim aquilo pareceu sexo vaginal, como dois homens podem fazer sexo naquela posição? tá, eu sei, tô na seca há anos, talvez tenham alterado as regras e eu estou por fora). De todos os lados Aaron é atacado e nem se defende, nem sequer abre a boca (certo, ele sabe que o que ele está fazendo é "errado") mas quando resolve reagir solta uma bomba daquelas. O final tenta ser poético mas causa um certo desconforto, típico final de temáticos gays no fim das contas. O dvd traz um making of no pacote.

2 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: einaym pkuhot ("eyes wide open" em ing)
ANO: 2009
PAÍS: israel,alemanha, frança
DURAÇÃO: 90 min
DIRETOR: Haim Tabakman
ELENCO: Zohar Shtrauss e Ran Danker
PRÊMIOS: melhor ator no festival de filmes de Jerusalém (Shtrauss)

Marcelonlinecwb disse...

Oi Ale, vi o filme um tempo atrás, baixei da net e é um bom filme, mas como sempre tem o mesmo final, ou seja será que estamos fadados a isso?!?!
Abraços...