6.6.11

X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

Sinceramente? Eu sou fanático pelos équismem, nem vou listar minhas memorabilias na postagem, e desde o ano 2000 venho sendo obrigado a ver adaptações sofríveis na tela grande. Os dois primeiros filmes de Brian Singer eram legais, o terceiro foi aquele lixo, mataram o Ciclope (meu x-man favorito) e depois a Jean (e também o professor X, mais ou menos). Os caras receberam aquele visual de motoqueiro e muitos mutantes mudaram de lado. Por que é que logo os meus heróis favoritos foram receber adaptações tão ruins? Entrei no cinema dizendo para mim mesmo: se você vai ficar procurando erros no filme (Moira e Banshee se tornaram norte americanos) você não vai curtir nada, pense numa realidade alternativa, isso vive aparecendo nas HQs. Então tá, realidade alternativa, e , wow, eu amei o filme!! e eu que já estava esperando por outra grande decepção, fui pego de surpresa, apesar das mudanças é uma ótima adaptação, mais fiel ao gibi que os outros 4 filmes juntos! Como não dá mais para "ir para frente" a franquia voltou pro começo. O filme se passa na década de 1960, durante a crise dos misseis de Cuba. Nos gibis a primeira classe dos équismem é formada por Ciclope, Jean, Fera, Anjo e Homem de gelo. Mas, a) todos eles já apareceram na trilogia que se passa nos dias atuais e b) esse filme não quer ser uma realidade alternativa, na verdade ele se conecta ao universo criado no primeiro filme de Brian Singer! Logo, temos caras novas na "primeira classe".


X-COADJUVANTES, O FILME É TODO DO PROFESSOR E DO MAGNETO

Lembra da primeira cena de "x-men 1"? mostrando o pequeno Erik Lehnsherr num campo de concentração entortando um portão de metal? O novo filme começa com essa mesma cena. Erik vai parar nas mãos do vilão Sebastian Shaw (Kevin Bacon) que já está reunindo um grupo de mutantes (Emma Frost, Azazel e Maré Selvagem, esse saiu do fundo do baú). Na América, mesmo ano, o jovem Charles Xavier conhece a jovem Mística e descobre que não está sozinho no mundo. Transformar Mística e Charles em dois grandes amigos pode parecer estranho, mas é uma das grandes sacadas do filme. Mais tarde, na década de 1960, com a ajuda de Moira (agente da CIA, acredita?) ele começa a reunir seu grupo de mutantes (a jovem Tempestade aparece por 2 segundos, tente encontrá-la, e Hugh Jackman faz uma divertida ponta como Wolverine) ao lado de Erik (Michael Fassbender, que homem é esse??), que quer se vingar de Shaw. Há personagens clássicos no filme e outros que são relativamente novos nas HQs, uma verdadeira salada mutante fora de época. Boa parte do filme não tem "cara de filme", parecem ser dois, ou três, episódios de um seriado de tv qualquer, unidos um após o outro, mas, vez ou outra, pinta uma cena de ação legal. O filme ganha uma "cara de filme" lá no final, no clímax. Inacreditavelmente o filme não peca nos uniformes (espere até ver a cena final!!) mas peca um pouco na maquiagem do Fera. A franquia agora deve seguir por esse caminho até esbarrar no filme de 2000, e é um belo caminho, um presente para os fãs de longa data da HQ que vão catar, aqui e ali, algumas deliciosas referências. Que venha logo "x-men segunda classe", e com Sentinelas! PS: não sei se há uma cena adicional no final dos créditos, tive que sair correndo para entrar em outra sessão, de outro filme, que já estava começando. PS2: alguém encontrou o Stan Lee escondido no filme?

12 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

FICHA TÉCNICA

TITULO ORIGINAL: x-men first class
ANO: 2011
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 132 min
DIRETOR: Matthew Vaughn (stardust, Kick ass)
ELENCO: James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, Rose Byrne, Jennifer Lawrence,January Jones, Hugh Jackman (ponta)
DATA DE ESTREIA NO BRASIL: 3 de junho
ÚLTIMO COMENTÁRIO: nota máxima sim senhor, isso porque sou fã desde criança.

Neto disse...

Achei o melhor filme dos X-men, superando inclusive X-men 2. Respodendo suas duvidas não ha cena adicional apos os extras e nem aparição de Stan Lee. Quanto o titulo do filme, ficou incoerente pois o filme foca na relaçao de Magneto e Professor X.

Pedro Wajsfeld disse...

(Michael Fassbender, que homem é esse??)
É a pergunta que todas as pessoas sobre a face da terra estão se perguntando.

Cadena disse...

Pensei que a direção tinha voltado a ser do Bryan Singer... boa crítica!

Arthur Beaverhousen disse...

a única coisa que queria saber sobre o filme ninguem comentou até agora.

Quando a música do Take That ('Love Love') aparece no filme???

Gosto dos homens do Xavier, mas Take That vem na frente.

Anônimo disse...

Bom, eu não sou fã de carteirinha pra saber quem é comteporâneo de quem...eu só ficava me perguntando, ué mas a Moira não é cientista? Como assim agente da CIA? E Sebastian Shaw não era o nome do Kevin Bacon em Homem Invisivel?? E eu jurava que quando eles são atacados no QG aquele barulho eram de sentinelas...além disso, o filme tem algumas referências ao Scotty, ao William Striker, acredito que não só Storm apareceu qto a própria Jean...Mas enfim eu gostei muito do filme, justamente porque eu achei que é um filme que se leva a sério e não apenas mais um filme de super-herói.

aécio sales disse...

Eu, ainda, não vi ao novo filme dos X-Men...mas, a crítica do OMELETE é tão boa que estou "louco" para conferir (5 omeletes, nota máxima)
Eu discordo com você sobre as adaptações dos X-Men para as telas de cinema...adoro as 3, na ordem 2/1/3.
Surpreende-me que com o seu fanatismo, não saber que nos quadrinhos a Jean Grey, morre e se transforma na terrível FENIX...uma das estória mais importantes do grupo (eu adoraria ver a saga dos Morlocks ser levada aos cinemas)

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi aécio

eu não sei que a Jean se transforma na fênix???
eu estava lá rapaz, desde o começo quando ela saiu do mar até o suicidio na lua durante a luta contra a guarda Shi'ar, vi o massacre dos morlocks, vi a criação de Madelyne Pryor e seu envolvimento com Scott, vi o nascimento do Cable e a volta de Jean que, quem foi que disse que ela morreu quando a fenix surgiu?
ela estava num casulo no fundo do mar, onde a fenix a deixou, e foi encontrada pelos vingadores anos depois.
422 gibis da minha coleção não podem estar errados

Caio disse...

Além da participação do Hugh Jackman como Wolverine tem também uma aparição da belíssima Rebeca Mojin Stamos, a Mística dos filmes 1, 2 e 3, como uma das transformações da Mística atual.

Marcelo Doni disse...

Eu não assisti ainda o filme (pretendo essa semana através da promoção da cinemark) mas ia responder a sua pergunta se tinha cena depois do crédito vi a informação no comentarios do Rubens Ewald Filho onde mesmo escreve que não tem cena adicional assim como respondeu Neto caso queira ver a opinião do Rubens segue link
http://noticias.r7.com/blogs/rubens-ewald-filho/2011/06/02/estreia-x-men-primeira-classe/

Marcos Eduardo Nascimento disse...

Alessandro, boa noite. Então, eu vi hoje o filme, e achei muito bom. Apesar, das falhas: Moira e Shaw (eu pensei que eu estava enganado sobre o homem-invisivel, mas, vi que outras pessoas pensaram o mesmo) e duas cenas do Michael Fassbender: a) ele deitado na cama, com a moeda entre os dedos, de roupao. Gente,1! b) ele de blusa preta com gola rolê. Gente, 2! Lindo, lindo e lindo. Eu reparei nele em 300, onde faz Stelios. Desde criancinha sou fã dele EVER. Um charme, só! Enfim, recomendo o filme.

P.S: a sua aula de X-Men é bárbara. Parabéns! Lembrar que a Jean ficou num casulo é de fechar.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Em O HOMEM SEM SOMBRA, Kevin Bacon é Sebastian Caine, é outro nome.