12.7.11

cinema, homens e pipoca apresenta


aperte play

PIRATAS DO CARIBE

EDIÇÃO ESPECIAL

Filmes de piratas? Eu acho que não. Eles foram banidos de Hollywood. O público não se interessava mais por eles. Em 1995 um filme sobre piratas surgiu, e se tornou, naquele ano, o maior fracasso da história do cinema. "A ilha da garganta cortada" acabou levando a produtora Carolco (que já estava com problemas devido a muitos fracassos de bilheteria) à falência. Mas em 2002, alguém teve uma estranha ideia. Fazer um filme baseado numa das atrações do parque da Disney, Piratas do Caribe. Em 2003 o filme estreou nos cinemas sem maiores pretensões e se tornou um mega sucesso. Além de ter uma boa dose de humor e muito pouca violência para um filme de piratas (é um filme da Disney...) "a maldição do Pérola negra" tinha um estranho personagem chamado Jack Sparrow. Perdão, Capitão Jack Sparrow. Depois dele, a pirataria nunca mais foi a mesma.


PIRATAS DO CARIBE - O PASSEIO

Você entra num barquinho e passa por vários cenários dominados por bonecos animados que cantam. Talvez você não saiba, mas a atração da Disney está presente em quase todos os filmes da franquia. Quando o papagaio de Cotton diz "homens mortos não contam histórias", ou quando vemos aquele pobre homem sendo mergulhado num poço em Tortuga. E ainda, a música tema do passeio (yo ho, yo ho, a pirate's life for me) também está presente, é cantada várias vezes por Johnny Depp e por Keira Knightley. Acima você confere o cenário que mostra três prisioneiros tentando chamar a atenção do cachorro que está com as chaves da cela. A cena também faz parte do primeiro filme, e Johnny Depp, preso na mesma cela, diz uma verdade: "o cachorro nunca se move". O animal até se tornou um personagem fixo na franquia. Hoje o parque tem uma nova atração, de mesmo nome, só que baseada nos filmes.


OS PERSONAGENS
JACK SPARROW

Há uma serie de livros onde você pode conhecer a vida do jovem Jack Sparrow. A bordo do navio Craca, Jack vive muitas aventuras enquanto procura pela espada mágica de Cortês, encara até perigosas sereias. Nos filmes Jack não tem uma origem. O mais antigo relato sobre ele nos diz que Jack fez um trato com Davy Jones, que resgatou das profundezas do mar o navio Pérola negra. Jack se tornou o capitão do navio como queria. Mas, dois anos depois, aconteceu um motim. Hector Barbossa tomou o Pérola Negra para si e abandonou Jack numa ilha deserta com uma pistola, com uma única bala, para se suicidar. Reza a lenda que Jack escapou da ilha com a ajuda de duas tartarugas marinhas. Dez anos depois, Jack reúne uma nova tripulação ao lado de seu amigo Gibbs*. O anão Marty, AnaMaria (uma das várias ex namoradas de Jack, que estão sempre lhe dando tapas na cara - e ele está devendo um navio para a moça) e Cotton (que teve sua língua arrancada, mas seu papagaio fala por ele) são seus novos marujos. Quando Jack conhece Will Turner, elabora um plano para conseguir o Pérola de volta e, ao mesmo tempo, tenta fugir da dívida de Davy Jones. Treze anos se passaram desde que Jones deu o Pérola Negra para Jack e, "tecnicamente só fui o capitão por 2 anos...", é a sua desculpa favorita para fugir do acordo. Jack tem uma bússola que nunca aponta para o norte (ele a comprou de Tia Dalma) e sim para aquilo que você mais deseja ter no mundo. Johnny Depp se baseou em astros do rock para criar o personagem, mais especificamente em Keith Richards (que fez o papel do pai de Jack, Capitão Teague, o rei dos piratas, nos filmes seguintes). O personagem Jack Sparrow lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor ator.


*Joshamee Gibbs é 1º almirante do Pérola Negra e também o melhor amigo de Jack. Se tornaram amigos quando eram crianças, Gibbs ajudou Jack a libertar seu pai que estava preso no porto Real. Ele fazia parte da tripulação do Capitão Norrington e conheceu Elizabeth Swann quando ainda era pequena, estava no navio que resgatou o jovem Will Turner do mar. Gibbis se tornou um pirata anos depois. Conseguiu escapar do Pérola Negra depois do motim e ajudou Jack a montar uma nova tripulação dez anos depois. Seu ponto fraco é o rum.


WILL TURNER

Bill Turner fazia parte da tripulação original do Pérola Negra*, mas não do motim contra o capitão Sparrow, que era seu amigo. Quando Barbossa encontrou o ouro dos astecas, Bill pegou uma das moedas amaldiçoadas (dando inicio à maldição) e a enviou ao seu filho Will. O jovem Will sobreviveu a um ataque de piratas e foi resgatado pelo governador Swann. A filha do governador, Elizabeth, se apoderou da moeda de ouro, deduzindo que Will era um pirata, e salvou a vida do menino. Will se tornou um ferreiro no porto Real e se apaixonou por Elizabeth. Quando Barbossa sequestrou Elizabeth, Will libertou Jack Sparrow da prisão para ajudá-lo na missão de salvamento. Will reencontrou seu pai no navio "O Holandês Voador", de Davy Jones, e se tornou seu mais novo capitão. Se casou com Elizabeth durante a batalha final no terceiro filme. Dez anos depois reencontrou a esposa e conheceu seu filho, uma vez que, como capitão do Holandês Voador, Will só pode pisar em terra firme durante um único dia, a cada dez anos.

* A tripulação original do Pérola Negra era formada por Jack Sparrow, Barbossa, Gibbs, Bill Turner, e outros piratas. Jack foi expulso do navio após o motim, Gibbs pulou fora logo em seguida e Bill foi morto por Barbossa. Os demais se transformaram em esqueletos devido a maldição do ouro asteca. Entre eles estavam os piratas Pintel e Ragetti, a dupla cômica dos três primeiros filmes. Ragetti é o cara que vive perdendo o olho de vidro. A dupla muda de lado várias vezes, trabalhando para Jack ou para Barbossa, depende de quem está no comando do navio.


ELIZABETH SWANN

Desde pequena ela é fascinada por piratas, deixando seu pai, o governador do Caribe, horrorizado. Foi Elizabeth quem avistou o jovem Will Turner a deriva no mar e o salvou de ser enforcado como pirata ao pegar sua moeda de ouro. Ela se apaixonou por Will quando cresceu, mas recebeu uma proposta de casamento do Comodoro Norrington*. Sequestrada por piratas, ela se fez passar pela filha de Bill Turner, e assim Barbossa a levou até a ilha da morte acreditando que seu sangue poderia acabar com a maldição asteca. Elizabeth se arrependeu amargamente de ter entregado Jack Sparrow ao monstro Kraken, e fez de tudo para salvá-lo do mundo dos mortos. Antes de morrer Sao Feng fez de Elizabeth um Lorde Pirata e, graças a Jack, ela se tornou o novo Rei dos piratas da 4ª confraria.

*O Comodoro Nottington é o personagem mais trágico da franquia. Lindão e bem sucedido, ele pediu para Will forjar uma bela espada e se declarou para Elizabeth no primeiro filme. Aceitou o fato de Elizabeth estar apaixonada por Will e se afastou, mas isso o deixou sem emprego. Passou pela miséria e deu a volta por cima ao roubar o coração de Davy Jones e entregá-lo ao Lorde Beckett. Se tornou Almirante da cia das Índias. Mas ele logo se arrependeu disso e ajudou Elizabeth a fugir do Holandês Voador, sendo morto por Bill Turner em seguida. Um herói que merecia um final mais feliz...


HECTOR BARBOSSA

Foi ele que começou o motim que tirou Jack Sparrow do posto de capitão do Pérola Negra. Depois de deixar Jack numa ilha deserta, Barbossa encontrou o ouro dos astecas. Bill Turner pegou a primeira das moedas proibidas dando inicio a maldição. Sem saber dessa maldição, Barbossa e sua tripulação começaram a gastar o ouro. Foram necessários dez anos para que Barbossa conseguisse juntar todas as moedas novamente (uma delas chama a outra, quando em contato com a água do mar) pois era preciso levar todas as moedas de volta à ilha da morte e usar o sangue de Bill Turner para dar fim a maldição. Mas Barbossa havia amarrado Bill num canhão e o jogou no oceano (Bill foi salvo por Davy Jones que tem a missão de recolher os homens que morrem no mar) e assim, Barbossa acreditava que nunca se veria livre da maldição. Ele foi morto por Jack quando a maldição chegou ao fim. E foi aí que seu macaco, que ele chama de Jack, roubou uma das moedas astecas, se tornando um zumbi em seguida, e a entregou à Tia Dalma. A feiticeira usou a moeda para trazer Barbossa de volta à vida, só ele poderia navegar até o Portão mais distante e salvar Jack. Barbossa roubou o Pérola negra, pela segunda vez, quando tomou posse do mapa que levava à fonte da juventude. Mas Jack estava com a parte central do mapa em suas mãos. Depois de perder o Pérola para o terrível Barba Negra (e também uma perna), Barbossa conseguiu se tornar capitão da coroa britânica na busca pela fonte, anos depois.


DAVY JONES

Não se sabe ao certo se Davy Jones realmente existiu. Ele faz parte do folclore dos marinheiros da época das grandes navegações. Davy Jones é encarregado de levar para o mundo dos mortos todos aqueles que morrem no mar. Nos filmes, Davy se tornou o capitão do Holandês voador para agradar a deusa do mar Calypso, seu grande amor. Como capitão do navio, ele só podia pisar em terra firme durante um único dia, a cada dez anos. Depois de dez anos no Holandês voador, Davy foi ao encontro de Calypso, e não a encontrou. Ele ficou louco de raiva. Davy não apenas deixou de recolher os mortos (o que acabou lhe rendendo o grotesco aspecto de polvo, sua tripulação também foi afetada) como também procurou pela 1ª Confraria pirata, com segundas intenções. Ele convenceu a confraria de que estava na hora dos piratas tomarem o controle absoluto dos mares, ou seja, eles deviam banir a deusa Calypso. E assim, Davy Jones ensinou a Confraria como prender a deusa numa forma humana. Triste, ele arrancou seu próprio coração e o colocou num baú, que foi enterrado na ilha Cruces. Passou a carregar a chave do baú no meio de seus tentáculos. Preparado para passar a eternidade sofrendo pelo amor perdido, Davy começou a usar o monstro Kraken para destruir navios e aumentar sua tripulação. As vitimas tem duas escolhas, morrer, ou servir no Holandês Voador. Foi Davy Jones quem deu a Jack Sparrow o navio Pérola Negra, retirado por ele do fundo do mar, em troca de 100 almas, um acordo que Jack nunca cumpriu.


TIA DALMA

Aprisionada numa forma humana pela 1ª Confraria pirata, a deusa do mar Calypso nunca soube que Davy Jones fora o responsável por essa traição. Como Tia Dalma, ela se tornou uma feiticeira que vive numa vila escondida no norte da Amazônia selvagem. Faz parte de sua natureza ajudar os mortais, mudar de ideia de repente e fazer promessas que não pretende cumprir. Ela vendeu a Jack uma bússola mágica e trouxe Barbossa de volta dos mortos. Foi libertada de sua "prisão" pela 4ª Confraria e criou um enorme rodamoinho para se vingar quando descobriu que foi seu amado Davy Jones quem a traiu no passado.


BARBA NEGRA E ANGELICA

O famoso pirata Barba Negra realmente existiu. O que nos permite, pela primeira e única vez, datar um filme da franquia em algum ano entre 1715 e 1718. Mas esse Barba Negra leva uma vida bem diferente na tela do cinema. Ele se sente velho e quer encontrar a fonte da juventude a todo custo. Uma profecia lhe diz que ele será morto por um homem que tem uma perna só. Barba Negra tem poderes do mal quando está a bordo de seu navio, o Vingança da rainha Anne, podendo mover vários objetos com a mente. Ele também encolhe magicamente cada navio que encontra e os aprisiona em mini garrafas. Ele tem como guarda costas piratas zumbificados. Angelica é sua filha, abandonada num convento na Espanha onde Jack Sparrow a encontrou e "a levou para um mau caminho". De todas as ex namoradas de Jack, Angelica é a única que tocou seu coração. Ela quer ajudar seu pai a encontrar a fonte da juventude, e assim Angelica se disfarça de Jack Sparrow para contratar novos tripulantes para o navio do Barba Negra. Ela também está disposta a doar alguns anos de sua vida para prolongar a de seu pai.


OS FILMES
A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA

Desde a trilogia "Indiana Jones" eu não via um filme de aventura tão divertido, bem, "a múmia" foi legalzinho... Johnny Depp é realmente o astro do filme, seu Jack Sparrow conquistou a todos. O filme tem aquele clima Disney das antigas, cheio de fantasia, é engraçado e nada violento, com um jeitão de Peter Pan. Apresentou toda uma gama de personagens carismáticos que, obrigatoriamente, voltaram nos filmes seguintes. Já que foi baseado numa atração do parque da Disney, esse filme está cheio de referências ao brinquedo como nenhum outro da franquia. Os efeitos especiais são legais, eles dão um show quando Elizabeth, que está a bordo do Pérola, descobre a maldição. Realmente nos deixa com um gostinho de "quero mais".


O BAÚ DA MORTE

Ah, esse filme tem as mais belas cenas da franquia, só a ilha dos Pelegostos é uma visão e tanto, as praias e as montanhas. É também o filme mais engraçado. Produzido ao mesmo tempo que o terceiro filme, mas um tanto diferente dele, mais leve e limpo. Um verdadeiro arraso nos efeitos especiais, na criação do personagem de Davy Jones e sua tripulação mutante. Só mesmo vendo o making of do filme para se ter uma ideia de como esses efeitos digitais são incríveis. Lorde Beckett é o novo vilão, Jack evita ficar em alto mar por conta do Kraken e Barbossa surpreende a todos aparecendo vivo no final.


NO FIM DO MUNDO

Tia Dalma descreve o outro mundo como um lugar horrível, mas Jack Sparrow no limite da morte só faz gracinhas, ele só aparece no filme depois de 30 minutos. Antes disso temos uma mini aventura em Cingapura. Enquanto Lorde Beckett está destruindo o pobre Kraken, Jack e seus amigos voltam do "portão mais distante" forçando a barra. Virar o navio de cabeça para baixo foi realmente forçado mas, até que foi uma cena legal. Já a deusa Calypso... se transformou numa montanha de caranguejos, criou um rodamoinho e tchau (?!?). Há uma cena tocante quando Elizabeth descobre que seu pai está morto. Logo, começam as reviravoltas, personagens que trocam de lado o tempo todo, para conquistarem seus próprios interesses. Isso deixa o filme meio confuso, cansativo e repetitivo no meio - perto do final, três clímax, quem aguenta? Os efeitos especiais comandam a trama, quando o correto deveria ser o contrário.


NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSAS

O quarto filme dá continuidade ao terceiro. Jack está indo atrás da fonte da juventude. Alguns anos se passaram e muita coisa mudou, quero dizer, a franquia sofreu um ataque daqueles. Você encontra Jack, Gibbs e Barbossa, o restante da turma sumiu do mapa (o macaco Jack faz uma pontinha). Há novos personagens, poucos são marcantes. O padre Philip e a sereia Serena ganham um final em aberto (o cara é lindão, mas espero que eles não voltem no próximo filme), Barba Negra é o novo vilão, mas decepciona um pouco, Penelope Cruz faz parte da decoração. O filme é simples, diverte, faz seu trabalho, não tenta ser o melhor da franquia. Fica cada vez mais interessante quando a Fonte está próxima, mas a Fonte em si é meio decepcionante também, por conta das tais regras. Sugestão: que tal um quinto filme - Piratas do Caribe no triângulo das Bermudas. Está ali pertinho, mas ninguém vai até lá... vi um episódio de Ducktales naquela região e foi muito legal.



O MAPA DO CARIBE
PORTO REAL - Esse porto fica na Jamaica. Não sabemos em que época Jack Sparrow e seus amigos passaram por lá, mas foi num bom ano com toda certeza. Isso porque o porto foi quase destruído por um terremoto, seguido por um tsunami, em 1692. Em 1704 aconteceu um incêndio devastador e, em 1907, outro terremoto. Hoje o lugar está em ruínas.
TORTUGA - É o ponto de encontro dos piratas do Caribe. Cheio de bandidos, prostitutas e muitos bares que servem rum. Nenhuma autoridade tem coragem de limpar o lugar.
ILHA DA MORTE - É o lugar onde Barbossa encontrou o amaldiçoado tesouro dos astecas.
ILHA CRUCES - Nessa ilha Davy Jones enterrou o baú que guarda seu coração.
ILHA DESERTA - Jack Sparrow foi abandonado para morrer nessa ilha duas vezes. Mas, muitos navios passam por ali, e assim, Elizabeth, que estava com Jack em sua segunda "visita" ao local, conseguiu chamar a atenção de um navio fazendo uma fogueira.
ILHA DOS PELEGOSTOS - Para fugir do Kraken, Jack levou o Pérola negra até a terra firme. Mas sua tripulação foi capturada pelos Pelegostos e Jack quase foi servido como prato principal no banquete dos canibais.
BAHAMAS - País que serviu de cenário para os filmes da franquia.
PORTÃO MAIS DISTANTE - Fica em algum lugar no norte gelado do globo. Além do estreito de Bering. Leva você ao mundo dos mortos. Só existe um caminho de ida e um estranho caminho para voltar.
A VILA DE TIA DALMA - Fica em algum lugar na floresta Amazônica. É uma vila cheia de pescadores e tem muitos jacarés no pedaço.
ENSEADA DOS NAÚFRAGOS - Sua localização é um segredo. A Confraria pirata se reúne ali. No meio da enseada há uma enorme torre, formada por vários navios empilhados, que serve de sede para a Confraria.
CINGAPURA - O lorde pirata Sao Feng é o senhor de Cingapura. Ele conhece todos os mares da região e tem até um mapa que leva ao Portão mais distante.
FONTE DA JUVENTUDE - Ela fica na Flórida e está muito bem escondida. Para beber dessa fonte você deve seguir algumas instruções. É necessário conseguir as taças de Ponce de León, lágrimas de uma sereia e alguém que esteja disposto a doar alguns anos de sua própria vida para você.


DICIONÁRIO DO CARIBE
BARBA NEGRA - Edward Teach trabalhava para a coroa inglesa antes de se tornar o famoso pirata Barba Negra. Ele era craque em fazer propaganda de si mesmo, queria que seus inimigos, e suas vitimas, pensassem que ele tinha algum tipo de acordo com o diabo. Para isso, Teach deixava palitos acesos espalhados pela barba, parecia que tinha vindo do inferno. Sua bandeira tinha um esqueleto, com chifres e cascos, segurando uma ampulheta (uma espécie de aviso do tipo "sua hora chegou") e apunhalando um coração. Ele foi caçado e morto por Robert Maynard, tenente da marinha inglesa, que precisou de mais de 20 golpes de espada, e de 5 tiros, para derrubar o pirata!
CALYPSO - Na mitologia grega ela é uma ninfa do mar, se apaixonou por Ulisses quando este passou um tempo em sua ilha. Lá, ela vive solitária, longe da ira da deusa Hera, que quer manter a moça longe dos olhos de seu infiel marido Zeus.
CENAS ADICIONAIS - Todos os filmes da franquia possuem cenas adicionais após os créditos finais. No primeiro filme vemos o macaco Jack pegando uma moeda asteca, essa piadinha foi usada no roteiro do filme seguinte uma vez que a moeda serviu para trazer Barbossa de volta à vida. No segundo filme vemos os Pelegostos adorando o cachorro no trono. No terceiro vemos Elizabeth, ao lado do filho, reencontrando Will. E no quarto filme, Angelica encontra o boneco voodoo de Jack na praia.
CONFRARIA PIRATA - Ela é formada por 9 lordes piratas e 1 rei. Cada lorde tem uma moeda de prata que funciona como "carteirinha do clube", mas são apenas simbólicas, na verdade cada um tem um objeto secreto. Os nove Lordes piratas, da 4ª Confraria, são:

Ammand - Lorde pirata do mar Negro.
Hector Barbossa - Lorde pirata do mar Cáspio.
Chevalle - Lorde pirata do Mediterrâneo.
Ching - Lorde pirata do Pacífico.
Jocard- Lorde pirata do Atlântico.
Jack Sparrow- Lorde pirata do mar do Caribe.
Sumbhajee Angria- Lorde pirata do Índico.
Sao Feng -Lorde pirata dos mares do sul da China. No terceiro filme Elizabeth Swann tomou seu lugar, minutos depois ela se tornou Rei dos piratas.
Eduardo Villanueva - Lorde pirata do mar Adriático.
*Edward Teague era o Lorde pirata de Madagascar antes de se tornar Rei.

FONTE DA JUVENTUDE - Descoberta pelos árabes, roubada por bárbaros e perdida para sempre no oceano. Segundo a lenda a fonte vaga pelos mares como uma pequena ilha, sua água nunca se mistura com a água do mar, um dia ela encontrará a terra firme. Acredita-se que a Flórida tenha sido seu destino final, outros acham que ela está no polo norte.
HOLANDÊS VOADOR - Existem muitas histórias sobre o famoso navio fantasma que está condenado a vagar pelos mares até o fim dos tempos. E muitos relatos de testemunhas também, houve um cara que viu o capitão do navio em 1632 no triângulo das Bermudas, "o capitão tinha o rosto de um peixe e o corpo de um homem, e sua tripulação também era assim". No século 18 a lenda de Davy Jones se uniu à lenda do navio fantasma e a ninfa Calypso se tornou seu grande amor. Essa lenda foi usada nos filmes.
KRAKEN - Um monstro marinho da mitologia nórdica, é um polvo imenso que ataca os navios e devora seus tripulantes. Ao longo dos séculos surgiram muitos relatos de aparições do monstro e eles podem ser verdadeiros. Existe uma lula gigante chamada Architeuthis que pode medir até 13 metros, sabemos muito pouco sobre seus hábitos, encontrar uma Architeuthis viva é complicado, de vez em quando uma gigantesca carcaça aparece em alguma praia.
PARLAMENTAÇÃO - Você está cercado por piratas e vai morrer, grite "parlamentação". Segundo o manual dos piratas, que na verdade é só um guia, ao pedir parlamentação você será levado até o capitão dos piratas, ileso, ninguém poderá tocar em você. Um recurso bastante usado nos três primeiros filmes.
PONCE DE LEÓN - Conquistador espanhol, descobriu a Flórida em 1513. Em 1521 voltou à região e foi morto pelos nativos. Ficou famoso por fazer parte de uma expedição que tentou encontrar a fonte da juventude.

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Making of

Todos os dados sobre os personagens e lugares foram retirados diretamente dos filmes, dados adicionais sobre lendas e fatos históricos podem ser encontrados na wikipédia.

Anselmo disse...

Ô Alessandro, c errou no timing, esse especial não era para agora. Como diria a Hermione pombagira: Quem é Jack Sparrow comparado ao escolhido? Nada, nada.

Mas bom trabalho.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

oi anselmo

que nada, a segunda parte da edição especial do HP será feita depois que eu conferir o último filme, ou quando eu botar as mãos no blu-ray já que uma foto dele ao lado do livro se faz necessária, então pode ser que STAR WARS: CLONE WARS - EDIÇÃO ESPECIAL passe na frente...